Títulos de crédito - Direito Civil Flashcards
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
Falso.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, NÃO implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
Deve o título de crédito conter a data da emissão e a indicação precisa dos direitos que confere.
Falso.
Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
É à prazo o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.
Falso.
É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.
Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título o___________?
O domicílio do emitente.
Consideram-se escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos e formalidade prescritas, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.
Falso.
Consideram-se NÃO escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos e formalidade prescritas, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.
O título de crédito, incompleto ao tempo da emissão, ____________(não pode/deve) ser preenchido de conformidade com os ajustes realizados
Deve.
Parágrafo único. O descumprimento dos ajustes previstos neste artigo pelos que deles participaram, não constitui motivo de oposição ao terceiro portador, salvo se este, ao adquirir o título, tiver agido de má-fé.
Aquele que, sem ter poderes, ou excedendo os que tem, lança a sua assinatura em título de crédito, como mandatário ou representante de outrem, não fica pessoalmente obrigado.
Falso.
Aquele que, sem ter poderes, ou excedendo os que tem, lança a sua assinatura em título de crédito, como mandatário ou representante de outrem, fica pessoalmente obrigado, e, pagando o título, tem ele os mesmos direitos que teria o suposto mandante ou representado.
A transferência do título de crédito implica a de todos os direitos que lhe são inerentes.
Verdadeiro.
O portador de título representativo de mercadoria tem o direito de transferi-lo, de conformidade com as normas que regulam a sua circulação, desde que esteja de acordo com as formalidades exigidas.
Falso.
O portador de título representativo de mercadoria tem o direito de transferi-lo, de conformidade com as normas que regulam a sua circulação, ou de receber aquela independentemente de quaisquer formalidades, além da entrega do título devidamente quitado.
O título de crédito pode ser reivindicado do portador que o adquiriu de boa-fé e na conformidade das normas que disciplinam a sua circulação.
Falso.
O título de crédito não pode ser reivindicado do portador que o adquiriu de boa-fé e na conformidade das normas que disciplinam a sua circulação.
É vedado o aval parcial.
É nulo o endosso parcial.
Certo.
O aval deve ser dado no verso ou no anverso do próprio título, porém para a validade do aval, dado no anverso do título não é suficiente a simples assinatura do avalista.
Falso.
O aval deve ser dado no verso ou no anverso do próprio título.
§ 1º Para a validade do aval, dado no anverso do título, É suficiente a simples assinatura do avalista.
Considera-se___________ o aval cancelado.
Considera-se ____________ o endosso cancelado, total ou parcialmente.
Considera-se _________no endosso qualquer condição a que o subordine o endossante.
Não escrito todos.
O avalista equipara-se àquele cujo nome indicar; na falta de indicação, ao emitente ou devedor final.
Verdadeiro.
Pagando o título, tem o avalista ação de regresso contra o seu avalizado, mas não contra os demais coobrigados anteriores.
Falso.
Pagando o título, tem o avalista ação de regresso contra o seu avalizado e demais coobrigados anteriores.