FORTIFICADOS Flashcards
Fortificado que combina bem com chocolate e queijos azuis
Banyuls
Porto Tauny
Banyuls é um vinho fortificado, o que significa que interrompe a fermentação e preserva o açúcar adicionando álcool. É definitivamente doce, mas como alguém que notoriamente escolheria picles sobre torta em qualquer noite da semana, Banyuls não é tão doce.
Uvas Grenache
Incomum entre os vins doux naturels da França, todos os vinhos Banyuls são feitos predominantemente de uvas Grenache de várias cores. As variedades de uva Moscatel (a base dos vinhos doces do sul da França) são permitidas, mas apenas em proporções muito pequenas.
Banyuls é uma:
a) D.O.C
b) A.O.P
A.O.P
Appellation d’Origine Protégée
Onde se produz o Banyuls?
Chamado de Vin Doux Naturels
Sul da França (Pirineus Orientais).
Está localizado no litoral.
Características geográficas onde se cultiva as uvas do Banyuls no Sul da França (Pirineus Orientais)
Encostas íngremes de cara para o mediterrâneo
Solos compostos de xisto
O xisto retém o calor do sol, intensificando a maturação das uvas - ou nas palavras de Chapoutier, cozinhando as mesmas, intensificando sua doçura.
Qual a principal variedade do Banyuls?
Garnacha
Blends que compõem o Banyuls
Garnacha (maioria)
Garnacha blanca
Macabeo
Malvasia
Moscatel
Carignan
Syrah
Cinsaut
Tipos de Banyuls
Tinto, rosé e branco
O potencial de guarda do Banyuls é baixo ou alto?
Alto
Aromas do Banyuls jovem
Ameixa
Cereja
Figo fresco
Aromas do Banyuls mais envelhecidos
Frutas secas
nozes
Uvas passas
Caramelo
Cacau
É um grande nome da vinicultura francesa, ligado ao Banyuls. Original do vale do Rhône, é provavelmente o mais importante produtor daquela região. E seu sucesso financeiro o levou a expandir sua atuação para o Roussillon, além de Austrália, Portugal e Estados Unidos. Entusiasta da agricultura biodinâmica, ele converte todas as propriedades que adquire.
Seu Banyuls é composto de 90% Grenache, com 10% Carignan.
Quem sou eu?
Michel Chapoutier
Como se chama a DOP exclusiva de vinhos fortificados doces?
Vin Doux Naturels
O Banyuls de Michel Chapoutier é composto de 90% de Grenache e 10% de Carignan. De estilo moderno (em Banyuls, chamado de rimage), a fermentação ocorre em contato com as cascas. Como é interrompida a fermentação?
Adição de aguardente vínica
Essa fortificação ocorre em um momento mais avançado da fermentação, conservando menos açúcar que outros exemplares dessa DOC. Permanece por mais tempo em contato com as cascas, para extrair mais taninos e aromas. Em seguida estagia por 16 meses, em tanques inox, totalmente protegido de qualquer contato com O2 (ambiente redutivo), para manter caráter predominantemente frutado.
Só na Toscana, atualmente, há mais de 10 DOC que regulam sua produção. Mas ele é feito também em Marche e no Trento. Apesar de as regras de cada D.O. permitirem variações nas cepas usadas e no tempo de amadurecimento em barricas, p.e., o ………italiano sempre é feito de uvas que passam por processo de secagem, apassimento, depois de colhidas. Elas são postas geralmente sobre esteiras de palha em locais ventilados e quentes para poderem secar e, assim, concentrar os açúcares. Esse mosto concentrado fermenta, continua com uma boa dose de açúcar residual e é colocado para maturar, costumeiramente em pequenas barricas, por cerca de três anos, pelo menos. Mas há produtores e DOCs que exigem mais tempo e alguns podem envelhecer por até 10 anos. Esse tempo faz com que parte do volume seja perdido por evaporação e o líquido entre em contato com o ar. O tom âmbar, típico do vinho, deve-se a esse processo de oxidação em barrica.
Apesar de tradicionalmente ser um vinho doce, o …..também pode ser seco, num estilo parecido com o Jerez Fino. Alguns podem ser fortificados, ou seja, acrescidos de aguardente vínica durante o processo de fermentação, como os V. do Porto, e costumam ser rotulados como …………
Quem sou eu?
Vin Santo
Vin Santo Licoroso (fortificados)
Uvas do vinho de sobremesa ou fortificados Vin Santo.
Majoritariamente Malvasia e Trebbiano.
Mas também pode ser produzido com tintas geralmente Sangiovese, o que lhe dá um tom rosé) e é chamado de Occhio di Pernice (olhos de perdiz). Esse estilo costuma ter uma DOC própria em várias regiões.