Estatuto dos Servidores (Art 196 - 238 Final ) Flashcards
Para atender a necessidade de excepcional interesse público, poderá haver, mediante autorização do Prefeito, contratação de pessoal por prazo determinado, sob a forma de contrato de direito administrativo, caso em que o contratado será considerado servidor público.
Verdadeiro ou falso?
Falso. Não será considerado servidor público.
Art. 197 - Consideram-se de necessidade de excepcional interesse público as contratações que visem a:
I - combater surtos epidêmicos;
II - fazer recenseamento;
III - atender a situações de calamidade pública;
Obs: I - nas hipóteses dos incisos I, II e III, contratação até seis meses;
IV - permitir a execução de serviços técnicos por profissional de notória especialização, inclusive estrangeiro;
Na hipótese do inciso IV, até quarenta e oito meses;
V - suprir necessidades excepcionais, transitórias e inadiáveis que, por sua natureza e interesse público relevante, possam gerar situações de calamidade ou prejuízo ao cidadão, em áreas ou setores específicos da Administração Pública Municipal, bem como a substituição imediata de Professor ou Médico.
Na hipótese do inciso V, contrato até doze meses.
É vedado o desvio de função de pessoa contratada na forma deste artigo, bem como sua recontratação, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade criminal da autoridade contratante.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
§ 4º - Na hipótese do inciso IV do artigo, quando os serviços técnicos forem essenciais para a concretização de projetos especiais de pesquisa científica ou desenvolvimento técnico-administrativo especializado, o prazo da contratação poderá ser de até 4 (quatro) anos.
Nas contratações por tempo determinado de serviços técnicos por profissional de notória especialização, inclusive estrangeiro,serão observados os padrões de vencimento do plano de cargos e carreiras do órgão contratante.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
Art. 198 - Nas contratações por tempo determinado, serão observados os padrões de vencimento do plano de cargos, vencimentos e carreiras do órgão contratante, exceto na hipótese do inciso IV do artigo anterior, quando serão observados os valores do mercado de trabalho.
Art. 199 - Para o desempenho de atividades auxiliares, poderá o Município admitir estagiários, por prazo de 12 meses prorrogável por igual período, mediante convênio com instituições educacionais.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Obs: § 1º - Os estagiários deverão estar matriculados em escolas oficiais ou reconhecidas pelo governo.
§ 2º - Os estudantes de nível médio poderão estar cursando qualquer ano, sendo que os estudantes de nível superior deverão estar matriculados e cursando um dos 3 (três) últimos anos do respectivo curso.
Art. 200 - Ficam criadas 200 (duzentas) vagas para a admissão de estagiários, sendo 80 (oitenta) destinadas a estudantes de ensino ——————- e 120 (cento e vinte) destinadas a estudantes de ensino ——————-
médio
superior .
O exercício das funções dos estagiários deve guardar correlação entre a área de estudo e as atividades próprias das unidades administrativas de designação.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Art. 202 - Os estagiários serão indicados pelas instituições educacionais e poderão ser submetidos a teste seletivo ,a ser aplicado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Art. 203 - A jornada de trabalho para o desempenho das atividades auxiliares será de 4 horas, sendo que o horário de expediente será acertado entre o estagiário e a administração, observada a compatibilidade com o horário escolar.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A administração municipal poderá conceder aos estagiários auxílio financeiro, a título de bolsa complementar educacional correspondente a 60% (sessenta por cento) calculado sobre o menor vencimento pago pela municipalidade, a estagiário de ensino de nível superior.
Verdadeiro ou falso ?
Falso. Por ser de nível superior teria de ser 100%.
I - estagiário de ensino de nível superior, 100% (cem por cento);
II - estagiário de ensino de nível médio, 60% (sessenta por cento).
Art. 205 - O Município poderá conceder o auxílio transporte ao estagiário nos termos do regulamento.
Verdadeiro ou falso ?
Transporte
Art. 206 - São requisitos para a investidura na função de estagiário:
I - declaração de disponibilidade de horário e opção de turno;
II - documento comprobatório de regularidade escolar - atestado de matrícula e freqüência -, com indicação do ano ou período do respectivo curso;
III - documento relativo à qualificação pessoal.
Art. 207 - Não se aplicam aos estagiários, durante o período de estágio, os deveres, proibições e normas disciplinares a que estão sujeitos os servidores públicos municipais,uma vez que esse tipo de contrato não produz vínculo empregatício.
Verdadeiro ou falso?
Falso. Aplicam-se as mesmas proibições e normas disciplinares .
Art. 208 - A admissão do estagiário será firmada por Termo de Compromisso de Estágio, com a interveniência da escola, e caracterizar-se-á vínculo empregatício com o Município.
Verdadeiro ou falso ?
Falso. Não caracteriza vínculo empregatício
Art. 209 - O estagiário poderá ser dispensado a qualquer tempo por ato do Secretário Municipal de administração , a pedido, ou mediante representação motivada do Secretário Municipal da Pasta onde estiver em exercício.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Art. 210 - Ao término do estágio, será expedido certificado pelo Secretário Municipal de Administração, quanto ao período,desempenho e assiduidade do estagiário.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Art. 211 - Em todos os Concursos Públicos para provimento de cargo de provimento efetivo do quadro de pessoal da Administração Direta e Indireta do Município de Montes Claros serão reservados ——— do número de vagas para as pessoas portadoras de deficiência, salvo quanto aos cargos para os quais a Lei exija aptidão plena.
10 %
Art. 212 - Considera-se pessoa portadora de deficiência, para os fins desta Lei, aquela que apresenta, em caráter permanente ou transitório perda ou anormalidade de natureza psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano, desde que conceituada na medicina especializada de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.
Verdadeiro ou falso?
Falso. É obrigatório que a perda ou anormalidade sejam Permanentes .
Art. 213 - Os órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo,pelo princípio da igualdade ,não poderão aplicar provas especiais para os candidatos portadores de deficiência para o preenchimento das vagas reservadas, nos termos desta Lei.
Verdadeiro ou falso ?
Falso . Poderão aplicar provas especiais .
Obs: § 1º - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência é obrigado a declará-la e, em caso de declaração falsa, confirmada em qualquer fase do concurso, poderá sofrer conseqüências legais decorrentes.
§ 2º - O candidato deficiente, no ato da inscrição, caso seja necessário, deverá solicitar condições especiais para se submeter às provas e demais exames previstos no Edital.
Art. 214 - Os candidatos portadores de deficiência, aprovados em concurso público, terão seus nomes publicados em lista à parte.
A cada 10 nomeações de candidatos aprovados, serão nomeados 2 (dois) candidatos portadores de deficiência, obedecida a classificação da lista de deficientes aprovados.
Verdadeiro ou falso?
Falso.É a cada 20 nomeações
Art. 215 - Caso o número de candidatos portadores de deficiência aprovados seja menor do que o número de vagas reservadas aos mesmos, as remanescentes serão ocupadas pelos demais concorrentes, obedecida a ordem de classificação.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Art. 216 - Os candidatos aprovados, portadores de deficiência, serão submetidos a avaliação pela junta médico-pericial municipal, para se verificar a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo ou emprego, devendo seu parecer ser fundamentado.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro