TIPICIDADE II Flashcards
CONCURSO FORMAL também é denominado de CONCURSO IDEAL - Ocorre o concurso formal quando o agente, mediante uma única conduta, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.
CERTO
A fixação da pena de multa não obedece à regra de aumento prevista para as penas privativas de liberdade nos casos de concurso formal próprio.
CERTO
Não admitem tentativa “PUCCACHO”:
- Preterdolosos;
- Unissubsistentes;
- Culposos;
- Contravenções penais;
- Atentado;- Condicionados;
- Habituais; e
- Omissivos próprios
CERTO
A CONDUTA DE ENTRAR EM PRESIDIO COM CHIP NAO CONFIGURA CRIME !MAS E A CONDUTA DO PRESO QUE É PEGO COM CHIP ????NESSE CASO ELE SERÁ PUNIDO PELO COMETIMENTO DE FALTA GRAVE, PREVISTO NA LEI 7.210
CERTO
ADULTERAÇÃO GROSSEIRA DE RG = crime impossível (STJ)
ADULTERAÇÃO GROSSEIRA DE CHASSI, PLACA… = crime possível (fato típico) (STJ)
CERTO
INFANTICÍDIO - Crime próprio Admite coautoria e participação
ABORTO - Crime de mão própria Não admite coautoria, mas admite participação.
CERTO
Para nunca mais errar arrependimento lembrar da regra do
ANTES, DURANTE e DEPOIS.
ANTES: desistência voluntária.
DURANTE: arrependimento eficaz ou ponte de ouro (Franz Von Lizst)
DEPOIS: Arrependimento posterior ou ponte de prata (Franz Von Lizst) (até o recebimento da denúncia, reduz a pena de 1/3 até 2/3.
Cereja do bolo: A doutrina majoritária entende que a desistência voluntária e o arrependimento eficaz são causas excludentes da TIPICIDADE.
CERTO
CERTO
ERRO DO TIPO
ERRO DE PROIBIÇÃO
O delito atrofiado de dois atos(O delito em que o agente pratica outro delito para obter benefício posterior, que depende de um segundo ato seu.
Ex.: crime de moeda falsa com o intuito de colocá-la em circulação)
CERTO
Situação hipotética: Um agente, com a livre intenção de matar desafeto seu, disparou na direção deste, mas atingiu fatalmente pessoa diversa, que se encontrava próxima ao seu alvo. Assertiva: Nessa situação, configurou-se o erro sobre a pessoa e o agente responderá criminalmente como se tivesse atingido a pessoa visada.
CERTO OU ERRADO?
GABARITO:Errado
Situação hipotética: Um agente, com a livre intenção de matar desafeto seu, disparou na direção deste, mas atingiu fatalmente pessoa diversa, que se encontrava próxima ao seu alvo.
Assertiva: Nessa situação, configurou-se o erro sobre a pessoa e o agente responderá criminalmente como se tivesse atingido a pessoa visada.Não houve erro sobre a pessoa, mas sim erro na execução (aberratio ictus - Art. 73 CP).
Obs: No erro sobre a pessoa, o agente, apesar de perfeito na execução, atinge vítima equivocadamente representada; no Erro na execução, o agente, apesar de representar bem a vítima, erra na execução do crime.Macete:
Erro na Execução: A pessoa visada corre perigo. (É o caso da questão)
Erro sobre a pessoa: A pessoa visada não corre perigo.