C5. Dependência a BZD Flashcards
Doentes com epilepsia medicados com BZD prescritas como anti-epiléticos não devem ser considerados para o programa de desabituação.
.
Critérios de diagnóstico de dependência CID-10
> =3 das seguintes condições:
- desejo intenso de tomar a substância
- dificuldades em controlar a toma da substância
- sintomatologia de abstinência
- evidência de tolerancia
- progressivo desinteresse
- persistência de uso de substâncias
A dose total diária deverá ser reduzida em cerca de 10% a 25%, a cada 2-3 semanas, até à suspensão total. A redução da dose será tanto menor quanto maior for a dependência
.
Se doentes tem critérios de dependência pela CID-10, diminui-se a dose de BZD a cada 4 semanas
.
Síndrome de abstinência - deve-se manter o doente numa determinada dose até os sintomas cessem e não reverter para doses superiores
.
Doentes com múltiplas doses diárias de BZD, as da noite são a última a serem retiradas para reduzir a gravidade da insónia rebound
.
regra geral é efetuada a conversão para diazepam se a BZD tiver uma duração de ação curta ou intermédia (ex. alprazolam, lorazepam), para formulações que não permitem pequenas reduções na dose (como as de flurazepam e loprazolam) e para doentes que experienciem dificuldade na descontinuação direta devido a elevado grau de dependência.
.
O triazolam é a única exceção à regra de descontinuação lenta e gradual das BZD, dado ser eliminado tão rapidamente
.
Determinar equivalência de BDZ para diazepam
Se a toma de BZD for equivalente a <50 mg de diazepam, o doente deve ser estabilizado com a dose equivalente de diazepam antes de iniciar a redução de dose.
Se a toma de BZD for equivalente a ≥ 50 mg de diazepam, efetuar a desabituação em contexto hospitalar, devendo o doente ser referenciado para os serviços de psiquiatria.
Orientações para a descontinuação de BZD recorrendo à substituição por diazepam:
a) Iniciar a conversão, substituindo uma dose da BZD atual para a equivalente a 5 mg de diazepam de cada vez. A toma de diazepam deve ser à noite, dado esta ser uma BZD com marcado efeito sedativo. Manter a dose de diazepam noturna superior às doses diurnas (em equivalentes de diazepam).
b) A dose da BZD atual será progressivamente reduzida até zero, por substituição pelo equivalente de diazepam.
c) Quando o esquema conter apenas diazepam, iniciar a sua redução em 5 mg a cada 2 semanas, até atingir a dose equivalente de 30 mg de diazepam.
d) A partir da dose equivalente de 30 mg de diazepam, efetuar reduções de 2.5 mg a cada 2 semanas.
e) Quando se atingir os 10 mg de diazepam pode considerar fazer só dose nocturna; esta opção passa a regra a partir da dose total diária de 5 mg de diazepam.
f) Quando for atingida a dose de 2.5 mg, reduzir para metade durante 4 semanas e então parar.
g) Se houver sintomas de abstinência, alargar o prazo de redução de 2 para 4 semanas ou, eventualmente, períodos superiores se necessário, de acordo com o grau de dependência, mas não aumentar a dose.
.
Avaliar clinicamente os resultados da interrupção da BZD
Idealmente deveriam ser realizadas visitas de seguimento a cada 2-4 semanas durante o processo de suspensão das BZD
Se a sintomatologia de mantiver ausente, a descontinuação gradual foi bem-sucedida.
Se aparecerem sintomas de abstinência, atrasa-se por algumas semanas a passagem para o escalão seguinte de redução de dose.
Se houver um retorno da sintomatologia, recomenda-se a utilização intermitente ou em SOS da BZD a ser substituída.