ÉTICA Flashcards
A ética é um exercício individual e diário que deve ser considerado por todos, pois são os comportamentos coletivos que definem a imagem organizacional.
V
A liberdade como valor humano é um direito de agir com autodeterminação e independência guiada pela própria vontade a ser expressa sem a imposição dos limites da lei.
Toda sociedade precisa de parâmetros de orientação, a Lei impõe as condutas aceitáveis— apoiadas na ética — e as condutas inaceitáveis, e suas consequências.
A ética possibilita análises sobre os costumes das pessoas em grupos, fortalecendo princípios e valores para norteá-las a terem atitudes corretas dentro da legalidade.
V
Como parte da filosofia, a ética se ocupa do comportamento moral do homem.
V
Ética é o conhecimento que oferta ao homem critérios para a eleição da melhor conduta, tendo em vista o seu interesse individual.
Ética é teoria —————– Moral é prática
Ética é o princípio ———— Moral é conduta
Ética é permanente ———- Moral é temporal
Ética é universal ————– Moral é cultura
Ética é regra —————— Moral é conduta da regra
De acordo com a Lei n.º 8.112/1990, a posse do servidor no cargo ocorrerá no prazo de trinta dias, contados da publicação do ato de provimento.
V
O responsável por ato de improbidade administrativa se sujeita, entre outras penalidades, à perda de direitos políticos por até oito anos.
F. O responsável por ato de improbidade administrativa se sujeita, entre outras penalidades, caso incorra em ato que cause enriquecimento ilícito e lesão ao erário, respectivamente, a suspensão de direitos políticos por até 14 e 12 anos.
O termo moral significa costume, regulação dos comportamentos
considerados como adequados a determinado grupo social.
A moral, no serviço público, aplica-se às relações de comando e obediência, já que é normativa, correspondendo ao traçado do comportamento que se espera do agente e, por isso, lhe é exigível, visando ao que é bom para si e para todos.
V
O termo ética significa caráter, disciplina filosófica, fundamento da moralidade e princípio ideal da ação humana.
V
Os problemas éticos surgem quando a pessoa precisa adotar determinados valores e tomar sua decisão.
F. PROBLEMAS MORAIS
A ética, por meio da investigação empírica, busca explicar determinadas realidades sociais, ou seja, o sentido que o homem dá às suas ações, para ser efetiva e verdadeiramente feliz.
A ética, por meio da investigação teórica busca explicar determinadas realidades sociais, ou seja, o sentido que o homem dá às suas ações, para ser efetiva e verdadeiramente feliz.
A ética é a reflexão sobre as ações que são virtuosas e as ações que não o são.
V
Segundo o princípio da integridade, o profissional deve evitar circunstâncias ou influências que afetem ou possam ser vistas como capazes de afetar o seu julgamento profissional e de impedi-lo de agir de maneira imparcial e sem viés.
F. Independência e objetividade – ser livre de circunstâncias ou influências que afetem ou possam ser vistas como capazes de afetar o julgamento profissional e agir de maneira imparcial e sem viés;
Integridade –
agir honestamente, confiavelmente, de boa fé e no interesse público;
Competência
– adquirir e manter conhecimentos e habilidades adequados ao papel, agir de acordo com as normas aplicáveis e com o devido zelo;
Confidencialidade e transparência –
proteger adequadamente a informação, equilibrando isso com a necessidade de transparência e accountability”
O Código de Conduta da Alta Administração Federal veda, explicitamente, que o dirigente público receba qualquer presente que ultrapasse o valor de R$ 1.000,00, excetuando os casos protocolares de autoridade estrangeira.
distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, não ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais).
O sociólogo Max Weber estabeleceu dois parâmetros éticos para orientar nossas ações ou atividades. Em termos mais específicos, orientamos nossos comportamentos pela ética da responsabilidade ou pela ética da convicção. No entanto esses padrões são diferentes e opostos.
Ética da convicção se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados. Ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual
Um código de ética no serviço público não deve ter a pretensão de uso universal, mas, sim, ser dedicado à solução de conflitos morais específicos do grupo de servidores que por ele é compreendido, não sendo, necessariamente, um instrumento repressor ou disciplinador.
V
objetos da ética
moral
ética axiologica
estuda valores
deontologia
conjunto de regras e condutas
ética do fim
revelar o fim que guia comportamento humano