REDAÇÃO Flashcards
Introdução
Não se pode negar que….
Essa [situação]…. mas também devido à….
Desenvolvimento
Sabe-se que….
De fato, ….
Exemplo de…
Como consequência
Outro fator importante para …
De fato…
Basta observar…
Tantas transformações geram…
Conclusão
Por todos esses aspecto, …
Sendo assim, …
Tópicos frasais: Racismo ambiental e justiça climática
Os mais afetados pelos impactos globais são os pobres.
A pobreza no país tem cor.
A sociedade fecha os olhos para os problemas dos afetados pelos impactos do clima.
É justo que o poder público proteja essas comunidades mais afetadas.
Racismo ambiental = racismo climático
Os países desenvolvidos alcançaram avançado nível tecnológico e de consumo, por meio da exploração dos subdesenvolvidos.
Os impactos ambientais sentidos nos países subdesenvolvidos resultam do consumo dos desenvolvidos.
Tópicos frasais: ODS geral
O MMA participa da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que fazem parte de um Protocolo Internacional da Organização da Nações Unidas – ONU. Essa agenda visa alcançar o equilíbrio entre a prosperidade humana com a proteção do planeta e compromete-se a alcançar 17 objetivos e 169 metas que buscam, entre outras coisas, acabar com a pobreza e a fome e combater mudanças climáticas. Nessa perspectiva, uma das dimensões dos ODS está ligada diretamente ao meio ambiente.
Os 17 ODS estão distribuídos em 04 dimensões:
- Dimensão Social – relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
- Dimensão Econômica – aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros
- Dimensão Ambiental - trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
- Dimensão Institucional - diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.
Tópicos frasais: 17 ODS
1-Erradicação da pobreza
2-Fome zero e agricultura sustentável
3-Saúde e bem-estar
4-Educação de qualidade
5-Igualdade de gênero
6-Água potável e saneamento
7-Energia limpa e acessível
8-Trabalho decente e crescimento econômico
9-Indústria, inovação e infraestrutura
10-Redução das desigualdades
11-Cidades e comunidades sustentáveis
12-Consumo e produção responsáveis
13-Ação global contra a mudança global do clima
14-Vida na água
15-Vida terrestre
16-Paz, justiça e instituições eficazes
17-Parcerias e meios de implementação
Tópicos frasais: Transformação ecológica
Entende-se por transformação ecológica a
mudança de paradigma cultural, político e econômico da organização social da produção baseada no bioma, em prol de relações sustentáveis com o território e a natureza, gerando melhor qualidade de vida para suas populações.
O Plano de Transformação Ecológica tem três princípios:
1. Gerar trabalho decente e aumentar a produtividade, com expansão do número e da qualidade das oportunidades de emprego e renda, buscando transformar o perfil da matriz de produção brasileira, ampliando sua intensidade tecnológica e de conhecimento;
2. Promover a justiça ambiental e climática, pois na trajetória de descarbonização da economia, serão implementadas políticas de adaptação e mitigação comprometidas em não deixar ninguém para trás; e
3. Reduzir desigualdades, incluindo renda e riqueza, pessoais e funcionais, entre regiões do país, raciais e de gênero.
—————
E se estrutura em seis eixos, a saber:
1. Finanças sustentáveis
2. Adensamento tecnológico
3. Bioeconomia
4. Transição energética
5. Economia circular
6. Nova infraestrutura
O Plano de Transformação Ecológica, com seus eixos e o conjunto de instrumentos e políticas, vai aperfeiçoar o cenário de financiamento, regulação e tributação, incentivando a transição energética, o adensamento tecnológico, a bioeconomia e a economia circular. “É um plano no qual as atividades econômicas desempenhadas no País podem e devem ter o objetivo de inclusão e de sustentabilidade”.
Tópicos frasais: Economia circular
São definidos por “economia circular” os métodos produtivos que eliminem resíduos, reduzam desperdícios, e movimentem os materiais com foco na regeneração da natureza. Empregam técnicas que levem em conta as mudanças climáticas, a perda de diversidade, os recursos finitos e os índices de poluição.
Programa de apoio a municípios para ampliar coleta seletiva e uso de biodigestores
Programas abrangentes de estímulo à economia circular no setor industrial (logística reversa, reaproveitamento, revisão do design dos produtos para possibilitar reuso, etc.)
Revisão da tributação para estimular a circularidade de produtos na economia (reuso, remanufatura, reciclagem)
Desafios tecnológicos para a reutilização de resíduos e para tratamento dos resíduos orgânicos, como biodigestores
Tópicos frasais: Transição energética
A matriz energética brasileira é a mais limpa do mundo, quando comparada a outras grandes nações.
Enquanto o consumo no país é de 85% de fontes renováveis, a média mundial não passa dos 20%.
Hidrogênio verde
Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde tem despertado interesse cada vez maior no exterior por seu consumo e produção não serem prejudiciais ao meio ambiente.
Para ter o selo verde é fundamental que o hidrogênio seja produzido e transportado sem o uso de combustíveis fósseis ou de outros processos prejudiciais ao meio ambiente. Sua produção requer o uso de muita energia, em especial para retirar, por hidrólise, o hidrogênio que é encontrado na água.
O interesse por esse combustível é crescente devido ao risco de segurança energética pelo qual passa o continente europeu, em meio ao cenário de guerra entre Rússia e Ucrânia. Boa parte dos países europeus depende do gás exportado pela Rússia.
Tópicos frasais: Desmatamento/Amazônia
Desmatamento na Amazônia cai pela metade em 2023, na comparação com 2022, registrando assim o menor número desde 2018. No Cerrado, houve aumento de 43% nas áreas em alerta. (INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo Inpe. Foi desenvolvido para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal.
Tópicos frasais: COPs
História - As COPs são as maiores e mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima do planeta.
Tudo teve início há 20 anos, em 1992, quando a ONU organizou a ECO-92, no Rio de Janeiro. O evento marcou a adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
Durante essas reuniões, as nações negociaram várias extensões do tratado original para estabelecer limites juridicamente vinculativos para as emissões.
Tópicos frasais: Educação ambiental
Educação ambiental é um processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos.
Tópicos frasais: Oceano e mudança climática
O oceano tem um papel essencial no equilíbrio climático do mundo ao absorver cerca de 30% das emissões de CO2 da atmosfera, regular os fluxos de calor e os ciclos da água no planeta. Esse serviço a favor da humanidade está sob ameaça, devido aos efeitos das mudanças do clima, a poluição e a exploração desordenada de seus recursos, que afetam a saúde do oceano e, como consequência, reduzem sua capacidade de contribuir com o enfrentamento da crise climática.
A temperatura do oceano bateu recordes no ano de 2023, com ondas de calor marinhas extremas. O aumento da temperatura contribui para perda da biodiversidade, desoxigenação, acidificação e elevação do nível do mar, com prejuízos a setores econômicos e às zonas costeiras onde vivem mais de 2 bilhões de pessoas no mundo.
Dentre os ambientes ameaçados pelas mudanças climáticas, destacam-se os manguezais e recifes de coral. São chamados de ecossistemas de carbono azul por absorverem por metro quadrado mais CO2 da atmosfera do que as florestas tropicais. Também são fundamentais por reduzir os impactos das mudanças do clima, protegendo a costa de erosão e de eventos climáticos extremos. No entanto, os manguezais e recifes de corais são bastante vulneráveis, razão pela qual o governo brasileiro vem direcionando esforços para estabelecer programas de conservação a esses relevantes ecossistemas costeiros.
Tópicos frasais: Dados do SNIS - abastecimento de água
85% possui acesso ao sistema público de abastecimento de água;
148 L/hab.dia
38% perda de água
aprox 10 bilhões de investimentos
Tópicos frasais: Dados do SNIS - Esgotamento sanitário
56% possui acesso ao sistema público de esgotamento sanitário
52% é tratado do que é coletado
Tópicos frasais: Dados do SNIS - Resíduos sólidos
90% taxa de cobertura
0,98 kg/hab.dia
32% dos municípios com coleta seletiva
62,5 milhões de kg dispostos no solo
74% da massa é disposta em aterro sanitário
1572 lixões + 598 aterros controlados
Tópicos frasais: Dados do SNIS - Manejo de águas pluviais
44% dos municípios possuem sistema de drenagem/manejo
70% dos municípios não possuem mapeamento das áreas de risco de inundação
4% dos domicílios estão sujeitos a risco de inundação
522,4 mil pessoas foram desabrigadas ou desalojadas devido a eventos hidrológicos impactantes
Tópicos frasais: Lixo eletrônico
Segundo a PNRS, a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos eletroeletrônicos é compartilhada. Logo, todos os envolvidos, do fabricante ao consumidor final, são parte deste processo. Cabe ao consumidor entregar os eletrônicos que deseja descartar, em locais adequados que serão criados e disponibilizados pelo setor produtivo. Os comerciantes e distribuidores são responsáveis por receber estes equipamentos e entregar aos fabricantes e importadores, que, por fim, são responsáveis por assegurar a destinação final ambientalmente adequada a estes equipamentos.
Tópicos frasais: Efeitos do garimpo ilegal para os povos originários
A atividade está fortemente ligada ao aumento no desmatamento, à contaminação das águas e dos peixes por mercúrio, à sedimentação de rios, à grilagem de terras e ao crescimento da violência no bioma.
Em TIs, onde o garimpo é expressamente proibido pela Constituição Federal, esses impactos negativos são ainda mais intensos. Com a contaminação dos rios por mercúrio, que é usado para separar o ouro de sedimentos, a segurança alimentar dos indígenas é afetada, já que os peixes são a base de sua dieta. A presença de garimpeiros também aumenta a proliferação de doenças, como malária, leishmaniose, sífilis e tuberculose nos territórios. Conflitos eventualmente também escalam para agressões e assassinatos.
Conservar TIs não beneficia apenas os moradores locais, também é positivo para toda a humanidade, já que povos indígenas e tradicionais são reconhecidamente os principais guardiões da floresta e seus territórios são um importante fator de controle do desmatamento na Amazônia. Quanto mais invasões, mais desmatamento e maiores são os efeitos da crise climática.
Tópicos frasais: Cidadania ambiental
Consciência, responsabilidade e participação ativa dos cidadãos na proteção e preservação do meio ambiente.
Interconexão entre a ação humana e o ambiente.
As escolhas individuais têm impactos significativos no ecossistema global.
EXEMPLO REDAÇÃO CNPQ 2024:
1 Apresente a definição da Lei do Bem e sua importância para pesquisa, desenvolvimento e inovação nacional. [valor: 6,50 pontos]
2 Descreva pesquisa básica e cite um exemplo. [valor: 5,50 pontos]
3 Descreva pesquisa aplicada e cite um exemplo. [valor: 5,50 pontos]
4 Descreva desenvolvimento experimental e cite um exemplo. [valor: 5,50 pontos]
5 Descreva como as empresas podem se beneficiar com a Lei do Bem. [valor: 5,50 pontos]
I A Lei do Bem é um instrumento regulatório de estímulo às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas brasileiras. Essa Lei está regulamentada por decreto específico que delimita outros requisitos. Ela é importante para o arranjo de pesquisa nacional porque permite a possibilidade de uso de alguns incentivos fiscais, abarcando todos os setores da economia e regiões do País. A sua principal função é incentivar a inovação, o desenvolvimento da capacidade técnico-produtiva das empresas e, consequentemente, o aumento do valor agregado da produção de bens e serviços.
II A pesquisa básica dirigida está relacionada com os trabalhos executados com o objetivo de adquirir conhecimentos quanto à compreensão de novos fenômenos, com vistas ao desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores. Isso é importante porque permite às empresas a evolução de seus processos internos em busca de melhorias competitivas. Um exemplo é a alteração de processos internos que visam a redução de custos após avaliação e revisão relativos àquele processo na empresa e sua relação com as despesas operacionais.
III Pesquisa aplicada compreende os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento executados com o objetivo de adquirir novos conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas. Um exemplo é a criação de um novo produto após a realização de etapas de viabilidade técnica, prova de conceito ou
outras etapas necessárias, dependendo do tipo de produto.
IV Desenvolvimento experimental é definido como um conjunto de trabalhos sistemáticos delineados a partir de conhecimentos preexistentes, que visam a comprovação ou demonstração da viabilidade técnica ou funcional de novos produtos, processos, sistemas e serviços. Também servem para o aperfeiçoamento daquilo que já foi
produzido ou está estabelecido. Um exemplo é a alteração de um produto que substitui uma característica deste produto por outra que o torne mais eficiente ou atrativo.
V As empresas podem se beneficiar da Lei do Bem de várias maneiras. Uma delas é a dedução do lucro líquido para fins de determinação do lucro real. As empresas podem financiar pagamentos para execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação contratados no Brasil com universidades, instituição de pesquisa ou até mesmo
financiamento de um inventor independente. As empresas precisam demonstrar regularidade fiscal e realizar a comprovação das despesas que se encaixam nos requisitos da Lei.
10 soluções cruciais para MITIGAR as mudanças climáticas (IPCC):
- Desativar usinas de carvão;
- Investir em energia limpa e eficiência energética;
- Adaptar e descarbonizar as edificações;
- Descarbonizar as indústrias de cimento, aço e plástico
- Mudar para veículos elétricos
- Aumentar uso de transporte coletivo, bicicleta, caminhada
- Descarbonizar o transporte aéreo e marítimo
- Combater o desmatamento e restaurar áreas degradadas
- Reduzir o desperdício de alimentos e aprimorar práticas agrícolas
- Comer mais plantas e menos carne
Palavras para usar:
Cidadania
Isonomia
Democracia
Justiça social
Justiça climática
Equidade
Dignidade da pessoa humana
Políticas públicas
Diversidade
Desigualdade
Minorias: parcelas marginalizadas, excluídas
Bioeconomia
Modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos.
Dados gerais que podem ser utilizados:
11 mil favelas no país - 16 milhões de pessoas
1,7 milhão de indígenas
1,3 milhão de quilombolas
+50% da população negra (pretos e pardos)
Grupos mais afetados em eventos climáticos extremos
Embrapa:
Brasil alimenta 10% da população mundial, que dá em torno de 800 milhões de pessoas. Entretanto, no Brasil, que tem pouco mais de 200 milhões de pessoas, 10% da população sofre com insegurança alimentar.
RACISMO AMBIENTAL
Parcelas da população vulnerabilizadas, invisibilizadas, marginalizadas, excluídas, e que sofrem de forma desproporcional com a carência de políticas públicas e com a ocorrência de fenômenos extremos como tempestades, ciclones, secas, estiagem. Em sua grande maioria são pessoas negras, que residem em áreas periféricas, povos originários, povos quilombolas, povos ribeirinhos.
Moradores de favelas e periferias são vítimas de tragédias ambientais 15 vezes mais do que aqueles que residem em áreas seguras, segundo relatório divulgado em 2022 pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU).
Desenvolvimento sustentável:
Conceito que aparece formalmente no final da década de 80, está pautado numa tríade, que leva em consideração a questão ambiental, social e econômica. Ou seja, objetiva-se garantir um desenvolvimento econômico e social sem colocar em risco os recursos naturais das gerações futuras.
Agenda 21
A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
ODS CLIMA
13.1 - Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países
13.2 - Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais
13.3 - Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
ESG
A governança ambiental, social e corporativa é uma abordagem que avalia até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além da função de maximizar os lucros por parte de seus acionistas.
ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
–