SD. R35P1R4TÓR14S DO RN 02: PNEUMONIA PELO ESTR3PT0 DO GRUPO B Flashcards
- Quais Os principais MOS envolvidos na pneumonia neonatal?
AA pneumonia bacteriana pode acometer qualquer RN, independente da idade gestacional. Os agentes bacterianos causadores do quadro precoce são o GBS e bactérias
Gram-negativas, ou seja, patógenos do sistema geniturinário ou gastrointestinal materno
que ascendem e atingem o líquido amniótico e o feto, sempre que houver quebra da barreira placentária, ou colonizam o canal de parto.
- Quais os fts de risco para pneumonia neonatal?
Os fatores de risco para infecção são: amniorrexe prolongada (≥ 18h), infecção urinária materna, corioamnionite, colonização materna pelo GBS e parto prematurosem causa aparente.
- Quais as manifestações clínicas da pneumonia neonatal?
No quadro clínico perceberemos que, além dos sinais de desconforto respiratório (taquipneia e dispneia), haverá aqueles que traduzem comprometimento sistêmico pela infecção, como: hipoatividade, distermia, apneia, distúrbios de perfusão, distensão abdominal e hipotensão arterial. A radiografia de tórax pode mostrar um padrão indistinguível daquele encontrado na DMH e também condensações mais grosseiras. Encontraremos leucometria elevada, com aumento dos neutrófilos totais e imaturos.
- Quais as drogas de escolha para tto?
Inicia-se tratamento empírico com ampicilina e gentamicina, cujas doses e intervalos serão estabelecidos de acordo com a idade gestacional. O tratamento para estreptococcia invasiva é feito com penicilina cristalina ou ampicilina.