teorias Flashcards
O que é a teoria do condicionamento operante?
a teoria que defende a ideia de que a conduta criminosa resulta de uma série de estímulos contínuos na vida do indivíduo, sendo produto de suas experiências passadas. Nestor Sampaio
Quem é o teórico que classificava os criminosos nas três categorias seguintes: criminoso assassino, criminoso enérgico ou violento, e ladrão ou neurastênico?
Raffaele Garofalo
Quais os 5 postulados da escola de politica criminal?
a) o método indutivo-experimental para a criminologia;
b) a distinção entre imputáveis e inimputáveis (pena para os normais e medida de segurança para os perigosos); c) o crime como fenômeno humano-social e como fato jurídico;
d) a função finalística da pena – prevenção especial;
e) a eliminação ou substituição das penas privativas de liberdade de curta duração
A primeira teoria sociológica que fixou o entendimento de que o crime é produto da desorganização própria da grande cidade, onde se debilita o controle social e se deterioram as relações humanas, foi a?
Foi a teoria ecológica
O funcionamento da justiça penal é altamente seletivo também a nível de criminalização primária: o Direito Penal não protege todos os bens jurídicos de maneira igualitária, nem tutela os interesses de todos os cidadãos.
Verdadeiro
A partir de suas observações sobre desvio e reação social, Howard Becker constrói um modelo sequencial constituído por quatro tipos teóricos: quais são?
o comportamento apropriado, o desviante puro, o falsamente acusado e o desviante secreto.
O conceito de ciência total do direito penal e sua divisão em pressupostos de punibilidade derivados de um Estado Liberal de Direito e em sanções baseadas nas necessidades sociais, a fim de se lidar com as divergências entre o direito penal e a política criminal, foi desenvolvido por ?
Franz Von Liszt.
A teoria das subculturas criminais explica a criminalidade como?
pela transmissão de valores subculturais, que pressupõe um processo de interação e aprendizagem, e pela interiorização de técnicas de neutralização, por meio das quais os jovens justificam o seu comportamento desviante.
Em sua obra “História dos pensamentos criminológicos” Gabriel Anitua explica que, para determinada corrente de pensamento, “o problema do desvio (… encontra-se (…) na estrutura social. A estrutura social não permite a todos os indivíduos que seu comportamento se oriente de acordo com as metas e meios culturalmente compartilhados”. O trecho do citado autor se refere à perspectiva da teoria:
funcionalista da anomia, desenvolvida por Robert Merton;
A teoria ecológica entende a cidade como produtora de delinquência, havendo zonas em que a criminalidade seria maior e outras com índices menores de criminalidade.
Verdade
O ponto de estudo da escola de Chicago é o que?
são as cidades, e mais precisamente as áreas de delinquência (guetos, bairros pobres, onde haja degeneração física e moral das pessoas)
Estuda como a cidade pode influenciar nas condutas criminosas
Quais as 3 caracteristicas da escola de chicago?
- Inquéritos sociaisà índices de criminalidade (diagnóstico)
- Finalidade pragmática à forma de explicar a causalidade do delito de forma especifica e segura
- Método científico
O que diz a teoria ecológica?
Essa teoria, então, atribui o incremento da criminalidade nas grandes cidades à debilidade do controle social informal, à desordem e à falta de integração e sentimento de solidariedade entre
seus membros.
Ernest Burgess formulou a teoria das zonas concêntricas estruturado em círculos
concêntricos, pelo qual as cidades tendem a se expandir a partir do seu centro, com a formação de
zonas concêntricas. Quais são?
a) Zona I (loop): Corresponde à parte central, onde situavam-se as atividades burocráticas, financeiras e profissionais;
b) Zona II (zona em transição ou zona de transição): consiste na zona de transição do distrito comercial para os bairros residenciais, sendo normalmente ocupada pelas pessoas mais pobres e minorias.
c) Zona III: contém residências de
trabalhadores que conseguiram escapar das péssimas condições de vida
da zona II, sendo composta principalmente pela segunda geração de imigrantes;
d) Zona IV (suburbia): É formada por bairros residenciais, contemplando
as casas e apartamentos de luxo onde residem as classes média e alta
da sociedade, geralmente compostas por trabalhadores especializados;
e) Zona V (exurbia): Essa região encontra-se fora dos limites da cidade e
contempla as áreas suburbanas e cidades-satélites, compostas por casas
de pessoas de classe média e alta, chamadas de commuters, que trabalham no centro da metrópole e levam um tempo razoável no deslocamento para o serviço.
O que é a teoria da desorganização social?
considerava o crime um fenômeno ligado a áreas urbanas.
- Segundo esta teoria, a ordem social, estabilidade e integração contribuem para o controle social e a conformidade com as leis, enquanto a desordem e a má integração conduzem ao crime e a
delinquência.