PROTOCOLO DE PREVENÇÃO, SUPRESSÃO E PUNIÇÃO DO TRÁFICO DE PESSOAS - COMPLEMENTAR À CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONTRA O CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL Flashcards

1
Q

Qual foi a finalidade do Protocolo?

A

O Protocolo foi firmado considerando que a prevenção e o combate ao tráfico de pessoas requerem atuação conjunta dos países de origem, de trânsito e de destino, com medidas destinadas a prevenir o tráfico, punir os traficantes e proteger suas vítimas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Protocolo foi ratificado pelo Brasil?

A

No Brasil, foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo n. 231, de 29 de maio de 2003, e ratificado em 29 de janeiro de 2004. Entrou em vigor internacional em 29 de setembro de 2003 e, para o Brasil, em 28 de fevereiro de 2004. Foi finalmente promulgado pelo Decreto n. 5.017, de 12 de março de 2004.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os objetivos do Protocolo?

A

São eles:
• prevenir e combater o tráfico de pessoas, com especial atenção às mulheres e às crianças; proteger e ajudar as vítimas do tráfico, com respeito pleno aos seus direitos humanos; e,
• promover a cooperação entre os Estados Partes com a finalidade de atingir tais objetivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o conceito, adotado pelo Protocolo, de tráfico de pessoas?

A

A expressão “tráfico de pessoas” significa o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as formas de exploração que caracterizam a conduta como “tráfico de pessoas”?

A

A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O consentimento da vítima descaracteriza o tráfico de pessoas?

A

Não, desde que tenha sido empregado quaisquer dos meios indicados no conceito de tráfico de pessoas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No caso específico do recrutamento, do transporte, da transferência, do alojamento ou do acolhimento de uma criança para fins de exploração, a não utilização dos meios indicados no conceito de tráfico de pessoas descaracterizará a conduta como tal?

A

Não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o conceito de criança, empregado pelo Protocolo?

A

Criança significa qualquer pessoa com idade inferior a dezoito anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual é o âmbito de aplicação do Protocolo?

A

Salvo disposição em contrário, aplica-se à prevenção, à investigação e à repressão das infrações estabelecidas como mandados de criminalização pelo Protocolo, quando essas infrações forem de natureza transnacional e envolverem grupo criminoso organizado, bem como à proteção das vítimas dessas infrações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são as medidas de proteção previstas pelo Protocolo em relação às vítimas da conduta de tráfico de pessoas?

A
  • Proteção à privacidade e a identidade das vítimas, além da confidencialidade dos procedimentos judiciais a elas referentes;
  • Medidas assecuratórias acerca dos procedimentos judiciais e administrativos aplicáveis;
  • Assistência para que as suas opiniões e preocupações sejam apresentadas e tomadas em conta em fases adequadas do processo penal instaurado contra os autores das infrações, sem prejuízo dos direitos da defesa.
  • Medidas para recuperação física, psicológica e social das vítimas de tráfico de pessoas, tais como alojamento adequado; aconselhamento e informação, especialmente quanto aos direitos que a lei lhes reconhece, numa língua que compreendam; assistência médica, psicológica e material; e oportunidades de emprego, educação e formação.
  • Garantia de segurança física enquanto as vítimas se encontrarem em seu território.
  • Garantia de indenização às vítimas pelos danos sofridos de acordo com o sistema jurídico dos Estados-partes.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são os mandados de criminalização previstos pelo Protocolo?

A

Os Estados-partes devem criminalizar:
• os atos descritos como tráfico de pessoas, que tenham sido praticados intencionalmente, bem como sua tentativa,
• a participação como cúmplice,
• a organização da prática do tráfico ou a conferência de instruções a outras pessoas para que a pratiquem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais condicionantes devem ser levadas em conta pelos Estados-partes ao estabelecer as medidas de proteção às vítimas de tráfico de pessoas?

A

Cada Estado-parte terá em conta a idade, o sexo e as necessidades específicas das vítimas de tráfico de pessoas, designadamente, as necessidades específicas das crianças, incluindo o alojamento, a educação e cuidados adequados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são as diretrizes apontadas pelo Protocolo em relação ao repatriamento das vítimas de tráfico de pessoas?

A

O Estado Parte:

  • do qual a vítima seja nacional ou no qual a pessoa tinha direito de residência permanente, no momento de entrada no território do Estado Parte de acolhimento, facilitará e aceitará, sem demora indevida ou injustificada, seu regresso, tendo devidamente em conta a segurança da vítima.
  • do qual a vítima seja nacional ou no qual tinha direito de residência permanente no momento de entrada no território do Estado Parte de acolhimento aceitará emitir, a pedido do Estado Parte de acolhimento, os documentos de viagem ou outro tipo de autorização necessária que permita à pessoa viajar e ser readmitida no seu território.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os objetivos das medidas voltadas ao intercâmbio de informações entre os Estados-partes do Protocolo?

A

Deverão procurar identificar:
• Se as pessoas que atravessam ou tentam atravessar uma fronteira internacional com documentos de viagem pertencentes a terceiros ou sem documentos de viagem são autores ou vítimas de tráfico de pessoas;
• Os tipos de documentos de viagem que as pessoas têm utilizado ou tentado utilizar para atravessar uma fronteira internacional com o objetivo de tráfico de pessoas; e
• Os meios e métodos utilizados por grupos criminosos organizados com o objetivo de tráfico de pessoas, incluindo o recrutamento e o transporte de vítimas, os itinerários e as ligações entre as pessoas e os grupos envolvidos no referido tráfico, bem como as medidas adequadas à sua detecção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são as medidas apontadas pelo Protocolo de controle de fronteiras?

A
  • Prevenção do uso de meios de transporte explorados por transportadores comerciais na prática das condutas previstas pelo Protocolo, especialmente, pela imposição aos transportadores comerciais da obrigação de certificar-se de que todos os passageiros sejam portadores dos documentos de viagem exigidos para a entrada no Estado de acolhimento.
  • Possibilidade de tomar medidas que permitam a recusa ou anulação dos vistos de pessoas envolvidas na prática das infrações estabelecidas pelo Protocolo;
  • Fortalecimento da cooperação entre os serviços de controle de fronteiras, mediante, entre outros, o estabelecimento e a manutenção de canais de comunicação diretos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são as medidas indicadas pelo Protocolo aos Estados-partes quanto aos documentos de viagem?

A
  • Assegurar a qualidade dos documentos de viagem ou de identidade que emitir, para que não sejam indevidamente utilizados nem facilmente falsificados ou modificados, reproduzidos ou emitidos de forma ilícita; e
  • Assegurar a integridade e a segurança dos documentos de viagem ou de identidade por si ou em seu nome emitidos e impedir a sua criação, emissão e utilização ilícitas.
17
Q

Qual a extensão da cláusula de salvaguarda prevista pelo Protocolo?

A

O Protocolo não prejudicará os direitos, obrigações e responsabilidades dos Estados e das pessoas por força do Direito Internacional, incluindo-se aí o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Internacional Humanitário, e se forem aplicáveis a Convenção de 1951 e o Protocolo de 1967 relativos ao Estatuto dos Refugiados e ao princípio do non-refoulement.

18
Q

Qual foi o papel da Lei nº 13.344/2016 no ordenamento jurídico brasileiro?

A

A Lei n. 13.344/2016 (Lei de Tráfico de Pessoas) atualizou a legislação interna, que, anteriormente, punia o tráfico de pessoas apenas diante da finalidade de exploração sexual (arts. 231 e 231-A do Código Penal).
A nova lei é genérica e visa reprimir o tráfico de pessoas cometido no território nacional contra vítima brasileira ou estrangeira e no exterior contra vítima brasileira (art. 1º).

19
Q

Quais foram as condutas tipificadas pela Lei nº 13.344/2016?

A
  • Foram tipificadas diversas condutas (agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso) e
  • finalidades de tráfico de pessoas, como o tráfico para fins de remoção de órgãos, submissão a trabalho escravo, servidão, adoção ilegal ou exploração sexual (redação do art. 149-A do CP), em linha com o art. 3º do Protocolo analisado.
20
Q

Quais são os 3 eixos sobre os quais se assenta a Lei 13.344/2016?

A

A Lei n. 13.344/2016, na linha do que dispõe o Protocolo, é calcada em 3 eixos, a saber:

  • prevenção (capítulo II),
  • repressão (capítulo III); e,
  • proteção e assistência às vítimas (capítulo IV).