Estatuto Dos Servidores de Moc( Art 64-90) Flashcards
Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: (4)
In ** Grat* AA
I – indenizações;
II – gratificações;
III – adicionais;
IV – abono família.
Obs :
§ 1º - As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.
§ 2º - As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.
É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração pessoal.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Exemplo prático: Se professores de uma determinada categoria recebem um aumento salarial, esse aumento não pode ser automaticamente aplicado a outros profissionais do setor público, como enfermeiros ou dentistas , a menos que haja uma decisão independente para ajustar também seus salários.
Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público poderão ser computados e acumulados, para fins de concessão e acréscimos ulteriores.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
Art. 65 - É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal.
Parágrafo único - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
Exemplo prático: Se um servidor público recebe um bônus ou gratificação por um projeto especial, esse valor extra não será considerado quando for calculado um aumento percentual de salário futuro baseado no salário base; assim, os acréscimos não impactam no cálculo de futuras elevações remuneratórias.
Constituem indenizações ao servidor: (3)
I – diária;
II – transporte;
III – outras que a lei indicar.
DISTRATO
Não cumpriu o que prometeu ,tem que indenizar !
O servidor que, a serviço, se afastar do Município em caráter eventual ou transitório, para outro ponto do território nacional, fará jus a diárias para cobrir as despesas de pousada, alimentação e locomoção urbana.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A diária será paga antecipadamente e, em qualquer caso, estará sujeita a posterior comprovação. Ela será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora do Município.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
O servidor que receber diária e não se afastar do Município, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-la integralmente, no prazo de ——- dias .
3
Na hipótese de o servidor retornar ao Município em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá a diária recebida em excesso, no prazo estabelecido no artigo.(3 dias )
O servidor que, a serviço, afastar-se da sede do município fará jus às passagens necessárias para o seu deslocamento.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Poderá ser concedida indenização ao servidor que realizar despesas com transporte para a execução de serviços fora da sede, em situações inadiáveis e excepcionais, conforme se dispuser em regulamento.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Exemplo prático: Um funcionário da prefeitura precisa viajar a outra cidade para inspecionar uma instalação de emergência após um desastre natural. As despesas com essa viagem, como gasolina ou passagens podem ser reembolsadas pela administração pública, seguindo as diretrizes estabelecidas no regulamento pertinente.
O abono-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico, à razão de 1% (um por cento) sobre o menor vencimento básico pago pela municipalidade.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O abono-família é um benefício concedido ao servidor público, seja ele ativo ou aposentado, para ajudar no sustento de seus dependentes econômicos. No exemplo dado, onde o menor vencimento básico pago pela municipalidade é de R$ 1.400, o cálculo do abono-família por dependente seria de 1% deste valor.
Portanto, o servidor receberia R$ 14 mensais como abono-família para cada dependente econômico registrado.
Somente terá direito ao abono-família o servidor que perceba até ————-vezes o menor vencimento básico para municipalidade.
Duas .
Consideram-se dependentes econômicos, para efeito de concessão do abono família:
I – o cônjuge ou companheiro e os filhos, inclusive os enteados, até 18 (dezoito) anos de idade ou, se estudante, até 24 (vinte e quatro) anos ou, se inválido, de qualquer idade;
II – o menor de 18 (dezoito) anos que, mediante autorização judicial, viva na companhia e às expensas do servidor, ou do inativo.
Não se configura a dependência econômica quando o beneficiário do abono-família perceber rendimento de trabalho ou de qualquer outra fonte, inclusive pensão ou provento da aposentadoria, em valor igual ou superior ao menor vencimento básico da municipalidade.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Quando pai e mãe forem servidores públicos, o abono-família será pago a um deles, e, se separados, as cotas a que faziam jus serão atribuídas àquele a cujo cargo ficar a guarda do dependente.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
O abono-família não está sujeito a quaisquer tributos, nem servirá de base para qualquer contribuição, inclusive para a seguridade social.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro. Isso significa que não recolhe INSS ou imposto de renda sobre esse valor .
Poderão ser deferidas ao servidor as seguintes gratificações: (5)
I – pelo exercício de cargo de direção, chefia e assessoramento.
II – como estímulo à produção individual;
III – como estímulo à produção coletiva;
IV – natalina;
V – outras que forem criadas por lei.
A gratificação natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A gratificação natalina, comumente chamada de décimo terceiro salário, é calculada como 1/12 da remuneração do servidor no mês de dezembro por cada mês de serviço prestado durante o ano. Se o servidor trabalhou o ano inteiro, ele recebe o equivalente a um salário extra no final do ano, correspondendo a 12/12 da remuneração de dezembro. Se trabalhou apenas parte do ano, o valor é proporcional ao número de meses trabalhados.
Considera-se mês integral a fração igual ou superior a —- dias.
15 .
Se o servidor trabalhou 15 ou mais dias ,será contatado como se tivesse trabalhado 1 mês completo .
A gratificação natalina será paga até o dia ———————-de dezembro de cada ano, facultando o pagamento, a título de adiantamento, de 50% (cinquenta por cento) da gratificação no período de fevereiro a novembro de cada ano.
20 .
O servidor exonerado perceberá a gratificação natalina, proporcionalmente aos meses de exercício, calculada sobre a remuneração do mês da exoneração
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
O décimo terceiro é tratado como um benefício isolado, destinado especificamente para ser um pagamento adicional ao final do ano, sem impactar outros cálculos remuneratórios.
As gratificações pelo exercício de:
Inciso I -Cargo de direção, chefia e assessoramento;
Inciso II- como estímulo à produção individual
Inciso III- como estímulo à produção coletiva,
serão disciplinadas por Decreto expedido pelo Chefe do Poder Executivo, observada as diretrizes fixadas em lei, nos seguintes percentuais:
a) do inciso I, de até 150% (cento e cinquenta por cento) sobre o vencimento básico;
b) do inciso II, de até 100% (cem por cento) do vencimento básico do cargo efetivo ocupado pelo beneficiário da gratificação;
c) do inciso III, de até 50% (cinquenta por cento) da média dos vencimentos básicos dos componentes da equipe de trabalho para cada um de seus membros;
Serão deferidos ao servidor, na forma da lei, os seguintes adicionais:(3)
I – pela prestação de serviço extraordinário;
II – pela prestação de trabalho noturno;
III – de férias.
“Adicionais de férias ,Noturno e horas extras “
O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação ao valor da hora normal de trabalho.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .Isso significa que a hora extra será paga com o adicional de 50% em relação ao valor da hora normal .