ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA - Agências reguladoras Flashcards

1
Q

O que é, qual o conceito de uma agência reguladora?

A

As agências reguladoras são entidades administrativas de DIREITO PÚBLICO da Administração INDIRETA (ou seja, são PESSOAS JURÍDICAS), criadas com PODERES TÉCNICO-NORMATIVOS para regular, controlar e fiscalizar a PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO ou de alguma ATIVIDADE ECONÔMICA.

Não se trata de nova espécie de pessoa jurídica administrativa, mas simplesmente de autarquias em regime jurídico especial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os sete traços distintivos entre as agências reguladoras e as autarquias comuns?

A
  1. Mandato fixo/mandato a termo dos seus dirigentes (são cargos em comissão de livre nomeação, mas não de livre exoneração)
  2. Quarentena
  3. Participação popular no processo decisório
  4. Procedimento horizontal e colegiado
  5. Não podem ter empregados públicos
  6. Poder regulatório
  7. Teoria da captura
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as três situações nas quais um dirigente de agência reguladora pode perder seu cargo antes de seu termo final?

A
  1. se ele quiser (se houver a renúncia)
  2. se, ainda, houver uma sentença judicial transitada em julgado
  3. ou, por meio de um processo administrativo, em que lhe será assegurado contraditório e ampla defesa
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Uma lei estadual pode condicionar a nomeação de dirigente de agência reguladora à aprovação pela assembleia legislativa?
Uma lei estadual pode estabelecer que os dirigentes de agência reguladora somente poderão ser destituídos por decisão exclusiva da assembleia legislativa?

A

Sim para a primeira: “Asseverou que a Constituição permite que a legislação condicione a nomeação de determinados titulares de cargos públicos à prévia aprovação do Senado Federal (art. 52, III), aplicável aos Estados-membros, por simetria.”

Não para a segunda. Violação ao princípio da separação dos poderes. (“Se para nomear tem que se ater a indicação e tem que ter a aprovação do Poder Legislativo, tratando-se de um ato complexo, para destituir eu precisaria do mesmo ato complexo: precisaria de passar pelo Executivo e também de passar pela aprovação do Legislativo.”)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é a quarentena do dirigente de agência estatal? Qual o seu prazo? Seu desrespeito gera que consequência?

A

Quarentena trata-se do lapso temporal que o ex-dirigente da Agência Reguladora ficará afastado da área por ele regulada (SEIS MESES, e não mais quatro meses, como era).
O desrespeito ao período de quarentena gera a chamada Advocacia Administrativa, um crime contra à Administração Pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O processo decisório da agência reguladora deve, necessariamente, contar com a participação popular? Qual a razão de ser desse princípio?

A

A participação popular no processo decisório das agências reguladoras é uma característica, mas não necessariamente uma obrigação. Sua razão de ser é o chamado “déficit democrático” da instituição, que não é eleita democraticamente. Assim, para legitimar suas decisões, aplica-se a participação popular no processo decisório.

É obrigatória a consulta pública prévia apenas para “as minutas e as propostas de alteração de atos normativos de interesse geral dos agentes econômicos, consumidores ou usuários dos serviços prestados” (art. 9º)

Em outras decisões relevantes, ela é uma faculdade da agência reguladora (art. 10).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é a exigência, a forma obrigatória para as tomadas de decisões em agências reguladoras?

A

Tomada de decisões que ocorre por um procedimento HORIZONTAL (não há como recorrer, a princípio) e COLEGIADO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É possível ao governo controlar os atos das agências reguladoras?

A

Sim, mas em hipótese estreita: segundo parecer da AGU, apenas quando o ato FERIR A LEI ou for manifestamente CONTRÁRIO ÀS POLÍTICAS DE GOVERNO.

Tal controle se dá pelo chamado “RECURSO HIERÁRQUICO IMPRÓPRIO” (um recurso direcionado e julgado por um Órgão que não integra Órgão recorrido)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Agências reguladoras são obrigadas a contratar pelo regime estatutário, ou podem ter empregados públicos?

A

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, as Agências Reguladoras não podem ter Empregados Públicos, pois lidam com a ideia do Poder de Polícia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é o poder regulatório das agências reguladoras? É a mesma coisa que poder regulamentar?

A

OBJETIVOS DIFERENTES
Poder regulatório: regular, fomentar, incentivar serviço público ou atividade privada
Poder regulamentar: dar fiel execução à Lei

CONTEÚDOS DIFERENTES
Poder regulatório: conteúdo TÉCNICO
Poder regulamentar: conteúdo POLÍTICO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é a deslegificação? Ela é admitida em nosso ordenamento? Qual sua relação com a ideia de reserva de Administração?

A

DESLEGIFICAÇÃO ou DESLEGALIZAÇÃO

  1. Direito francês (com raízes nas tradições jurídicas italiana e espanhola)
  2. Rebaixamento do tratamento hierárquico de uma matéria (do domínio das leis para o infralegal)

Há quem defenda que ofende ao princípio da legalidade, mas tal tese é rechaçada pelo STF.

RESERVA DE ADMINISTRAÇÃO
Passa uma atribuição do Poder Legislativo para o Poder Executivo. “Deslegificação é a concretização da ideia de reserva de Administração”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

o que é reserva de administração, e quais suas duas vertentes?

A

AGÊNCIAS REGULADORAS E INTERFERÊNCIA DO LEGISLATIVO

  1. Um dos limites à liberdade de conformação do legislador.
  2. CF determina que determinadas matérias ficam adstritas à Administração Pública, não sendo lícita a ingerência do parlamento.


DUAS CATEGORIAS
a. reserva GERAL: separação de poderes. Um órgão estatal não pode invadir ou cercear o “núcleo essencial” da competência dos outros órgãos. À Administração cabe, com exclusividade, executar as leis

b. reserva ESPECÍFICA: A CF destaca determinadas matérias à competência exclusiva do Poder Executivo.


No Brasil, o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a existência de um verdadeiro princípio constitucional da reserva de administração, com fulcro no princípio da separação de poderes, cujo conteúdo impediria “a ingerência normativa do Poder Legislativo em matérias sujeitas à exclusiva competência administrativa do Poder Executivo”. No caso levado ao conhecimento e julgamento da Suprema Corte, entendeu-se pela inconstitucionalidade da declaração pelo Legislativo da nulidade de concurso público realizado pelo Executivo por suposta violação às normas legais, pois uma declaração dessa natureza revelaria o exercício de autotutela que só poderia ser exercida com exclusividade por quem realizou o certame.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Poder Judiciário pode interferir em atos de agências reguladoras?

A

Segundo o STJ, SE FOREM ATOS TÉCNICOS, é indevida a interferência judicial sobre atos do Poder Executivo, haja vista que o Poder Judiciário não tem a expertise necessária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é a chamada “doutrina Chenery”?

A

A doutrina Chenery (norte-americana) reconheceu uma atividade política na Administração Pública americana e estabeleceu que as Cortes judiciais, o Poder Judiciário não pode intervir, alterar, decisões do Poder Executivo, dentre eles da Agência Reguladora, que sejam de natureza técnica, pois o Judiciário não tem a expertise necessária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é a teoria da captura?

A

É uma limitação, uma quebra da independência que marca a atuação das agências reguladoras. É UMA FALHA DE GOVERNO, QUE GERA A QUEBRA DA INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DA AGÊNCIA REGULADORA.

Tal ingerência pode acontecer de duas formas:

  1. pelo próprio ente que a instituiu, com indevidas interferências nas decisões da Agência Reguladora;
  2. pelo próprio ente regulado. As próprias empresas privadas capturam a Agência Reguladora e geram a quebra da independência, a quebra da autonomia. Quando a Agência Reguladora é capturada pelo ente privado, a Agência Reguladora passa, na verdade, a regular a atividade em favor dos entes regulados e não mais em favor do usuário do serviço.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Diferencie agências reguladoras de agências executivas.

A
  1. Ambas são Autarquias especiais
  2. A Agência Reguladora nasce Agência Reguladora. Tem o objetivo de regular, fomentar, incentivar determinada atividade privada ou serviço público.
  3. A Agência Executiva consiste em uma Autarquia ou Fundação qualificada pelo Estado. Já preexiste como uma Autarquia ou como uma Fundação, que é qualificada, que se enquadre em duas situações:
  4. a. celebre um Contrato de gestão;
  5. b. tenha um Plano estratégico de Reestruturação Institucional em andamento.
17
Q

Uma agência federal pode editar resolução declarando um bem como de utilidade pública para fins de desapropriação?

A

Em regra, a atribuição para a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação é dos entes federados, consoante dispõe o Art. 2o do Decreto-lei 3365/41 (“Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios”). Assim, a princípio, a competência declaratória não pode ser exercida por pessoas administrativas integrantes da Administração Indireta, como é o caso das autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas, salvo quando haja expressa autorização . No entanto, a legislação pátria consagra exceções a essa regra no artigo 83 da Lei Federal nº 10.233/01, que atribui ao DNIT competência para “declarar a utilidade pública de bens e propriedades a serem desapropriados para implantação do Sistema Federal de Viação”.; e no artigo 10 da Lei Federal nº 9.074/95, que atribui à ANEEL competência declaratória relativamente à desapropriação das áreas necessárias à implantação de instalações de concessionário, permissionários e autorizados de energia elétrica.

Assim, a doutrina entende que é possível, SE HOUVER AUTORIZAÇÃO EXPRESSA EM LEI, a previsão para que essas entidades declarem um bem de utilidade pública para fins de desapropriação.

18
Q

Quais são as seis características das agências reguladoras?
Guia: como se dá sua subordinação à Administração, quais são suas quatro autonomias e como é a investidura de seus dirigentes

A
  1. ausência de tutela ou subordinação hierárquica;
  2. autonomia funcional;
  3. autonomia decisória;
  4. autonomia administrativa;
  5. autonomia financeira; e
  6. investidura a termo e estabilidade dos dirigentes.
19
Q

Quais são as sete prerrogativas que caracterizam a autonomia administrativa das agências reguladoras?

A

A possibilidade de solicitar diretamente ao Ministério da Economia:

  1. a autorização para realização de concursos públicos;
  2. provimento de cargos autorizados em lei para seu quadro de pessoal, observada a disponibilidade orçamentária;
  3. alterações no quadro de pessoal, fundamentadas em estudos de dimensionamento e alterações nos planos de carreira dos servidores.

Além disso:

  1. possibilidade de conceder diárias e passagens em deslocamentos nacionais e internacionais
  2. autorizar afastamentos de servidores da agência do país
  3. celebrar contratos administrativos
  4. prorrogar contratos em vigor relativos a atividades de custeio, independentemente do valor.
20
Q

Qual a composição das agências reguladoras e qual a composição de seu órgão decisório?

A
  1. Órgão máximo: conselho diretor, ou diretoria colegiada, composto(a) de até quatro conselheiros ou diretores e um presidente, diretor-presidente ou diretor-geral
  2. Procuradoria, que representa a agência em juízo
  3. Ouvidoria
  4. Auditoria
21
Q

Quem indica os membros do conselho diretor de uma agência reguladora?

A

Indicados pelo presidente da República e por este nomeados, após a aprovação pelo Senado Federal.

22
Q

Quais os requisitos para assumir como conselheiro ou diretor de uma agência reguladora?

A

Basicamente os mesmos para assumir uma empresa estatal:

I – ter experiência profissional de, no mínimo:

a) 10 (dez) anos, no setor público ou privado, no campo de atividade da agência reguladora ou em área a ela conexa, em função de direção superior; ou

b) 4 (quatro) anos ocupando pelo menos um dos seguintes cargos:
1. cargo de direção ou de chefia superior em empresa no campo de atividade da agência reguladora, entendendo-se como cargo de chefia superior aquele situado nos 2 (dois) níveis hierárquicos não estatutários mais altos da empresa;
2. cargo em comissão ou função de confiança equivalente a DAS-4 ou superior, no setor público;
3. cargo de docente ou de pesquisador no campo de atividade da agência reguladora ou em área conexa; ou

c) 10 (dez) anos de experiência como profissional liberal no campo de atividade da agência reguladora ou em área conexa;

23
Q

Quais as três vedações para indicação para o Conselho Diretor de uma agência reguladora que também atingem até os parentes de terceiro grau? Compare com as exigências para estatais.

A

As mesmas vedações de uma estatal, exceto quanto ao “representante do órgão regulador” e ao “titular de cargo de direção e assessoramento superior”:

  1. Ministro de Estado, Secretário de Estado, Secretário Municipal,
  2. dirigente estatutário de partido político
  3. titular de mandato no Poder Legislativo de qualquer ente da federação, ainda que licenciados do cargo
24
Q

Durante o período de quarentena, o diretor permanece vinculado à agência? E se ele foi exonerado a pedido?

A

Durante o impedimento, o ex-dirigente ficará vinculado à agência, fazendo jus a remuneração compensatória equivalente à do cargo de direção que exerceu e aos benefícios a ele inerentes.

O benefício permanece mesmo em caso de exoneração a pedido, DESDE QUE O DIRETOR TENHA CUMPRIDO AO MENOS 6 MESES DE MANDATO

25
Q

Quais as quatro vedações para a indicação para o Conselho Diretor de uma agência reguladora que atingem apenas as pessoas ali mencionadas? Compare com as exigências para as estatais.

A
  1. pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de PARTIDO POLÍTICO ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de CAMPANHA ELEITORAL.
  2. pessoa que exerça cargo em ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
  3. de pessoa que tenha participação, direta ou indireta, em empresa ou ENTIDADE QUE ATUE NO SETOR sujeito à regulação exercida pela agência reguladora em que atuaria, ou que tenha matéria ou ato submetido à apreciação dessa agência reguladora;
  4. membro de conselho ou de diretoria de associação, regional ou nacional, representativa de interesses patronais ou trabalhistas ligados às atividades reguladas pela respectiva agência

médio escalão de PARTIDOS, CAMPANHAS ELEITORAIS (com quarentena de 36 meses) E SINDICATOS (sem quarentena).
Além disso, CONFLITOS DE INTERESSE (empresas do setor regulado, associações de interesses trabalhistas ou patronais ligados à área regulada)

Em comparação com as estatais, as exigências 3 e 4 estão no lugar das seguintes:

  1. pessoa que tenha FIRMADO CONTRATO OU PARCERIA […] com a pessoa político-administrativa controladora da empresa
  2. pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de CONFLITO DE INTERESSE
26
Q

Que outra autarquia especial, além das agências reguladoras, teve reconhecido o direito ao mandato fixo?

A

Universidades públicas e seus reitores (Súm. 47 do STF)