Serviços Públicos Flashcards

1
Q

Concessão de serviço público é a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade ____________________ a pessoa jurídica ou __________________que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo ____________________.

A

concorrência ou diálogo competitivo
consórcio de empresas
determinado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa __________________ que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

A

Física ou jurídica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, será formalizada mediante ______________, que deverá observar os termos desta Lei, das normas pertinentes e do edital de licitação.
O poder concedente publicará, ________________ao edital de licitação, ato justificando a conveniência da outorga de concessão ou permissão, caracterizando seu objeto, área e prazo.

A

Contrato;
Previamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os contratos ________________(poderão/deverão) prever mecanismos de revisão das tarifas, a fim de manter-se o equilíbrio econômico-financeiro.

A

Poderão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A criação, alteração ou extinção de quaisquer tributos ou encargos legais, inclusive os impostos sobre a renda, após a apresentação da proposta, quando comprovado seu impacto, implicará a revisão da tarifa, para mais ou para menos, conforme o caso.

A

CUIDADO. FALSO.
Ressalvados os impostos sobre a renda, a criação, alteração ou extinção de quaisquer tributos ou encargos legais, após a apresentação da proposta, quando comprovado seu impacto, implicará a revisão da tarifa, para mais ou para menos, conforme o caso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em havendo alteração unilateral do contrato que afete o seu inicial equilíbrio econômico-financeiro, o poder concedente _________________(poderá/deverá) restabelecê-lo, _________________ (antes/concomitantemente/após) à alteração.

A

Em havendo alteração unilateral do contrato que afete o seu inicial equilíbrio econômico-financeiro, o poder concedente DEVERÁ restabelecê-lo, CONCOMITANTEMENTE à alteração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A concessionária deverá divulgar em seu sítio eletrônico, de forma clara e de fácil compreensão pelos usuários, tabela com o valor das tarifas praticadas e a evolução das revisões ou reajustes realizados nos últimos ______________.

A

5 anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sempre que forem atendidas as condições do contrato, considera-se mantido seu equilíbrio econômico-financeiro.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As fontes de receita previstas diferenciada serão obrigatoriamente consideradas para a aferição do inicial equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

A

Certo. OBRIGATORIAMENTE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

No atendimento às peculiaridades de cada serviço público, poderá o poder concedente prever, em favor da concessionária, no edital de licitação, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, ___________________(com/sem) exclusividade, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas, observado o disposto no art. 17 desta Lei.

A

Com ou sem exclusividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É _______________(obrigatório/facultado ) ao poder concedente, desde que previsto no edital, no interesse do serviço a ser concedido, determinar que o licitante vencedor, no caso de consórcio, se constitua em empresa antes da celebração do contrato.

A

Facultado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Nas condições estabelecidas no contrato de concessão, o poder concedente autorizará a assunção do controle ou da administração temporária da concessionária por seus financiadores e garantidores com quem ______________ (mantenha/não mantenha) vínculo societário direto, para promover sua reestruturação financeira e assegurar a continuidade da prestação dos serviços.

A

Com quem NÃO MANTENHA VÍNCULO DIRETO.
O controle é TEMPORÁRIO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Não configura administração temporária da concessionária os poderes outorgados para escolhar o conselho fiscal, conselho administrativo e eventuais vetos.

A

Falso. CONFIGURA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

a propriedade resolúvel de ações ou quotas por seus financiadores e garantidores ________________ (configura/não consigura) administração temporária da concessionária

A

Configura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A administração temporária autorizada na forma deste artigo _________________ (acarretará/não acarretará) responsabilidade aos financiadores e garantidores em relação à tributação, encargos, ônus, sanções, obrigações ou compromissos com terceiros, inclusive com o poder concedente ou empregados.

A

NÃO ACARRETARÁ.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Nos contratos de financiamento, as concessionárias poderão oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão, até o limite que não comprometa a operacionalização e a continuidade da prestação do serviço.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Declarada a intervenção, o poder concedente deverá, no prazo de ___________dias, instaurar PAD para verificar a responsablidade e se ficar comprovado que a intervenção não observou os pressupostos legais e regulamentares será declarada sua nulidade, devendo o serviço ser imediatamente devolvido à concessionária, _____________ (sem/com) indenização.
O PAD deverá ser concluído no prazo de até ______________ sob pena de considerar-se inválida a intervenção.

A

30 dias.
Com indenização.
180 dias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Extingue-se a concessão por? (6)

A
  1. advento do termo contratual;
  2. encampação;
  3. caducidade;
  4. rescisão;
  5. anulação;
  6. falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual.
19
Q

Extinta a concessão, haverá a assunção do serviço pelo poder concedente, procedendo-se aos levantamentos, avaliações e liquidações necessários após liquidação.

A

Falso.
Extinta a concessão, haverá a IMEDIATA assunção do serviço pelo poder concedente, procedendo-se aos levantamentos, avaliações e liquidações necessários.

20
Q

A reversão no advento do termo contratual far-se-á com a indenização das parcelas dos investimentos vinculados a bens reversíveis, ainda não amortizados ou depreciados, que tenham sido realizados com o objetivo de garantir a continuidade e atualidade do serviço concedido.

A

Certo.

21
Q

A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais.

A

Certo. Opção da administração.

22
Q

A caducidade ocorre, entre outros casos, quando a concessionária paralisar o serviço ou concorrer para tanto, inclusive em casos de caso fortuito ou força maior.

A

Falso. Ressalvada CD ou FM.

23
Q

É forma de ___________________(caducidade/encapação) a concessionária não atender a intimação do poder concedente para, em _________________ apresentar a documentação relativa a regularidade fiscal, no curso da concessão.

A

Caducidade
180 dias.

24
Q

A declaração da caducidade da concessão deverá ser precedida da verificação da inadimplência da concessionária em processo administrativo, assegurado o direito de ampla defesa.

A

Certo.

25
Q

Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplência, a caducidade será declarada por ______________ (lei/decreto) do poder concedente, _______________de indenização prévia, calculada no decurso do processo.
Na indenização __________(será/não será) descontado o valor das multas contratuais e dos danos causados pela concessionária.

A

Decreto.
INDEPENDENTE.
SERÁ descontado.

26
Q

Declarada a caducidade, não resultará para o poder concedente qualquer espécie de responsabilidade em relação aos encargos, ônus, obrigações ou compromissos com terceiros ou com empregados da concessionária.

A

Certo. NÃO RESULTARÁ.

27
Q

No caso de rescisão de contrato por iniciativa da concessionária, os serviços prestados pela concessionária não poderão ser interrompidos ou paralisados, até a decisão judicial transitada em julgado. A rescisão precisa de ação judicial especialmente intentada para esse fim.

A

Certo.

28
Q

A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de gestão, que observará os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, inclusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.

A

Falso. CONTRATO DE ADESÃO.

29
Q

É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente. A outorga de subconcessão será sempre precedida de ___________________.
O subconcessionário___________________ (não se/se) sub-rogará todos os direitos e obrigações da subconcedente dentro dos limites da subconcessão.

A

Concorrência.
Se subroga.

Obs: subconcessão precisa de previsão no CONTRATO + AUTORIZAÇÃO PELO PODER CONCEDENTE.

30
Q

Os contratos de concessão e permissão de SP não precisam observar os prazos estipulados na Lei 8666/93 e Lei 14.133/21, já que em regra NÃO gera despesas para o Estado e não precisa de previsão em lei orçamentária, o que não significa contrato por prazo indeterminado!

A

Certo.

31
Q

A remuneração pública do parceiro privado na CONCESSÃO COMUM (Lei 8987/95) é eventual e facultativa. Por outro lado, a contraprestação pública do parceiro privado na CONCESSÃO
ESPECIAL (seja concessão administrativa ou patrocinada) é obrigatória! O que não é obrigatório é que seja pecuniária.

A

Importante. Certo.

32
Q

Na concessão comum da Lei 8987, o aporte financeiro público é ______________. No entanto, na concessão especial (PPP), o aporte do parceiro público é ________________.

A

Eventual e facultado.
Obrigatório.

33
Q

Sobre a autorização de serviço público há doutrina minoritária que defende que pode se dar em duas hipóteses, quais?

A
  1. Autorização de uso de bem público;
  2. Autorização de polícia.
34
Q

Serviços administrativos
Serviços industriais/comerciais
Serviços sociais

A

Serviços administrativos: Executados pela Administração para atender às suas necessidades internas ou como forma de preparação para outros serviços. Ex: imprensa oficial.
Serviços públicos comerciais (ou industriais): Serviços que produzem renda para os seus prestadores, excluídos os que devem ser necessariamente gratuitos. A execução pode ser delegada, por concessão ou permissão, aos particulares. Ex: transporte público, energia e água.
Serviços públicos sociais: Serviços que atendem as necessidades coletivas de caráter social, podendo ser prestado por particular ou pelo Estado. Ex: saúde, assistência social e previdência.

35
Q

Os serviços ________________ são aqueles que não são delegados pelo Estado à iniciativa privada. São prestados pela iniciativa privada por autoridade e atividade própria

A

Serviços Públicos Impróprios (virtuais /não exclusivos de Estado). Ex.: quando há uma associação de pessoas, que constitui uma PJ de direito privado e presta serviço
de apoio à educação, ou apoio ao meio ambiente.

36
Q

Em um serviço de transporte coletivo objeto de concessão ou permissão, sua remuneração será constituída por qual fonte?

A

Pelo preço público, somado à receita oriunda de outras fontes de custeio.
preço público = tarifa paga pelos usuários
Além de outras receitadas alternativas. Ex: propagandas coladas no vidro traseiro do ônibus.

37
Q

O poder de polícia é um serviço público na forma ____________?

A

Poder de polícia não é serviço público. O poder de polícia configura uma restrição e não uma comodidade. Trata-se de uma atuação restritiva do poder público diferentemente da prestação de serviço que é medida ampliativa.

38
Q

A exploração de atividade econômica pelo Estado em regime de concorrência constitui serviço público?

A

Não. Serviço público é toda atividade prestado pelo Estado ou por seus delegados,basicamente sob o regime de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade. Quando o Estado explora a atividade econômica, o serviço será regido por normas de direito PRIVADO e não gozará de prerrogativas de direito público, razão pela qual não é considerado público, não obstante a sua essencialidade.

39
Q

os estudos de engenharia para a definição do valor do investimento da PPP deverão ter nível de detalhamento de ____________?

A

Anteprojeto.

40
Q

A empresa líder do consórcio é a responsável perante o
poder concedente pelo cumprimento do contrato de concessão, sem prejuízo da responsabilidade solidária
das demais consorciadas.

A

Certo.

41
Q

Licitação na lei de serviços públicos:
Critério de desempate: NÃO segue a Lei 8666/93 e Lei 14.133/21, sendo o único critério a nacionalidade da
empresa participante (empresa brasileira)

A
42
Q

Prorrogação do contrato de concessão só pode ser feita pela administração, não pode por lei (separação dos poderes).

A

Certo.
Eventual prorrogação deve estar prevista no edital e na minuta do contrato,

43
Q

Encapação se dá por lei
Caducidade por decreto

A