T15_Mecanismos de resistência das bactérias Flashcards
2 exemplos de resistência natural
2 mecanismos genéticos de resistência adquirida
- Transferência de genes:
- Conjugação (plasmídeos promíscuos)
- Transformação
- Transdução
Quando uma dada população, em que existem poucas bactérias resistentes, é exposta ao antibiótico, as bactérias suscetíveis vão morrer e as bactérias resistentes vão sobreviver. Depois de
suspendermos o antibiótico, as resistentes vão multiplicar-se e tornarem-se predominantes à
PRESSÃO SELETIVA DO AB
5 formas de resistência a antibióticos
Exemplos de mecanismos de resistência por produção de enzimas que destroem a droga? (3)
Exemplos de mecanismos de resistência por limitação da entrada na célula:
produção de um biofilme (composto por proteínas, ácidos nucleicos) que forma uma espécie de matriz que envolve as bactérias e as protege do efeito do complemento, bem como da ação dos antibióticos. De entre as ações da matriz no que toca às resistências aos antibióticos, podemos destacar: bactérias inseridas no biofilme estão inertes, não ativas, possuindo poucos organelos a funcionar. Sendo estas estruturas os alvos dos antibióticos, não estando elas funcionante, a presença do antibiótico não terá qualquer efeito nas mesmas.
Exemplos de mecanismos de resistência por remoção por bombas de efluxo
Exemplos de mecanismos de resistência por modificação do alvo
Exemplos de mecanismos de resistência por Bypass
Definições até ao ano de 2019 de
- Sensivel
- Intermédio
- Resistente
Definição de Concentração Inibitória Mínima
Determinação do “ECOFF”
- Se estudarmos várias bactérias do mesmo Género ou da mesma Espécie podemos chegar a valores de MIC diferentes, que se podem dispor num gráfico como o que se encontra no cartão “Q”.
- Os valores a azul dão conta dos MIC normais para esta bactéria e a branco estão grupos de bactérias desta espécie com MIC’s mais elevados. A dividir estes grupos está uma linha vermelha que representa o cutoff epidemiológico do grupo em que se considera não haver mecanismos de resistência, a azul, para o grupo branco em que é provável a existência de mecanismos de resistência. Neste exemplo o ECOFF é de 0,064 mg/L.
- O ECOFF da Ciprofloxacin, fármaco em causa, para a Escherichia coli é um valor teórico, que tem de ser confrontado com a aplicação clínica deste fármaco. Assim, chegamos aos Breakpoints Clínicos, que importam na terapêutica. Neste caso, a sensibilidade da bactéria a este fármaco encontra-se entre os valores 0,25 e 0,5 mg/L.
Novas Definições desde 2019 de:
- Sensivel
- Intermédio
- Resistente
Exemplo: pretende-se tratar uma infeção urinária (UTI) por Escherichia coli e sabemos que o MIC, neste caso, é de 16 mg/L. O tratamento habitual destas infeções faz-se Amoxicilina+ Ácido Clavulânico.
Para uma infeção sistémica as bactérias são Resistentes, ou seja, as concentrações plasmáticas do fármaco não conseguem matar as bactéricas com MIC=16. Por outro lado, se for uma infeção urinária, o fármaco será intermédio por ter uma elevada exposição na urina.