CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE TODOS OS TRABALHADORES MIGRANTES E DOS MEMBROS DAS SUAS FAMÍLIAS Flashcards
O Brasil ratificou a Convenção?
No Brasil, em 15 de dezembro de 2010, o Poder Executivo submeteu a apreciação de seu texto ao Congresso Nacional por meio da “Mensagem de Acordos, convênios, tratados e atos internacionais” – MSC n. 696/2010, a qual ainda está em tramitação.
Quais os objetivos da Convenção?
Seu objetivo fundamental foi estabelecer normas para uniformizar princípios fundamentais relativos ao tratamento dos trabalhadores migrantes e de suas famílias, por meio de uma proteção internacional adequada, especialmente, tendo em vista sua situação de vulnerabilidade e seu afastamento do Estado de origem.
A Convenção considerou a questão relativa aos imigrantes ilegais?
A Convenção considerou a adoção de medidas adequadas para prevenir e eliminar os movimentos clandestinos e o tráfico dos trabalhadores migrantes, assegurando, ao mesmo tempo, a proteção dos direitos fundamentais desses trabalhadores.
Quais são os destinatários das disposições da Convenção?
Salvo disposição em contrário em seu texto, aplica-se a todos os trabalhadores migrantes e aos membros das suas famílias sem qualquer distinção fundada nomeadamente no sexo, raça, cor, língua, religião ou convicção, opinião política, origem nacional, étnica ou social, nacionalidade, idade, posição econômica, patrimônio, estado civil, nascimento ou outra situação.
A Convenção também é aplicável aos processos migratórios dos trabalhadores migrantes e aos membros de suas famílias?
Sim. A Convenção aplica-se também a todo o processo migratório dos trabalhadores migrantes e membros das suas famílias, tais como:
• preparação da migração;
• a partida;
• o trânsito e a duração total da estada;
• a atividade remunerada no Estado de emprego, bem como
• o regresso ao Estado de origem ou ao Estado de residência habitual.
Qual o conceito de “trabalhador migrante”?
A expressão “trabalhador migrante” refere-se a uma pessoa que vai exercer, exerce ou exerceu uma atividade remunerada em um Estado do qual ele não é um cidadão.
Qual o conceito de “trabalhador fronteiriço”?
A expressão “trabalhador fronteiriço” refere-se a um trabalhador migrante que conserva a sua residência habitual num Estado vizinho ao qual ele normalmente regressa todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana.
Qual o conceito de “trabalhador sazonal”?
A expressão “trabalhador sazonal” refere-se a um trabalhador migrante cuja atividade, pela sua natureza, depende de condições sazonais e só se realiza durante parte do ano.
Qual o conceito de “marinheiro”?
A expressão “marinheiro”, que inclui pescadores, refere-se a um trabalhador migrante empregado a bordo de um navio matriculado em um Estado do qual ele não é um cidadão.
Qual o conceito de “trabalhador numa estrutura marítima”?
A expressão “trabalhador numa estrutura marítima” refere-se a um trabalhador migrante empregado numa instalação marítima que se encontra sob a jurisdição de um Estado do qual ele não é um cidadão.
Qual o conceito de “trabalhador itinerante”?
A expressão “trabalhador itinerante” refere-se a um trabalhador migrante que, tendo a sua residência habitual num Estado, tem de viajar para outro Estado ou Estados por períodos curtos, devido à natureza da sua ocupação.
Qual o conceito de “trabalhador vinculado a um projeto”?
A expressão “trabalhador vinculado a um projeto” refere-se a um trabalhador migrante admitido num Estado de emprego por tempo definido para trabalhar unicamente em um projeto específico sendo conduzido pelo seu empregador nesse Estado.
Qual o conceito de “trabalhador com emprego específico”?
A expressão “trabalhador com emprego específico” refere-se a um trabalhador migrante:
• Que tenha sido enviado pelo seu empregador, por um período limitado e definido, a um Estado de emprego para aí realizar uma tarefa ou função específica; ou
• Que realize, por um período limitado e definido, um trabalho que exija competências profissionais, comerciais, técnicas ou altamente especializadas de outra natureza; ou
• Que, a pedido do seu empregador no Estado de emprego, realize, por um período limitado e definido, um trabalho de natureza transitória ou de curta duração; e que deva deixar o Estado de emprego quando expirar seu período autorizado de residência, ou antes, se deixar de realizar a tarefa ou função específica ou o trabalho inicial.
Qual o conceito de “trabalhador independente”?
A expressão “trabalhador independente” designa o trabalhador migrante que exerce uma atividade remunerada não submetida a um contrato de trabalho e que ganha a sua vida através desta atividade, trabalhando normalmente só ou com membros da sua família, e qualquer outro trabalhador migrante reconhecido como independente pela legislação aplicável do Estado de emprego ou por acordos bilaterais ou multilaterais.
Qual o conceito de “membro da família”?
Pessoa casada com o trabalhador migrante ou que com ele mantém uma relação que, em virtude da legislação aplicável, produz efeitos equivalentes aos do casamento, bem como os filhos a seu cargo e outras pessoas a seu cargo, reconhecidas como familiares pela legislação aplicável ou por acordos bilaterais ou multilaterais aplicáveis entre os Estados interessados.