DO PROCESSO DE CONHECIMENTO E DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - DO PROCEDIMENTO COMUM, DISPOSIÇÕES GERAIS e FASE POSTULATORIA. Flashcards
Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei.O procedimento comum não se aplica subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução.
errado
APLICA-SE subsidiariamente
De acordo com os arts. 322 e 324 do CPC, a regra é que o pedido deve ser certo e determinado.O pedido certo é aquele expresso, ou seja, que deve ser existente no ordenamento jurídico e na petição inicial. Nesse sentido, o pedido certo e determinado é conhecido como pedido específico (regra), já o pedido que é certo e determinável é conhecido como pedido genérico (exceção)
certo
Quando o autor faz um pedido específico, a sentença também deve ser específica (líquida). Já quando o autor faz um pedido genérico, a sentença pode ser genérica (ilíquida).
certo
em ambos os casos o pedido deve ser certo. o que torna o pedido generico é a sua DETERNABILIDADE, e nao sua certeza
A petição indicará exceto
A) o juízo a que é dirigida;
B) os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu;
C) o fato e os fundamentos jurídicos do pedido;
D) o pedido sem as suas especificações;
E) o valor da causa;
errado
D) com as especificações
Caso não disponha das informações previstas no inciso II, não poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção.
errado
PODERA SIM requerer diligencias
A petição inicial será indeferida se, a despeito da falta de informações a que se refere o inciso II, for possível a citação do réu
errado
NAO SERA indeferida se mesmo faltando as informações da pra citar o reu
A petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação.
certo
O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 5 (cinco) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
errado
15 dias
Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial.
certo
O pedido pode ser certo.Compreendem-se no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, salvo os honorários advocatícios.
errado
o pedido DEVE ser certo
inclusive os honorarios advocaticios
A interpretação do pedido considerará individualmente cada elemento da postulação e observará o princípio da boa-fé.
errado
considerará o CONJUNTO da postulação
Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, desde que aludidas expressamente pelo autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las
errado
independentemente de declaração expressa
O pedido deve ser determinado.É lícito, porém, formular pedido genérico:
I - nas ações universais, se o autor não puder individuar os bens demandados;
II - quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato;
III - quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.
certo
certo e determinavel= generico= sentença generica/iliquida
Não se aplica à reconvenção pedidos genericos
errado
O disposto neste artigo aplica-se à reconvenção.
O pedido será alternativo quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo.Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz lhe assegurará o direito de cumprir a prestação de um ou de outro modo, ainda que o autor não tenha formulado pedido alternativo.
certo