ORGANIZAÇÃO DOS PODERES - Poder Executivo [LEI SECA] Flashcards
Quem exerce o poder executivo, de acordo com a CF/1988?
Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
Qual o prazo para o presidente da república tomar posse? De que forma essa posse ocorre? O que acontece se o prazo for perdido?
Art. 78. O Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Parágrafo único. Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.
Qual a ordem de substituição do presidente da república? Em outras palavras, quem o substitui, em caso de impedimento, ou o sucede, no caso de vaga?
Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder- lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente. […]
Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
Qual a atribuição que a CF dá ao vice-presidente da república?
Art. 79, Parágrafo único. O Vice-Presidente da República, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.
O que acontece se vagar o cargo de presidente? E se vagar também o cargo de vice-presidente?
Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder- lhe-á, NO DE VAGA, o Vice-Presidente. […]
Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
§ 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição (normal, no prazo de 90 dias, caso a vacância ocorra nos dois primeiros anos, e pelo Congresso, caso ocorra nos dois últimos anos). Os eleitos, nesse caso, apenas completam o tempo restante dos antecessores ou, como foram eleitos, cumprem um mandato inteiro, de 4 anos?
Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição […] § 2º - Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.
Quando começa o mandato do Presidente da República?
Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.
O Presidente da República pode se ausentar do País sem licença do Congresso? E o Vice-Presidente? Se não puder, qual a consequência?
Até 15 dias pode
Não é IGUAL OU superior a 15 dias: é SUPERIOR a 15 dias, só
Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.
Quais das atribuições privativas do presidente da república podem ser delegadas, e para quem?
Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
- VI,a – dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos
- VI,b – dispor, mediante decreto, sobre extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos
- XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei
- XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei. (neste caso, apenas pode ser delegado o provimento, mas não a extinção)
Quais são as sete hipóteses, listadas pelo artigo 85 da CF/1988, de bens que, se forem atentados por ato do Presidente da República, caracterizam crime de responsabilidade?
- a existência da União
- o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação
- o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais
- a segurança interna do País
- a probidade na administração
- a lei orçamentária
- o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
Os crimes de responsabilidade do presidente devem ser definidos em lei ordinária ou complementar?
Lei ordinária
Art. 85, Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.
Qual o quórum para admitir acusação contra o Presidente da República por crime de responsabilidade? E nos crimes comuns?
2/3 da Câmara dos Deputados
Qualquer que seja o crime; a diferença é só em quem julga
Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.
Em que casos que o cometimento de crimes afasta o presidente de suas funções? Esse afastamento é mera suspensão de funções?
§ 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:
- nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;
- nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.
Qual o prazo par julgamento do presidente por crimes comuns? E por crimes de responsabilidade? O que acontece caso vencido tal prazo?
180 dias
Após, cessa o afastamento do presidente
§ 2º Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.
O Presidente da República está sujeito à prisão?
Sentença condenatória
§ 3º Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.