REMÉDIOS E AÇÕES AUTÔNOMOS - Habeas corpus Flashcards

1
Q

O que é o habeas corpus?

A

Ação autônoma impugnativa

De natureza constitucional

O habeas corpus é o remédio constitucional destinado a proteger a liberdade de locomoção, a liberdade ambulatorial do cidadão, no seu mais amplo aspecto. Ele vem previsto no art. 5º, da Constituição Federal, inciso LXVIII, onde está dito que: “conceder-se-á “habeas-corpus” sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Sobre o interesse de agir na ação de habeas corpus. O interesse de agir é categorizado em um tríplice modal, em três subespécies, que é o interesse-necessidade, o interesse-adequação e o interesse-utilidade. Quando será necessária a ação de habeas corpus?

A

Violência ou coação

Decorrente de ilegalidade ou abuso de poder

A necessidade decorre do destacado acima: violência ou coação (sobre a liberdade de locomoção) decorrente de ilegalidade ou abuso de poder. Não cabe, portanto, habeas corpus contra lesões ou ameaças abstratas, em tese, decorrentes de atos normativos não concretizados. Tem que decorrer de ilegalidade ou abuso de poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sobre o interesse de agir na ação de habeas corpus. O interesse de agir é categorizado em um tríplice modal, em três subespécies, que é o interesse-necessidade, o interesse-adequação e o interesse-utilidade. Em que casos não se conhece a ação de habeas corpus por falta de adequação?

A

Quanto à adequação, o habeas corpus tutela unicamente a liberdade de locomoção. Qualquer outro tipo de ilegalidade, abuso de poder ou transgressão no curso de uma relação processual penal que não diga respeito, diretamente, à liberdade ambulatorial do cidadão, ela não ensejará o cabimento do habeas corpus, precisamente pela ausência de interesse de agir, na modalidade adequação. Assim, é incabível habeas corpus, por falta de adequação:

  1. Na persecução penal referente a infração penal para a qual seja cominada tão somente a pena de multa – a pena de multa não há mais conversível em privativa de liberdade (Súm. 693 do STF)
  2. Quando já extinta a pena privativa de liberdade (Súm. 695 do STF)
  3. Quando a pena seja de exclusão de militar, perda de patente ou de função pública (Súm. 694 do STF)
  4. Perda do cargo como efeito extrapenal específico de sentença condenatória transitada em julgado
  5. Apreensão de veículos
  6. Pedido de reabilitação
  7. Preservação da relação de confidencialidade advogado-cliente
  8. Extração gratuita de peças de processo criminal
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Cabe habeas corpus substitutivo de recurso ordinário?

A

Jurisprudência defensiva

Durante muito tempo, a jurisprudência dos nossos Tribunais Superiores admitia a interposição de um novo habeas corpus, como sucedâneo do Recurso Ordinário. Hoje, esse entendimento já não é mais prevalecente na nossa jurisprudência.

Contra a denegação de habeas corpus por Tribunal Superior prevê a Constituição Federal remédio jurídico expresso, o recurso ordinário. Diante da dicção do art. 102, II, a, da Constituição da República, a impetração de novo habeas corpus em caráter substitutivo escamoteia o instituto recursal próprio, em manifesta burla ao preceito constitucional (hc 147556 AgR, Min. ROSA WEBER, Primeira Turma, 16/10/2017).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre o interesse de agir na ação de habeas corpus. O interesse de agir é categorizado em um tríplice modal, em três subespécies, que é o interesse-necessidade, o interesse-adequação e o interesse-utilidade. Quanto à possibilidade jurídica do pedido, em se tratando de habeas corpus, analisa-se seu aspecto negativo. É juridicamente possível qualquer pedido, quando não houver, em nosso ordenamento jurídico, uma vedação expressa para tanto. E quais seriam as situações de pedido juridicamente impossíveis de habeas corpus?

A

Prisão administrativa e disciplina militar

Mas a vedação contra a prisão administrativa não foi recepcionada pela CF

  • Prisão administrativa (art. 650, §2º, do CPP - não recepcionada pela CF/1988)
  • Punições disciplinares militares (art. 142, §2º, da CF)

Quanto à segunda: o habeas corpus não pode questionar o mérito da decisão que determina a punição disciplinar militar. Todavia, a doutrina defende que é possível o exame da legalidade do ato por habeas corpus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sobre a legitimação ativa do habeas corpus: é possível impetrar um habeas corpus em nome alheio, em favor de terceiro?

A

Impetrante pode não ser o paciente

O impetrante é aquele que postula, aquele que escreve a petição inicial, aquele que apresenta, em nome próprio, a petição de habeas corpus ao poder judiciário. Já o paciente é aquele em nome de quem se apresenta, em nome de quem se pede a ordem, é aquele sujeito que é a vítima da violência ou é aquele sujeito que sofre o temor da ameaça à sua liberdade ambulatorial. Muitas vezes, o impetrante não coincide com o paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quem pode ajuizar habeas corpus? É dispensável a figura do advogado?

A

Qualquer um; qualquer um mesmo

Advogado é desnecessário

  • Do ponto de vista da legitimação, ela é a mais ampla e irrestrita possível. Os nossos Tribunais e a doutrina admitem que o habeas corpus possa ser impetrado por pessoas físicas e pessoas jurídicas (ela não pode ser paciente, mas pode ser impetrante) regularmente constituídas ou não.
  • Por nacionais ou estrangeiros.
  • Pode ser impetrado por pessoas naturais que não estejam, inclusive, de posse da sua plena capacidade civil.
  • Uma outra peculiaridade é que a impetração de habeas corpus dispensa a assistência de advogado, tal como previsto no Estatuto da OAB, Lei 8.906/94.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pessoa jurídica que figura como réu em ação penal ambiental pode impetrar habeas corpus em seu favor?

A

Não há locomoção a ser protegida

A pessoa jurídica pode impetrar habeas corpus. Ela não pode, no entanto, ser paciente do habeas corpus, já que ela não é dotada de liberdade ambulatorial. Então, a pessoa jurídica, quando figura como réu, no processo criminal por crimes ambientais, conforme admite a Constituição e a Lei 9.605, ela não pode se valer, na qualidade de paciente, do instrumento do habeas corpus. A proteção aos interesses, a proteção à tutela da pessoa jurídica, no processo criminal, é feita através do mandado de segurança, e não do habeas corpus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quanto à legitimação passiva no habeas corpus: qual a diferença entre autoridade coatora e detentor?

A

Quem dá ordem e quem executa

Detentor é quem detém a pessoa em custódia, executando a ordem

A autoridade coatora é aquela pessoa que determinou a execução da ordem violadora da liberdade de locomoção, é aquela pessoa que autorizou, que determinou, que detém a competência para a prática do constrangimento ilegal à liberdade de locomoção. Já o executor, é o mero longa manus, é aquela pessoa, é aquele sujeito que cumpre a ordem, que obedece a hierarquia.

Então, o habeas corpus deve ser impetrado contra quem determinou, contra quem praticou o ato ilegal e abusivo. O executor não deve figurar como agente passivo, como sujeito passivo, como autoridade coatora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Particulares podem figurar no polo passivo de uma ação de habeas corpus?

A

Particulares também podem figurar como autoridades coatoras. Um grande exemplo são os hospitais (mesmo particulares). Se um hospital retém pacientes até que seja feito o pagamento das despesas médicas, nessa situação, aquele gerente, aquele sujeito, aquele particular do hospital, que comete o constrangimento, pode figurar como autoridade coatora em um habeas corpus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são as três espécies de habeas corpus, segundo a doutrina?

A

Liberatório, preventivo e trancativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é o habeas corpus liberatório?

A

Alvará de soltura

O habeas corpus liberatório, que é aquele destinado, aquele que se volta contra uma ordem ilegal ou abusiva que já foi praticada e que já cerceou a liberdade de locomoção do acusado. Então, nessa situação do habeas corpus liberatório se expede o alvará de soltura em favor daquela pessoa que teve uma ordem ilegal contra si executada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é o habeas corpus preventivo?

A

Salvo conduto

Tem-se, ainda, o habeas corpus preventivo, que é aquele que se volta a combater a ameaça de constrangimento à liberdade ambulatorial, visando evitar que aquele ato, seja materializado, seja executado, seja cumprido.

No habeas corpus preventivo, não se emite o alvará de soltura, mas sim ou o salvo conduto (a ordem de salvo conduto, para se evitar a materialização da prisão) ou mesmo um contramandado de prisão, nas hipóteses em que há o mandado de prisão em aberto e ainda não executado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é o habeas corpus trancativo?

A

A doutrina divisa o habeas corpus trancativo, por uma interpretação a contrario sensu, do art. 651 do CPP. É o habeas corpus que visa trancar, extinguir de forma anômala investigações criminais ou processos criminais. Jurisprudência do STF e do STJ admitem essa modalidade de habeas corpus, porém em caráter excepcional.

EXEMPLO: Quando, por exemplo, estivesse diante de uma investigação de um fato que manifestamente é atípico, quer do ponto de vista formal quer do ponto de vista material, ou quando está em curso a investigação quando já extinta a punibilidade do agente.

Então, a situação de cabimento do habeas corpus trancativo é absolutamente episódica, nos termos da jurisprudência dos nossos Tribunais Superiores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As hipóteses legais de cabimento de impetração de habeas corpus vêm previstas no art. 648 do CPP. Quais são as sete hipóteses nas quais o citado artigo dispõe que “a coação considerar-se-á ilegal”?

A
  1. quando não houver justa causa
  2. quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei (prisão-sanção ou prisão temporária)
  3. quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo
  4. quando houver cessado o motivo que autorizou a coação
  5. quando não for alguém admitido a prestar fiança, nos casos em que a lei a autoriza
  6. quando o processo for manifestamente nulo
  7. quando extinta a punibilidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são os critérios que determinam a competência para conhecer habeas corpus? Qual a inovação do pacote anticrime sobre o tema?

A

O que vai definir a regra para julgamento de um habeas corpus vai ser a qualidade, seja da autoridade coatora ou mesmo a qualidade do paciente. Esses são dois critérios que o legislador se utiliza para definir as regras de competência do habeas corpus.

A grande novidade do pacote anticrime: estabelece o juiz de garantias como competente para julgar o habeas corpus impetrado antes do oferecimento da denúncia.

17
Q

Em que casos o STF será competente para conhecer originariamente de um habeas corpus?

A

QUALIDADE DOS PACIENTES

Sendo pacientes:

  1. O Presidente da República ou seu Vice
  2. Os membros do Congresso Nacional
  3. Os Ministros do STF
  4. O Procurador Geral da República
  5. Autoridade ou funcionário cujos atos estejam sujeitos diretamente à jurisdição do Supremo Tribunal Federal

QUALIDADE DA AUTORIDADE COATORA

Quando o ato emanar:

  1. Do Presidente da República ou seu Vice
  2. Dos membros Das mesas das duas casas do Congresso Nacional
  3. Do STF
  4. Do Procurador Geral da República
  5. Do Tribunal de Contas da União
  6. De Tribunal Superior
18
Q

Em que casos o STF será competente para conhecer recurso ordinário em habeas corpus?

A

Quando for proferida decisão denegatória em decisão de única instância por Tribunal Superior

19
Q

Em que casos o STJ será competente para conhecer originariamente de um habeas corpus?

A

QUALIDADE DOS PACIENTES

Sendo pacientes:

  1. Governadores
  2. Desembargadores dos Tribunais de Justiça
  3. Membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal
  4. Membros dos TRFs, TREs e TRTs
  5. Membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios
  6. Membros do Ministério Público da União que oficiem perante tribunais

QUALIDADE DA AUTORIDADE COATORA

Quando o ato emanar:

  1. De Tribunal sujeito à sua jurisdição
  2. De Ministro de Estado
  3. De Comandante das Forças Armadas
20
Q

Em que casos o STJ será competente para conhecer recurso ordinário em habeas corpus?

A

Os habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, quando a decisão for denegatória.

21
Q

Em que casos os TRFs serão competentes para conhecer originariamente de um habeas corpus? E os Juízes Federais? E a Justiça do Trabalho?

A
  • TRF: quando a autoridade coatora for juiz federal
  • Juízes Federais: em matéria criminal de sua competência ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos não estejam diretamente sujeitos a outra jurisdição
  • TST e TRTs: quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição
22
Q

Quais são os requisitos da petição inicial de habeas corpus?

A

O habeas corpus, ainda, a sua petição inicial é extremamente simples e deve atender a esses requisitos: ser redigida em vernáculo, em língua portuguesa; deve descrever de forma correta e detalhada a violência, a coação ou a ameaça de coação; deve indicar tanto o paciente, que é aquele que sofre a coação, como indicar quem é a autoridade coatora; e deve contar com a assinatura do impetrante e a indicação da sua residência.

23
Q

O habeas corpus admite a produção de provas?

A

Cognição sumária

O habeas corpus é uma ação de cognição sumária. Ele não admite a produção de provas

24
Q

Cabe a concessão de medida liminar em habeas corpus?

A

Sim

O seu procedimento prevê o cabimento de medida liminar e o mais próximo que se admite de uma instrução probatória em habeas corpus é a determinação de apresentação do acusado perante a autoridade competente para o julgamento do habeas corpus, ou, como é comum, a prestação de informações pela autoridade coatora.

25
Q

O habeas corpus admite o chamado “efeito extensivo”?

A

Do mesmo modo que é cabível nos recursos a aplicação do efeito extensivo, previsto no art. 580 do CPP, aqui também no habeas corpus o efeito extensivo terá cabimento. Então, no caso de concurso de agente, do art. 29, a decisão do recurso ou do habeas corpus que tenha sido impetrado por um único réu, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, ela aproveita aos demais réus, aproveita aos demais acusados que estejam em mesma situação. É o denominado efeito extensivo no habeas corpus.

26
Q

Quais são os recursos contra as decisões de habeas corpus? QUal o prazo para sua interposição?

A
  • Recurso em sentido estrito contra a decisão de conceder ou negar a ordem de habeas corpus
  • Reexame necessário da ordem de habeas corpus concedida pelo juiz de 1ª instância
  • Recurso ordinário ao STJ e STJ, nas hipóteses específicas previstas na CF, no prazo de 5 dias
27
Q

Quem tem competência para conhecer de habeas corpus contra decisão do JECrim? O Tribunal de Justiça ou a Turma Recursal?

A

Turma Recursal

Nos feitos regidos pela Lei nº 9.099/1995, a competência para o processo e julgamento de habeas corpus contra decisão singular de juiz do Juizado Especial Criminal é da Turma Recursal, e não do Tribunal de Justiça (STJ, HC nº 30.155/RS, 5ª Turma, rel. Min Jorge Scartezzini, julgado em 11.05.2004).

28
Q

Caso o recurso em habeas corpus seja interposto fora do prazo legal, ele ainda pode ser conhecido?

A

Habeas corpus substitutivo

Entende-se, excepcionalmente, que ele poderá ser conhecido como HC substitutivo, a fim de se verificar flagrante ilegalidade, abuso de poder ou teratologia de ofício, evitando-se, assim, prejuízo à ampla defesa e ao devido processo legal (STJ, RHC nº 79.337/SP, 5ª Turma, rel. Min. Felix Fischer, julgado em 28.03.2017; e RHC nº 35.986/RS, 6ª Turma, rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 26.04.2016).

29
Q

É possível a expedição de ordem de habeas corpus de ofício pelo Juiz? E pelo Tribunal?

A

De acordo com o artigo 654, §2º, do CPP existe um permissivo legal autorizando a concessão de Habeas Corpus de ofício pelos juízes e tribunais, confira-se: “CPP, Art. 654.(…) § 2º Os juízes e os tribunais têm competência para expedir de ofício ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal