PNI e CRIES Flashcards
A vacina BCG deve ser administrada em dose única, o mais precocemente possível logo após o nascimento obrigatoriamente na maternidade.
Verdadeiro ou falso ?
Falso .
Administrar dose única, o mais precocemente possível logo após o nascimento, de PREFERÊNCIA na maternidade.
O produto disponibilizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacina BCG é produzido pelo Serum Institute of India. O volume é de 0,05 mL em crianças recém-nascidas até 11 meses e 29 dias e 0,1 mL para pessoas a partir de 1 (um) ano de idade, via intradérmica.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Em crianças nascidas com peso inferior a —— Kg, adiar a BCG até que atinjam este peso.
2
Em pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação com a BCG deve ser adiada até a resolução do quadro clínico.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Na rotina dos serviços de saúde, a vacina é disponibilizada para crianças até 5 ( Cinco ) anos 11 meses e 29 dias, ainda não vacinadas.
Verdadeiro ou falso?
Falso . É ate 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias,ainda não vacinadas.
Crianças vacinadas na faixa etária preconizada, que não apresentam cicatriz vacinal, devem ser revacinadas.
Verdadeiro ou falso?
Falso. Crianças vacinadas na faixa etária preconizada, que não apresentam cicatriz vacinal, NÃO DEVEMser revacinadas.
A comprovação da vacinação com BCG é feita exclusivamente por meio da identificação da cicatriz vacinal.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A comprovação da vacinação com BCG é feita por meio:
1- Do registro no cartão ou caderneta de vacinação; e/ou
2- Da identificação da cicatriz vacinal; e/ou
3- Da palpação de nódulo no deltoide direito.
A vacina BCG deve ser administrada em Gestantes e pessoas imunodeprimidas que tiveram contato com caso positivo de Tuberculose ativa ou hanseníase .
Verdadeiro ou falso?
Falso. Esta vacina é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas.
A vacina BCG é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. Os contatos prolongados de portadores de hanseníase devem ser submetidos à vacinação seletiva, nas seguintes situações:
Menores de 1 ano de idade:
- Não vacinados: administrar 1 dose de BCG.
- Comprovadamente vacinados que apresentem cicatriz vacinal: não administrar outra dose de BCG.
- Comprovadamente vacinados que não apresentem cicatriz vacinal: administrar 1 dose de BCG 6 meses após a última dose.
A partir de 1 ano de idade:
- Sem cicatriz: administrar 1 dose.
- Vacinados com 1 dose: administrar outra dose de BCG, com intervalo mínimo de 6 meses após a dose anterior.
- Vacinados com 2 doses: não administrar outra dose de BCG.
Pessoas expostas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV):
- Criança que chega ao serviço de saúde, não vacinada, poderá receber a vacina BCG se assintomática e sem sinais de imunodepressão.
- A partir dos 5 anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem ser vacinadas, mesmo que assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.
Menores de 1 ano de idade comprovadamente vacinados para BCG e que apresentem cicatriz vacinal, devem receber uma dose extra da BCG,caso tenham contato prolongado com portador de Hanseníase .
Verdadeiro ou falso ?
Falso
- Menores de 1 ano de idade comprovadamente vacinados que apresentem cicatriz vacinal não devem receber outra dose de BCG, independentemente de contato prolongado com portador de hanseníase.
Contatos prolongados de portadores de hanseníase menores de 1 ano de idade , Comprovadamente vacinados com a BCG,mas que não apresentem cicatriz vacinal,devem receber 1 dose de BCG 6 (seis) meses após a última dose.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Contatos prolongados de portadores de hanseníase Menores de 1 ano de idade, devem receber 1 dose de BCG,caso não tenham sido vacinados.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Contatos prolongados de portadores de hanseníase , a partir de 1 ano de idade,não necessitam de outra dose de BCG,desde que tenham sido vacinados com uma dose .
Verdadeiro ou falso?
Falso
Justificativa:
A partir de 1 ano de idade, se a pessoa vacinada com 1 dose de BCG tiver contato prolongado com portador de hanseníase, deve-se administrar outra dose de BCG, com intervalo mínimo de 6 meses após a dose anterior.
Contatos prolongados de portadores de hanseníase maiores de 1 ano de idade não devem receber outra dose de BCG, se já tiverem sido vacinados com duas doses de BCG previamente .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A partir dos 5 (cinco) anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem ser vacinadas com a BCG,mesmo que assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
Obs: Criança que chega ao serviço de saúde, não vacinada, poderá receber a vacina BCG se assintomática e sem sinais de imunodepressão.
A Vacina hepatite B (recombinante) deve ser administrada ao nascer, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A Vacina hepatite B (recombinante) pode ser administrada até 30 dias após o nascimento.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A Vacina hepatite B (recombinante) será feita em 4 doses : Uma dose ao nascer e a continuidade do esquema vacinal será com a vacina penta [vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada)], aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina hepatite B (recombinante) até 1 mês de idade, deverão receber a administração dessa dose da vacina antes de iniciar o esquema com a penta .
Verdadeiro ou falso ?
Falso . Crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina hepatite B (recombinante) até 1 (um) mês de idade, não deverão mais receber a administração dessa dose da vacina.
Crianças até 6 anos 11 meses e 29 dias, sem comprovação ou com esquema vacinal incompleto, devem iniciar ou completar esquema com vacina penta que está disponível na rotina dos serviços de saúde, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias, conforme esquema da vacina penta.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Pessoas a partir de 7 anos de idade sem comprovação vacinal devem receber 3 doses da vacina hepatite B com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, e de 6 meses entre a primeira e a terceira dose (0, 1 e 6 meses).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Pessoas a partir de 7 anos de idade com esquema vacinal incompleto para hepatite B devem reiniciar o esquema com a Pentavalente.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
Com esquema vacinal incompleto: Não reiniciar o esquema, apenas completá-lo com a vacina hepatite B,conforme situação encontrada.
Gestantes em qualquer idade gestacional e faixa etária devem receber 3 doses da vacina para hepatite B, considerando o histórico de vacinação anterior e os intervalos preconizados entre as doses. Caso não seja possível completar o esquema durante a gestação, o esquema deverá ser concluído após o parto oportunamente.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Caso uma gestante tenha recebido uma dose da hepatite B e depois tenha interrompido o esquema , a segunda dose deverá ser administrada assim que for possível, e deve-se programar a terceira dose para 6 semanas após a primeira dose.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Caso tenha ocorrido interrupção após a primeira dose, a segunda dose deverá ser administrada assim que for possível, e deve-se programar a terceira dose para 6 (seis) meses após a primeira dose, mantendo o intervalo de pelo menos 8 (oito) semanas entre a segunda e a terceira dose.