Convenção Interamericana contra a Corrupção, de 29 de março de 1996, Flashcards
Os propósitos desta Convenção são? (2)
l. promover e fortalecer o desenvolvimento, por cada um dos Estados Partes, dos mecanismos necessários para prevenir, detectar, punir e erradicar a corrupção; e
- promover, facilitar e regular a COOPERAÇÃO entre os Estados Partes a fim de assegurar a eficácia das medidas e ações adotadas para prevenir, detectar, punir e erradicar a corrupção no exercício das funções públicas, bem como os atos de corrupção especificamente vinculados a seu exercício.
_________________ toda atividade, temporária ou permanente, remunerada ou honorária realizada por uma pessoa física em nome do Estado ou a serviço do Estado ou de suas entidades, em qualquer de seus níveis hierárquicos.
__________________qualquer funcionário ou empregado de um Estado ou de suas entidades, inclusive os que tenham sido selecionados, nomeados ou eleitos para desempenhar atividades ou funções em nome do Estado ou a serviço do Estado em qualquer de seus níveis hierárquicos.
__________________ os ativos de qualquer tipo, quer sejam móveis ou imóveis, tangíveis ou intangíveis, e os documentos e instrumentos legais que comprovem ou pretendam comprovar a propriedade ou outros direitos sobre estes ativos, ou que se refiram à propriedade ou outros direitos.
“Função pública”
“Funcionário público”, “funcionário de governo” ou “servidor público”
“Bens”
Quais os atos de corrupção elencados pela Convenção?
A solicitação ou a aceitação, direta ou indiretamente,
A oferta ou outorga, direta ou indiretamente,
A realização, por parte de um funcionário público ou pessoa que exerça funções públicas,
de qualquer ato ou omissão;
O aproveitamento doloso ou a ocultação de bens provenientes de qualquer dos atos acima;
A participação, como autor, coautor, instigador, cúmplice, acobertador ou mediante
qualquer outro modo na perpetração, na tentativa de perpetração ou na associação ou
confabulação para perpetrar qualquer dos atos acima.
Para os fins da Convenção é exigido que os atos de corrupção descritos produzam prejuízo patrimonial para o Estado.
Falso.
Para os fins da Convenção, não é exigido que os atos de corrupção descritos produzam prejuízo patrimonial para o Estado.
Há dois delitos previstos como atos de corrupção pela Convenção, se tipificados na legislação interna dos Estados Partes. Quais?
Suborno transnacional e
Enriquecimento ilícito
Oferecimento ou outorga, por parte de seus cidadãos, pessoas que tenham residência habitual em seu território e empresas domiciliadas no mesmo, a um funcionário público de outro Estado, direta ou indiretamente, de qualquer objeto de valor
pecuniário ou outros benefícios, como dádivas, favores, promessas ou vantagens em troca
da realização ou omissão, por esse funcionário, de qualquer ato no exercício de suas funções
públicas relacionado com uma transação de natureza econômica ou comercial. Crime de?
Previsto na lei como suborno transnacional.
A Lei n. 10.467/02 incluiu o Capítulo II-A no Código Penal Brasileiro: “Dos crimes praticados por particular contra a administração pública estrangeira”.
Entre os Estados Partes que tenham tipificado o delito de suborno transnacional, este será considerado um ato de corrupção para os propósitos desta Convenção.
O Estado Parte que não tenha tipificado o suborno transnacional prestará a assistência e cooperação previstas nesta Convenção relativamente a este delito, na medida em que o permitirem as suas leis.
Aumento do patrimônio de um funcionário público que exceda de modo significativo sua renda legítima durante o exercício de suas funções e que não possa
justificar razoavelmente. Crime de?
Enriquecimento ilícito.
No Brasil, o enriquecimento ilícito é tratado como ato de improbidade administrativa.
Entre os Estados Partes que tenham tipificado o delito de enriquecimento ilícito, este será considerado um ato de corrupção para os propósitos desta Convenção.
O Estado Parte que não tenha tipificado o enriquecimento ilícito prestará a assistência e cooperação previstas nesta Convenção relativamente a este delito, na medida em que o permitirem as suas leis.
Para o cumprimento e implementação das medidas da Convenção, os Estados Partes serão acompanhados por meio do __________________________que foi estabelecido no “Documento de Buenos Aires”.
No MESICIC são realizadas rodadas nas quais dois Estados Partes realizam avaliações periódicas em um outro Estado Parte, podendo recomendar
medidas específicas.
Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (MESICIC),
A convenção prevê _____ medidas preventivas que os Estados Partes devem considerar aplicar em seus
sistemas institucionais, entre elas as normas de conduta e os Mecanismos para tornar efetivo o cumprimento dessas normas de conduta.
12 medidas.
_____________ para o desempenho correto, honrado e adequado das funções públicas. Estas normas deverão ter por finalidade prevenir conflitos de interesses,
assegurar a guarda e uso adequado dos recursos confiados aos funcionários públicos no desempenho de suas funções e estabelecer medidas e sistemas para exigir dos funcionários públicos que informem as autoridades competentes dos atos de corrupção nas funções públicas de que tenham conhecimento. Tais medidas ajudarão a preservar a confiança na integridade dos funcionários públicos e na gestão pública
Normas de conduta.
Medidas preventivas que os Estados Partes devem considerar aplicar em seus sistemas institucionais:
Instruções ao pessoal dos órgãos públicos a fim de garantir o adequado entendimento de suas responsabilidades e das normas éticas que regem as suas atividades e
Sistemas para a declaração das receitas, ___________ e ___________.
Ativos e passivos.
Medidas preventivas que os Estados Partes devem considerar aplicar em seus sistemas institucionais:
Sistemas de recrutamento de funcionários públicos e de aquisição de bens e serviços por parte do Estado de forma a assegurar sua transparência, ________________ e ________________? Obs, “e”
Sistemas para arrecadação e controle da renda do Estado que impeçam a prática da corrupção.
Eqüidade e eficiência.
Medidas preventivas que os Estados Partes devem considerar aplicar em seus sistemas institucionais:
Leis que _____________ (autorizem/vedem) tratamento tributário favorável a qualquer pessoa física ou jurídica em relação a despesas efetuadas com violação dos dispositivos legais dos Estados Partes contra a corrupção
Vedem.
Medidas preventivas que os Estados Partes devem considerar aplicar em seus sistemas institucionais:
Prevê como mecanismo Sistemas para proteger funcionários públicos e cidadãos particulares que
denunciarem de boa-fé atos de corrupção, inclusive a proteção de sua identidade, sem prejuízo da Constituição do Estado e dos princípios fundamentais de seu ordenamento jurídico interno.
Medidas preventivas que os Estados Partes devem considerar aplicar em seus sistemas institucionais:
Órgãos de controle superior, a fim de desenvolver mecanismos modernos para prevenir, detectar, punir e erradicar as práticas corruptas.