LEI DE PRECONCEITO RACIAL Flashcards

1
Q

Sobre a possibilidade de incidência da Lei nº 7.716/1989 às condutas homofóbicas ou transfóbicas, de acordo com o entendimento atual do STF, firmado no julgamento da Ação Direta de inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 26, considere as seguintes afirmativas:

A
  1. Até que o Congresso Nacional edite lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas, reais ou supostas, se enquadram nos crimes previstos na Lei nº 7.716/1989.
  2. O exercício da liberdade religiosa pode caracterizar a prática de homotransfobia caso venha a configurar discurso de ódio.
  3. O conceito de racismo ultrapassa aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos e alcança comportamentos de negação da dignidade e da humanidade daqueles que integram os grupos vulneráveis vítimas da homotransfobia.
  4. É típica a conduta de quem, por homofobia ou transfobia, recusa ou impede acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

LEI DE RACISMO: NOVO TIPO PENAL -INJÚRIA RACIAL

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor

A

B) Em face do crime de “negar ou obstar emprego em empresa privada”, haverá de incorrer na mesma pena aquele que, por motivo de discriminação de raça ou de cor ou práticas resultantes do preconceito de descendência ou origem nacional ou étnica, proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salário .

C) Ficará sujeito à pena de reclusão aquele que fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

D) Ficará sujeito à pena de reclusão aquele que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

E) Ficará sujeito à pena de reclusão aquele que impedir ou obstar o acesso de alguém ao serviço em qualquer ramo das Forças Armadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Inaplicabilidade do ANPP em Crimes de Racismo e Injúria Racial.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A INCITAÇÃO DE ÓDIO PÚBLICO FEITA POR LÍDER RELIGIOSO CONTRA OUTRAS RELIGIÕES PODE CONFIGURAR O CRIME DE RACISMO A incitação ao ódio público contra quaisquer denominações religiosas e seus seguidores não está protegida pela cláusula constitucional que assegura a liberdade de expressão. Assim, é possível, a depender do caso concreto, que um líder religioso seja condenado pelo crime de racismo (art. 20, § 2º, da Lei nº 7.716/89) por ter proferido discursos de ódio público contra outras denominações religiosas e seus seguidores.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

HATE SPEECH (DISCURSO DE ÓDIO)

O tema acima exposto está ligado ao que a doutrina chama de hate speech (discurso de ódio). Discurso de ódio (hate speech) são “manifestações de pensamento que ofendam, ameacem ou insultem determinado grupo de pessoas com base na raça, cor, religião, nacionalidade, orientação sexual, ancestralidade, deficiência ou outras características próprias.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A PRÁTICA DO PROSELITISMO, AINDA QUE FEITA POR MEIO DE COMPARAÇÕES ENTRE AS RELIGIÕES NÃO CONFIGURA, POR SI SÓ, CRIME DE RACISMO.

A

Desse modo, a prática do proselitismo, ainda que feita por meio de comparações entre as religiões (dizendo que uma é melhor que a outra) não configura, por si só, crime de racismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

inf 987- STF: É inconstitucional lei estadual que proíba a Administração Pública de contratar empresa que tenha tido empregado condenado por crime ou contravenção relacionados com a prática de atos discriminatórios.

O crime de racismo é inafiançável, imprescritível e sujeito, nos termos da lei, a pena de reclusão.

O crime do Art. 20º requer a presença de dolo específico de discriminar.

Perda do cargo so é efeito automática na tortura e orcrim!

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

ANÁLISE DE QUESTÕES

A

A (GABARITO) O crime de racismo abrange as condutas homofóbicas e transfóbicas, devendo a referida lei ser aplicada até a edição de norma específica pelo Poder Legislativo.

Conforme MI 4.733 o STF entendeu inconstitucional a mora legislativa em tipificar condutas homofóbicas e transfóbicas, devendo assim, aos casos, ser aplicada a lei nº 7.716/1989.

B Não se admite a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, por expressa vedação legal.

Não existe esta previsão na legislação, desta forma aplicam-se as regras da parte geral do CP, podendo substituir as penas privativas de liberdade por restrivas de direito quando cabível.

C A simples utilização da cruz suástica em vestuários, por si só, configura crime previsto nessa lei.

O §1º do art. 20 da Lei 7.716/89 exige o dolo específico de divulgação do nazismo. Portanto não configura crime a mera utilização da cruz suástica em vestuário.

Art. 20 § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

D É punível a prática de racismo culposo.

Não há previsão de crime culposo na lei 7.716/89

E Incide causa de aumento de pena de 1/6 a 1/3 caso os crimes previstos na lei de referência sejam praticados contra criança ou gestante.

Em toda a lei de racismo somente há uma única previsão de aumento de pena, que é o Art. 6º quando praticado contra menor de 18 anos a pena é agravada de 1/3.

Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

Pena: reclusão de três a cinco anos.

Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Art. 16. Constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular por prazo não superior a três meses. Art. 18. Os efeitos de que tratam os arts. 16 e 17 desta Lei não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença.”

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Art. 20-D. Em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo DEVERÁ estar acompanhada de advogado ou defensor público. (LEI 14532/23)”.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que a vítima tomou conhecimento do conteúdo ofensivo

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Nos crimes contra honra não basta criticar o indivíduo ou a sua gestão da coisa pública, é necessário o dolo específico de ofender a honra alheia

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Não é permitida a retratação no crime de injúria, previsto no artigo 140 do Código Penal Brasileiro. Isto acontece porque a injúria atinge a honra subjetiva da vítima, e a retratação não seria capaz de reparar o mal causado. A retratação só é válida para os crimes de calúnia e difamação, que têm como objeto a honra objetiva. O julgado mencionado na alternativa D defendeu que a retratação da CALÚNIA, feita antes da sentença, acarreta a extinção da punibilidade do agente independente de aceitação do ofendido: O art. 143 do CP autoriza que a pessoa acusada do crime de calúnia ou de difamação apresente retratação e, com isso, tenha extinta a punibilidade: Art. 143. O querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena. Parágrafo único. Nos casos em que o querelado tenha praticado a calúnia ou a difamação utilizandose de meios de comunicação, a retratação dar-se-á, se assim desejar o ofendido, pelos mesmos meios em que se praticou a ofensa. A retratação não é ato bilateral, ou seja, não pressupõe aceitação da parte ofendida para surtir seus efeitos na seara penal, porque a lei não exige isso. O Código, quando quis condicionar o ato extintivo da punibilidade à aceitação da outra parte, o fez de forma expressa, como no caso do perdão ofertado pelo querelante depois de instaurada a ação privada. O art. 143 do CP exige apenas que a retratação seja cabal, ou seja, deve ser clara, completa, definitiva e irrestrita, sem remanescer nenhuma dúvida ou ambiguidade quanto ao seu alcance, que é justamente o de desdizer as palavras ofensivas à honra, retratando-se o ofensor do malfeito. STJ. Corte Especial. APn 912/RJ, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 03/03/2021 (Info 687).

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O preconceito racial que existe no Brasil foi definido como de marca. Nos EUA, o preconceito racial é de origem.

A

CERTO