Estatuto Dos servidores ( Art 103-130) Flashcards
Será concedida licença à servidora gestante, por ——— dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.
120
A licença só poderá ter início após a alta da gestante da maternidade em todos os casos .
Verdadeiro ou falso?
Falso . A licença poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.É no caso caso de nascimento prematuro, que a licença terá início a contar do parto.
No caso de natimorto, decorridos 30 dias do evento, a servidora será submetida a exame médico e, se julgada apta, reassumirá o exercício.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
No caso de aborto atestado por médico oficial, a servidora terá direito a 30 (trinta) dias de licença remunerada.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O servidor terá direito à licença-paternidade de 5 dias consecutivos em caso de nascimento de filho ,não se aplicando esse prazo a casos de adoção .Verdadeiro ou falso?
Falso. Pelo nascimento ou ADOÇÃO de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.
Para amamentar o próprio filho até a idade de seis meses, a servidora lactante terá direito, durante a jornada de trabalho, a intervalo de ———- minutos por turno.
30
À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade serão concedidos 120 dias de licença remunerada.
Verdadeiro ou falso?
Falso. Pelo estatuto: À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade serão concedidos 60 (sessenta) dias de licença remunerada.
Obs: Isso com certeza é tema de muita polêmica ,pois existem legislações federais que afirmam que a trabalhadora terá direito a 120 dias de licença maternidade,independente de ser uma criança adotada ou não .Mas por enquanto ,vamos decorar o que está na lei orgânica.
No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano e menos de 6 (seis) anos de idade, o prazo de que trata este artigo será de 15 dias.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro:
Não confundir !Na Adoção ou guarda de criança até um ano de idade serão concedidos 60 (sessenta) dias de licença remunerada .Mas se a criança tiver entre 1 (um) ano e menos de 6 (seis) anos de idade, o prazo de que trata este artigo será de 15 (quinze) dias.
Ao servidor que for convocado para o serviço militar e outros encargos da segurança nacional será concedida licença com suspensão temporária dos vencimentos ou remuneração .
Verdadeiro ou falso?
Falso. Ao servidor que for convocado para o serviço militar e outros encargos da segurança nacional será concedida licença com vencimentos ou remuneração INTEGRAIS .
Durante a licença para o servidor que for convocado para o serviço militar e outros encargos da segurança nacional , o servidor pode acumular integralmente os vencimentos civis e militares .
Verdadeiro ou falso?
Falso .
Art. 107 - § 2º - Dos vencimentos ou remuneração, descontar-se-á a importância que o servidor perceber na condição de incorporado, salvo se optar pelo soldo do serviço militar.
A legislação prevê que servidores públicos convocados para o serviço militar ou outros encargos relacionados à segurança nacional têm direito a uma licença, durante a qual receberão seus vencimentos ou remuneração integralmente. Durante esse período, qualquer valor que o servidor receber em função de sua incorporação ao serviço militar será descontado de seus vencimentos ou remuneração, a menos que o servidor escolha receber apenas o soldo militar. Isso significa que o servidor não pode acumular integralmente os vencimentos civis e militares, a menos que opte explicitamente pelo soldo do serviço militar.
O servidor desincorporado do serviço militar , reassumirá dentro de 30 (trinta) dias consecutivos, o exercício de seu cargo, sob pena de perda dos vencimentos ou remuneração e, se a ausência exceder àquele prazo, de ————- por abandono de cargo.
Demissão
Quando um servidor público que é oficial da reserva das forças armadas for convocado para estágios militares previstos nos regulamentos, ele tem direito a uma licença com pagamento completo de seu salário ou remuneração normal, desde que não receba nenhuma remuneração pelo estágio militar. Se o estágio for pago, o servidor tem o direito de escolher entre receber o salário do estágio militar ou seu salário regular como servidor público.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Durante o estágio probatório , poderá ser concedida, a critério da Administração, licença sem remuneração, para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 2 (dois) anos consecutivos, prorrogável por igual período.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
Art. 109 - Ao servidor ESTÁVEL poderá ser concedida, a critério da Administração, licença sem remuneração, para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 2 (dois) anos consecutivos, prorrogável por igual período.
Ou seja ,somente servidores ESTÁVEIS têm direito à licença para tratar de interesses particulares,não se aplicando aos servidores durante o estágio probatório,uma vez que esses não são estáveis .
A licença sem remuneração para cuidar de interesses particulares não pode ,em hipótese alguma ,ser interrompida .
Verdadeiro ou falso?
Falso .
Art. 110 - A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
A concessão de nova licença para cuidar de interesses particulares somente ocorrerá após decorrido período de efetivo exercício igual ou superior ao da licença anterior.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Não se concederá licença sem remuneração para cuidar de interesses particulares ao servidor:
I - que esteja sujeito a indenização ou devolução aos cofres públicos;
II - na condição de ocupante de cargo de provimento em comissão, salvo se requerer exoneração;
III - que esteja respondendo a processo administrativo disciplinar.
Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar o cônjuge ou companheiro que, servidor público, for mandado servir, independentemente de solicitação, em outro ponto do Estado, do território nacional ou no exterior, ou quando for cumprir mandato eletivo. A licença será concedida sem remuneração, mediante pedido devidamente instruído, e vigorará pelo prazo de até ——anos.
2
Obs:
§ 2º - Findo o prazo a que se refere o parágrafo anterior, e persistindo as razões do afastamento, a licença poderá ser prorrogada no máximo por igual período, e somente poderá ser renovada após cumprido igual período de efetivo exercício.
§ 3º - Decorrido o prazo de prorrogação da licença, e não tendo o servidor reassumido o exercício, poderá ser demitido por abandono de cargo, mediante processo administrativo.
É assegurado ao servidor o direito à licença para o exercício de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical da categoria do servidor público de âmbito municipal,desde que sem remuneração de seu cargo, na forma de regulamento.
Verdadeiro ou falso?
Falso . É assegurado ao servidor o direito à licença para o exercício de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical da categoria do servidor público de âmbito municipal, SEM PREJUÍZO da remuneração de seu cargo, na forma de regulamento.
Obs:
§ 1º - Somente poderão ser licenciados servidores eleitos para cargos de direção nas referidas entidades, até o máximo de 2 (dois) por entidade.
§ 2º - A licença terá duração igual à do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição.
O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 anos de efetivo exercício.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
Art. 115 - O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício.
Como condição para a aquisição da estabilidade, a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade é prescindível.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
Art. 115 Parágrafo único - Como condição para a aquisição da estabilidade, é OBRIGATÓRIA a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
OBS:Cuidado com a palavra prescindir.Prescindir significa que uma coisa não é obrigatória.As bancas gostam de trocar essa palavra para confundir o candidato .
O servidor público estável só perderá o cargo:
I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
II - mediante processo administrativo no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei, assegurada ampla defesa.m
Em outras palavras :
I - Sentença Judicial Transitada em Julgado: O servidor só pode ser demitido se houver uma decisão final na justiça que não permite mais recursos.
II - Processo Administrativo com Defesa: O servidor só pode ser demitido após um processo administrativo onde ele tenha a chance de se defender adequadamente.
III - Avaliação Periódica de Desempenho: O servidor pode ser demitido se não atender aos padrões de desempenho estabelecidos, desde que tenha oportunidade de defesa durante o processo de avaliação.
ART -117 Sem prejuízo da remuneração, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
I - no dia do seu aniversário;
II - por 1 (um) dia ao mês, em caso de doação de sangue;
III - por 1 (um) dia, a fim de se alistar eleitor;
IV - por 8 (oito) dias consecutivos, em razão de seu casamento;
V - por 5 (cinco) dias consecutivos, em razão de falecimento do cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente, madrasta ou padrasto, enteados, menor sob guarda ou tutela;
VI - por 3 (três) dias consecutivos, em razão de falecimento de irmãos, avós, sogra, sogro, genro e netos.
Questão:
Considere a seguinte situação envolvendo três servidores públicos do município de Montes Claros , Ana, Bruno, e Carlos, cada um passando por uma circunstância distinta:
- Ana se casou no dia 1º de abril.
- Bruno perdeu seu irmão e o funeral ocorreu no dia 5 de abril.
- Carlos doou sangue no dia 3 de abril e também é seu aniversário.
De acordo com o Art. 117 que regula as licenças para servidores públicos, calcule quantos dias cada servidor poderá se ausentar do serviço sem prejuízo da remuneração, considerando suas respectivas situações.
- Ana: Como Ana se casou, ela tem direito a se ausentar do serviço por 8 dias consecutivos para celebração de seu casamento, conforme o inciso IV do artigo.
- Bruno: Bruno perdeu seu irmão e, de acordo com o inciso VI, ele pode se ausentar por 3 dias consecutivos devido ao falecimento de um irmão.
- Carlos: Carlos doou sangue e também é seu aniversário no mesmo dia. Ele pode se ausentar por 1 dia para a doação de sangue, conforme o inciso II, e 1 dia adicional por ser o dia de seu aniversário, conforme o inciso I. No entanto, como ambos os eventos ocorrem no mesmo dia, ele terá apenas 1 dia de ausência remunerada, não acumulando os dois.
Assim, Ana pode se ausentar por 8 dias, Bruno por 3 dias, e Carlos por 1 dia.