GESTÃO AMBIENTAL Flashcards
A Carta da Terra é um documento internacional que expressa uma visão ética e principiológica para a construção de uma sociedade global sustentável. Ela foi elaborada como uma declaração de valores e princípios fundamentais para promover a paz, justiça social e ambiental, e a _______________.
sustentabilidade
A Carta da Terra foi elaborada por uma comissão internacional de especialistas e representantes de diferentes culturas ao longo de uma década, sendo lançada em ________.
2000
A Carta da Terra é aplicável em diversos contextos, incluindo políticas ________, práticas empresariais, educação ambiental e ações ____________, buscando influenciar positivamente a tomada de decisões em todas essas esferas.
públicas
individuais
A Carta da Terra serve como um guia __________ para a promoção da sustentabilidade global, incentivando ações que respeitem os limites do planeta e promovam o bem-estar de todas as formas de vida.
ético
A Carta da Terra tem sido um instrumento importante para promover a consciência ________ e a responsabilidade global, contribuindo para discussões e ações relacionadas à gestão ambiental em escala internacional.
ambiental
CARTA DA TERRA - Princípios:
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
- Respeitar a Terra e a vida em toda sua __________.
- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e ____________.
- Construir sociedades ___________ que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
- Garantir as dádivas e a beleza da _______ para as atuais e as futuras gerações.
- diversidade
- amor
- democráticas
- Terra
CARTA DA TERRA - Princípios:
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade ________ e pelos processos naturais que sustentam a vida.
- Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de __________.
- Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos _________ e o bem-estar comunitário.
- Avançar o estudo da __________ ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.
- ecológica
- precaução
- humanos
- sustentabilidade
CARTA DA TERRA - Princípios:
III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
- Erradicar a __________ como um imperativo ético, social e ambiental.
- Garantir que as atividades e instituições ___________ em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.
- Afirmar a igualdade e a equidade de __________ como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
- Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e ___________.
- pobreza
- econômicas
- gênero
- minorias
CARTA DA TERRA - Princípios:
IV.DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ
- Fortalecer as instituições __________ em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça.
- Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida ____________.
- Tratar todos os seres vivos com ___________ e consideração.
- Promover uma cultura de tolerância, não violência e ___________.
- democráticas
- sustentável
- respeito
- paz
O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) surgiu em ______, por iniciativa do MMA. Seu objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e nas entidades públicas (Responsabilidade Socioambiental – RSA). É reconhecida pela UNESCO e está incluída no PPA.
1999
A A3P pode ser desenvolvida em todos os níveis da administração pública, na esfera municipal, estadual e federal e dos três poderes da República (executivo, legislativo e __________),
em todo o território nacional.
O Programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado
como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade.
judiciário
O programa está estruturado em 6 eixos temáticos:
- Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
- Gestão de ________ gerados;
- Qualidade de vida no ambiente de ________;
- Sensibilização e capacitação dos servidores;
- Compras públicas sustentáveis; e
- Construções sustentáveis.
resíduos
trabalho
O acesso a esse serviço ocorre por meio de assinatura do Termo de Adesão à A3P, que
possui duração de ___ anos. Durante os anos de vigência da adesão, o MMA acompanha as ações implementadas pelo órgão parceiro, prestando o assessoramento técnico necessário para o
atingimento dos objetivos pactuados em plano de trabalho.
5
5Rs
➢ Repensar;
➢ Reduzir;
➢ Reaproveitar;
➢ Reciclar;
➢ ________ produtos que gerem impactos significativos.
Recusar
5 passos para implementar o A3P:
1° Passo: Criar a Comissão gestora
2° Passo: Fazer o diagnóstico da instituição
3° Passo: Desenvolver projetos e atividades
4° Passo: Mobilização e sensibilização
5° Passo: Avaliação e _______________
monitoramento
Cidadania ambiental refere-se à consciência, responsabilidade e participação ativa dos cidadãos na proteção e preservação do ________ ________. Envolve entender as interconexões entre a ação humana e o ambiente, reconhecendo que as escolhas individuais têm impactos significativos no ecossistema global e na promoção da sustentabilidade.
meio ambiente
O conceito de “racismo ambiental” refere-se à prática de localizar injustamente a poluição, resíduos tóxicos e outros impactos ambientais prejudiciais em comunidades minoritárias, frequentemente associadas a populações de baixa ________. Essas comunidades muitas vezes incluem grupos étnicos racializados.
renda
Principais características do racismo ambiental:
- Localização Desigual de ________ _________
- Disparidades Socioeconômicas
- Injustiça Ambiental
- Falta de Participação Comunitária
- Histórico de Discriminação Sistêmica
- Consequências para a Saúde
- Movimentos de Justiça Ambiental
- Necessidade de Abordagem Interseccional.
Impactos Ambientais
Eventos climáticos extremos e desastres naturais, frequentemente vinculados às _________ _________, impactam de maneira desigual as comunidades racializadas. A localização de moradias em áreas mais vulneráveis a inundações, secas e tempestades coloca essas comunidades em maior risco, enquanto a capacidade de recuperação é muitas vezes limitada devido a desigualdades estruturais.
mudanças climáticas
O consumo sustentável refere-se à prática de escolher produtos e serviços que têm o menor impacto __________ possível ao longo de seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte.
ambiental
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em _____ no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
1992
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é um documento elaborado por educadores ambientais, jovens e pessoas ligadas ao meio ambiente de vários países do mundo, publicado durante a 1.ª Jornada de Educação Ambiental, que se tornou referência para a __________ ___________.
Educação Ambiental
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global nada mais é do que um plano de ações, feito de forma _________ e global, onde consta todas as responsabilidades que os cidadãos devem assumir para preservar os recursos naturais, usando-os de forma sustentável, mas principalmente, educando e formando uma sociedade consciente e sustentável e, assim como a educação, permanecer em constante processo de aprendizado e renovação.
coletiva
A educação ambiental não é neutra, mas
ideológica. É um ato _______, baseado em valores para a transformação social.
político
LEI nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
A educação escolar compõe-se de:
I - educação ______ (formada pela educação infantil + fundamental + ensino médio);
II - educação superior.
básica
LEI nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
§ 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e __________ e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
natural
LEI nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ________ natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
ambiente
LEI nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
I - linguagens e suas tecnologias;
II - matemática e suas tecnologias;
III - ciências da _______ e suas tecnologias;
IV - ciências humanas e sociais aplicadas.
§ 1º A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ________ e cultural.
natureza
ambiental
Em ______, foi criado um Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), mas em ______ foi lançado um novo ProNEA, resultado de Consulta Pública iniciada em 2003, que passa a ser a principal referência programática para a construção das políticas públicas federais, estaduais e municipais de educação ambiental.
1994
2004
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) instituiu, em 1992, os _________ de Educação Ambiental em todas as superintendências estaduais, com a finalidade de operacionalizar as ações educativas na gestão ambiental estadual, sendo, mais tarde, nesse mesmo ano, criado o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Núcleos
A versão do ProNEA consolidada em 2018 se efetivou após ________ _________ realizada em 2017 e referendada no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que ocorreu no Balneário Camboriú (SC) naquele ano. O fórum anterior havia acontecido em Belém (PA) em 2014.
consulta pública
O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) tem como eixo orientador a perspectiva da _________ com base no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
sustentabilidade
Diretrizes previstas para o ProNEA:
- Transversalidade, transdisciplinaridade e complexidade.
- ___________ e articulação espacial e institucional, com base na perspectiva territorial.
- Sustentabilidade socioambiental.
- Democracia, mobilização e participação ________.
- Aperfeiçoamento e fortalecimento dos sistemas de educação (formal, não formal e informal), meio ambiente e outros que tenham interface com a educação ambiental.
- Planejamento e atuação integrada entre os diversos atores no território.
Descentralização
social
São 13 os princípios do ProNEA apresentados na 5ª edição:
1) Concepção de ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência sistêmica entre o meio natural e o construído, o socioeconômico, o cultural, a trajetória histórica, o espiritual, sob o enfoque da sustentabilidade e considerando as especificidades territoriais.
2) Abordagem contextualizada e articulada das questões socioambientais locais, regionais, por bacias hidrográficas, territoriais, nacionais, transfronteiriças e globais.
3) Respeito e garantia à liberdade e à equidade de gênero.
4) Reconhecimento, respeito e valorização da diversidade de orientação sexual e de gênero, cultural, étnica, espiritual, genética, de espécies e de ecossistemas.
5) Enfoque humanista, holístico, histórico, crítico, político, democrático, participativo, inclusivo,
dialógico, cooperativo e emancipatório.
6) Compromisso ético com a cidadania e justiça ___________.
7) Vinculação entre as diferentes dimensões de saberes e conhecimentos; entre os valores éticos e estéticos; entre a educação, o trabalho, a cultura, a tecnologia e as práticas sociais.
socioambiental
São 13 os princípios do ProNEA apresentados na 5ª edição:
8) Democratização na produção, divulgação e acesso a saberes, conhecimentos e informações
socioambientais, com base na liberdade de expressão e no fomento às tecnologias e demais instrumentos de comunicação.
9) Respeito ao pluralismo de ideias, concepções pedagógicas e práticas sociais, com a perspectiva da abordagem crítica.
10) Garantia de processos educativos articulados, continuados e permanentes.
11) Permanente avaliação crítica e construtiva do processo educativo.
12) Coerência entre o pensar, o falar, o sentir e o fazer.
13) Transparência, gestão democrática e controle ____________ dos planos, programas, projetos e ações locais que envolvam a Educação Ambiental.
social
A visão do ProNEa é: a Educação Ambiental contribuindo para a construção de sociedades __________ com pessoas atuantes e felizes em todo o Brasil.
sustentáveis
A missão do ProNEa é: promover educação que contribua para um projeto de sociedade que integre os saberes nas dimensões ambiental, ética, cultural, espiritual, social, política e econômica, impulsionando a dignidade, o cuidado, o bem viver e a valoração de toda forma de ________ no planeta.
vida
São 14 os objetivos do ProNEA apresentados na 5ª edição:
1 Estimular e apoiar processos de educação ambiental voltados para valores humanistas,
conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades ____________.
2 Contribuir para a mobilização e a organização de grupos - voluntários, profissionais, institucionais, associações, cooperativas, comitês, entre outros - que atuem em programas de intervenção em Educação
Ambiental, apoiando e valorizando suas ações.
3 Promover a Educação Ambiental na formulação e execução de atividades da gestão ambiental pública.
4 Incentivar a Educação Ambiental integrada a iniciativas e processos de conservação, recuperação e renaturalização do meio ambiente, bem como àqueles voltados à prevenção de ___________, riscos tecnológicos e danos socioambientais.
5 Estimular entidades de classe, instituições públicas e privadas a desenvolverem programas
destinados à capacitação de trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o meio ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente.
sustentáveis
desastres
São 14 os objetivos do ProNEA apresentados na 5ª edição:
6 Ampliar a participação da população nos processos decisórios sobre a gestão dos ____________ ambientais nos territórios.
7 Incentivar iniciativas que valorizem a relação entre cultura, memória e paisagem, assim como a interação entre os saberes de povos e comunidades tradicionais e populares e os conhecimentos técnicocientíficos.
8 Dinamizar o acesso a informações sobre a temática socioambiental.
9 Estimular a cultura de redes de educação ambiental, valorizando essa forma de organização.
10 Incentivar e fomentar a implantação e funcionamento de espaços de articulação da educação ambiental junto às unidades federativas, a exemplo das Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental, Centros de Educação Ambiental, Núcleos de Educação Ambiental, entre outros.
recursos
São 14 os objetivos do ProNEA apresentados na 5ª edição:
11 Promover a educação ambiental nos processos de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas relativas à conservação da biodiversidade, zoneamento ambiental,
licenciamento, fiscalização e revisão de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, de gerenciamento de resíduos, gerenciamento costeiro, gestão de recursos hídricos, ordenamento de recursos pesqueiros,
_________ sustentável de recursos ambientais e melhoria de qualidade ambiental.
12 Promover ações permanentes dialógicas e dialéticas, que vinculem os princípios, diretrizes e objetivos instituídos pelas políticas e programas de educação ambiental, nas três esferas de governo, com as demais legislações vigentes, visando promover a internalização desses processos pelos demais setores da
sociedade.
13 Incentivar, valorizar e qualificar a participação individual e coletiva em conselhos escolares,
diretórios acadêmicos, grêmios estudantis, associações de pais e/ou professores, coletivos de jovens, núcleos de educação ambiental, comissões de meio ambiente, colegiados acadêmicos, entre outros, de forma permanente e responsável.
14 Aperfeiçoar os mecanismos para a redução e prevenção das vulnerabilidades, riscos e danos,
causados por ____________ e ações antrópicas de impacto socioambiental nos territórios.
manejo
desastres
O Programa Nacional de Educação Ambiental deve atender a toda a sociedade, em todas as faixas _________, visando ao compromisso com processos educativos articulados, continuados e permanentes, que assegurem um enfoque humanista, histórico e crítico sobre a concepção de ambiente em sua totalidade, contextualizado global e localmente, promovendo o compromisso com a inclusão, participação,
emancipação e justiça socioambiental.
etárias