Fístulas do Trato Gastrointestinal Flashcards
principais fatores predisponentes
doença inflamatória intestinal, abscesso intra-cavitário, isquemia intestinal, neoplasia maligna e radioterapia. Outros fatores como doença diverticular e erosões causadas por drenos abdominais são considerados co-responsáveis.
eríodo de maior probabilidade de aparecimento da fístula
é do terceiro ao décimo dia pós-operatório, com maior prevalência entre o quarto e sétimo dia. Fístulas que surgem até 48 horas do procedimento operatório são consideradas precoces, resultantes principalmente de erro técnico.
Fatores locais e sistêmicos contribuem para a formação da fístula no período pós-operatório, tais como: infecção, deiscência de anastomose por isquemia, tensão ou obstrução distal. Lesões de serosa ou total da parede de uma alça intestinal, lesão inadvertida de vasos mesentéricos, hematoma peri-sutura por hemostasia incompleta e defeitos da linha de sutura favorecem esta complicação. Fatores sistêmicos incluem desnutrição e imunossupressão medicamentosa ou por patologia específica.
sintomas clínicos
or inicialmente local e depois difusa e febre, embora a ocorrência de fístula possa ser assintomática. As fístulas externas são mais fáceis de serem diagnosticadas, pelo débito purulento ou entérico, celulite local e sepse. As fístulas internas podem cursar com diarréia, dispnéia, leucocitose, pneumatúria, fecalúria ou piúria e sepse. É fundamental a identificação do local da fístula e fatores etiológicos, bem como a presença de obstruções, abscessos ou pseudocistos pancreáticos.
Os principais responsáveis pelos índices de morbidade são desnutrição, distúrbio hidroeletrolítico e sepse
O suporte nutricional deve ser instalado o mais breve possível no tratamento das fístulas gastrointestinais. Deve-se instituir jejum oral nas fístulas gástricas, duodenais, pancreáticas e de delgado. A presença de alimentos no trato gastrointestinal estimula a secreção de sucos digestivos, aumentando o débito da fístula. Os pacientes com fístula de baixo débito devem receber aporte de 1 a 1,5 g de proteínas/kg/dia sendo pelo menos 30% da ingestão calórica composta de lipídios.
Classificação dos principais tipos de fístula
Composição eletrolítica dos débitos de diferentes topografias de fístula
Fatores preditivos do fechamento espontâneo da fístula digestiva, segundo Falconi (2002)