Tabagismo Flashcards
O tabagismo não deve ser classificado como transtorno mental e de comportamento de acordo com a CID 10 .
Verdadeiro ou falso?
Falso. O tabagismo é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência à nicotina e se inclui na 10ª CID10 no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas.
O tabagismo , além de ser uma doença, é fator causal de aproximadamente 50 outras doenças incapacitantes e fatais.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares, além de ser fator de risco para doenças transmissíveis, como a tuberculose.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Os tabagistas que porventura apresentem contraindicação a determinado medicamento incluído no protocolo antitabagismo , não poderão fazer uso do mesmo e serão excluídos do programa,
Verdadeiro ou falso ?
Falso . Os tabagistas que porventura apresentem contraindicação a determinado medicamento incluído neste protocolo, não poderão fazer uso do mesmo; contudo não serão excluídos do programa uma vez que o protocolo permite a escolha de outras alternativas de farmacoterapia, além da associação ao aconselhamento estruturado para a cessação do tabagismo.
Todos os tabagistas atendidos nos diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser incluídos no protocolo antitabagismo.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
São considerados como dependentes os indivíduos que tenham apresentado, no ano anterior, pelo menos três dos 7 critérios a seguir:
- Desejo forte e compulsivo para consumir a substância (fissura ou craving).
- Dificuldade para controlar o uso (início, término e níveis de consumo).
- Estado de abstinência fisiológica diante da suspensão ou redução, caracterizado por síndrome de abstinência e consumo da mesma substância ou similar, com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência (reforço negativo).
- Evidência de tolerância, ou seja, necessidade de doses crescentes da substância para obter os efeitos produzidos anteriormente com doses menores.
- Abandono progressivo de outros prazeres em detrimento do uso de substâncias psicoativas.
- Aumento do tempo empregado para conseguir ou consumir a substância ou recuperar-se de seus efeitos.
- Persistência no uso apesar das evidentes consequências, como câncer pelo uso do tabaco, humor deprimido ou perturbações das funções cognitivas relacionada com a substância.
Para avaliar o grau de dependência à nicotina, pode ser usado o Teste de Fagerström.Quais são as perguntas envolvidas nesse teste ?(6)
Acolher o paciente em sua totalidade e reforçar os ganhos obtidos é indicado no caso de recaída.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro - É importante apoiar o paciente em sua decisão de parar de fumar e encorajá-lo a tentar novamente, mesmo em caso de recaída.
Adolescentes devem receber tratamento com aconselhamento estruturado sem destaque para a vulnerabilidade dessa população.
Verdadeiro ou falso?
Falso - Adolescentes são uma população vulnerável e o aconselhamento estruturado deve ressaltar essa vulnerabilidade e oferecer suporte adequado.
O uso de terapia medicamentosa é indicado para gestantes e nutrizes para tratar o tabagismo.
V ou F?
Falso - Para gestantes e nutrizes, é indicado o aconselhamento estruturado sem utilizar tratamento medicamentoso.
Para idosos, o tratamento do tabagismo segue o mesmo protocolo que para a população adulta.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro - É recomendado tratar os idosos com o mesmo protocolo oferecido para a população adulta, exceto quando há contraindicações.
Portadores de tuberculose devem ser tratados da dependência à nicotina apenas após o tratamento da TBC.
Verdadeiro ou falso?
Falso - Portadores de tuberculose devem ser tratados da dependência à nicotina em qualquer fase do tratamento, utilizando as mesmas medidas terapêuticas aplicadas à população em geral.
Pacientes com câncer devem iniciar o tratamento do tabagismo o mais breve possível, incluindo intervenções medicamentosas e não medicamentosas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro - O tratamento do tabagismo deve ser iniciado rapidamente em pacientes com câncer, incluindo intervenções medicamentosas e não medicamentosas.
Pacientes com transtorno psiquiátrico não devem receber farmacoterapia para cessação do tabagismo.
Verdadeiro ou falso?
Falso - Pacientes com transtorno psiquiátrico devem receber intervenções que incluam farmacoterapia e aconselhamento estruturado.
Intervenções de alta intensidade durante a internação hospitalar não são recomendadas para pacientes hospitalizados.
Verdadeiro ou falso?
Falso - Intervenções comportamentais de alta intensidade durante a internação hospitalar são recomendadas e ajudam na cessação do tabagismo.
Abordagem terapêutica e farmacoterapia aumentam a chance de cessação do tabagismo em pacientes internados em instituições de média e longa permanência.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro - A abordagem terapêutica e farmacoterapia aumentam a chance de cessação do tabagismo em pacientes internados em instituições de média e longa permanência.
Atualmente, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública no Brasil, gerada pela dependência da nicotina. O atendimento de uma pessoa tabagista pode ser realizado a partir de uma intervenção breve (conhecido como os 5 As):
Ask: perguntar se o paciente fuma, frequência de uso e o cigarro utilizado (branco, de rolo, paiol, eletrônico).
Advise aconselhar o paciente, sem sermão (ex.: “parar de fumar, agora, seria a melhor opção para a sua saúde”).
Assess avaliar a motivação do paciente para parar de fumar.
Ação: nesse estágio, o paciente já está colocando em prática algumas atitudes para, enfim, mudar seus comportamentos e hábitos. Muita motivação e compromisso são necessários nessa fase, pois é aqui que as recaídas ocorrem.
Assist oferecer ferramentas que o paciente possa utilizar para cessar o tabagismo (consultas, medicamentos, grupos de discussão, etc.).
Arrange : acompanhar o paciente durante o processo e se mostrar disponível. De tempos em tempos, novas consultas devem ser marcadas para reforçar a motivação, monitorar efeitos adversos e monitorar a resposta ao tratamento.
Pré-contemplação:
Há resistência frente à mudança e não entende que seu hábito/comportamento é prejudicial à saúde.
Contemplação:
O paciente começa a tomar consciência da necessidade de mudanças, porém, ainda não se mobiliza com mudança de comportamento.
Preparação:
O paciente começa a enxergar, mais claramente, seu comportamento e o prejuízo que ele causa, considerando o tratamento como forma de sair desse contexto. Começa a pensar em alternativas e se prepara para a mudança, buscando ajuda nas unidades de saúde.
Ação:
Nesse estágio, o paciente já está colocando em prática algumas atitudes para, enfim, mudar seus comportamentos e hábitos. Muita motivação e compromisso são necessários nessa fase, pois é aqui que as recaídas ocorrem.
Manutenção:
Aqui o paciente avalia se suas mudanças comportamentais foram realmente benéficas para sua saúde, escolhendo se manter assim ou não. As recaídas podem acontecer nessa fase também.
O grau de dependência à nicotina é uma informação importante para estratégias de cessação do tabagismo. Qual é o instrumento que é comumente utilizado para avaliar essa dependência?
Teste de Fagerström.
O grau de dependência à nicotina é uma informação importante para estratégias de cessação do tabagismo. Qual é o instrumento que é comumente utilizado para avaliar essa dependência?
Teste de Fagerström.