N30N4TOLOGIA - AB0RD4G3M DO RN 1NF3CT4D0 Flashcards
Quais as vias de infecção do RN?
-Via transplacentária: mulher é infectada durante a gestação, ou tem a reativação de alguma infecção nesse período, e transmite o agente para o concepto por via hematogênica transplacentária.
O RN pode nascer com sintomas ou o ser assintomático ao nascer e pode vindo a apresentar alterações clínicas aparentes apenas após vários meses ou anos. São exemplos a toxoplasmose congênita, a síndrome da rubéola congênita, a sífilis congênita.
- Via ascendente, nascimento e secreções maternas: microorganismos que colonizam o canal de parto podem ascender à cavidade uterina, podem infectar o RN durante o nascimento ou ainda pode ocorre infecção pelo ctt com secreções da mãe infectada. Ex: Steptococcus do grupo B – agalactiae
- Infecção adquirida no hospital ou após a alta na comunidade.
Quais as possíveis consequências das infecções congênitas para o feto?
São elas: abortamento, prematuridade, restrição do crescimento intrauterino, algumas crianças podem nascer com malformações graves, enquanto outras podem
ser completamente assintomáticas, o que não quer dizer que não irão apresentar alterações ao longo da vida.
Quais as diferentes repercussões da infecção de acordo com o período em que foi adquirida/ transmitida ao feto?
As infecções que ocorrem no primeiro trimestre podem alterar a embriogênese e, desta maneira, acarretam em malformações presentes ao nascimento. Já as infecções que ocorrem mais próximo ao termo podem levar à presença de doença aguda ao nascimento ou só se manifestarem mais tardiamente.
Vários aspectos clínicos serão comuns a mais de uma infecção: hepatoesplenomegalia, microcefalia, coriorretinite, plaquetopenia, icterícia, exantemas, logo através desses achados não podemos estabelecer o agente etiológico, mas podemos suspeitar que estamos diante de uma infecção congênita.