Abordagem a Problemas Infecciosos Flashcards
O VDRL com título de 1:1 em gestante sempre indica infecção ativa por sífilis. Verdadeiro ou falso?
Falso: O VDRL pode resultar em falso positivo, por isso deve ser confirmado com FTA-ABS antes de decidir a conduta.
A conduta inicial em gestante com VDRL positivo sem teste anterior é tratar a paciente e o parceiro. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O tratamento empírico com penicilina benzatina é recomendado, independentemente da confirmação do FTA-ABS.
Penicilina benzatina é a medicação de escolha para o tratamento da sífilis em gestantes. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A penicilina benzatina é o tratamento recomendado para sífilis durante a gestação, sendo segura e eficaz.
O isolamento respiratório deve ser instituído nas primeiras 24 horas em casos de meningite bacteriana suspeita. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com meningite bacteriana devem ser mantidos em isolamento respiratório nas primeiras 24 horas de tratamento.
Quimioprofilaxia é indicada para os familiares de pacientes com meningite bacteriana, independentemente do tipo de meningite. Verdadeiro ou falso?
Falso: A quimioprofilaxia é indicada apenas para contatos próximos em casos de meningite por meningococo ou H. influenzae.
Rifampicina é uma opção de quimioprofilaxia para contatos íntimos de pacientes com meningite por meningococo. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Rifampicina é utilizada na quimioprofilaxia para prevenir a disseminação da meningite meningocócica entre contatos próximos.
O isolamento respiratório é necessário nas primeiras 24 horas de tratamento de meningite bacteriana. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O isolamento respiratório deve ser mantido nas primeiras 24 horas de tratamento para meningite bacteriana, prevenindo a transmissão.
Quimioprofilaxia com rifampicina é indicada para todos os contatos de pacientes com meningite bacteriana. Verdadeiro ou falso?
Falso: A quimioprofilaxia com rifampicina é indicada apenas para contatos próximos em casos de meningite meningocócica ou por H. influenzae.
Os profissionais de saúde que atendem pacientes com meningite sempre devem receber quimioprofilaxia. Verdadeiro ou falso?
Falso: A quimioprofilaxia é indicada apenas se os profissionais realizarem procedimentos sem uso adequado de EPI.
Em creches e escolas, a quimioprofilaxia é indicada para todos os comunicantes, independentemente do contato com o paciente. Verdadeiro ou falso?
Falso: A quimioprofilaxia é indicada apenas para contatos diretos e comunicantes próximos em casos de meningite bacteriana.
O sinal de Brudzinski é um achado típico em meningite, caracterizado pela flexão involuntária das pernas quando o pescoço é flexionado. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O sinal de Brudzinski é um achado típico de irritação meníngea em casos de meningite, indicando envolvimento meníngeo.
A conduta inicial para pacientes com baciloscopia positiva para tuberculose pulmonar inclui iniciar o esquema básico de tratamento. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com baciloscopia positiva para TB pulmonar devem iniciar o esquema básico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
Contatos assintomáticos de pacientes com TB pulmonar, como os filhos, não necessitam de investigação. Verdadeiro ou falso?
Falso: Contatos próximos de pacientes com TB pulmonar devem ser investigados para identificar infecção latente ou ativa, especialmente menores de 10 anos.
Em casos de recidiva de tuberculose, o tratamento inicial é diferente do esquema básico. Verdadeiro ou falso?
Falso: O tratamento de recidiva pode seguir o mesmo esquema básico de adultos, sem necessidade de um esquema especial se a resistência não for confirmada.
O teste tuberculínico é recomendado para avaliar a infecção latente em contatos de pacientes com TB pulmonar. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O teste tuberculínico é utilizado para avaliar infecção latente em contatos próximos, com um corte de 5 mm para exposição a TB.
O diagnóstico de tuberculose ativa em pacientes com baciloscopia positiva é feito apenas após confirmação da cultura. Verdadeiro ou falso?
Falso: O diagnóstico de TB ativa pode ser feito com base na baciloscopia positiva, sem necessidade de aguardar o resultado da cultura para iniciar tratamento.
É possível confirmar o diagnóstico de infecção por HIV com apenas um teste rápido positivo. Verdadeiro ou falso?
Falso: O diagnóstico de HIV só pode ser confirmado após dois testes rápidos sequenciais positivos ou com exames confirmatórios como o Western Blot.
Se o primeiro teste rápido para HIV for negativo, não é necessário realizar outros exames para descartar infecção. Verdadeiro ou falso?
Falso: Mesmo com o teste negativo, pode ser necessário repetir o exame em 30 dias se houver suspeita, devido ao período de janela imunológica.
Dois testes rápidos positivos para HIV confirmam a infecção e não há necessidade de outros exames confirmatórios. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Dois testes rápidos positivos são considerados suficientes para confirmar a infecção por HIV e iniciar o acompanhamento.
Se houver discordância entre os dois testes rápidos para HIV, deve-se realizar exames confirmatórios laboratoriais. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Em casos de discordância entre os dois testes rápidos, exames laboratoriais como o Western Blot devem ser realizados para confirmação.
Pacientes em janela imunológica para HIV devem ter uma nova amostra coletada 30 dias após o primeiro teste não reagente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Se houver suspeita de infecção e o primeiro teste for negativo devido à janela imunológica, uma nova amostra deve ser colhida após 30 dias.
A vacina contra poliomielite deve ser administrada em crianças de 4 anos, independentemente do histórico vacinal prévio. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Aos 4 anos, é recomendada a vacina oral contra poliomielite, independentemente do histórico vacinal prévio, conforme o calendário vacinal.
A BCG deve ser aplicada no nascimento e reforçada aos 10 anos de idade. Verdadeiro ou falso?
Falso: A BCG deve ser aplicada apenas uma vez no nascimento, não havendo indicação de reforço aos 10 anos de idade.
A vacina contra a febre amarela deve ser administrada 30 dias antes de deslocamento para áreas de risco. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A vacina contra a febre amarela deve ser administrada pelo menos 30 dias antes de viagens para áreas endêmicas.
Profissionais de saúde que têm contato com pacientes de meningite bacteriana sempre devem receber quimioprofilaxia. Verdadeiro ou falso?
Falso: Profissionais de saúde só necessitam de quimioprofilaxia em casos de contato sem EPI adequado ou procedimentos invasivos sem proteção.
Pacientes com dengue sem sinais de alarme, mas com prova do laço positiva, devem ser internados para hidratação venosa imediata. Verdadeiro ou falso?
Falso: Pacientes com dengue sem sinais de alarme podem ser tratados ambulatorialmente com hidratação oral e acompanhamento.
Pacientes com dengue e sinais de alarme devem ser classificados no grupo C e necessitam de observação hospitalar. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com dengue e sinais de alarme devem ser internados para observação e hidratação venosa, conforme a classificação do grupo C.
A realização de hemograma com plaquetas e sorologia para dengue é recomendada para todos os casos de suspeita de dengue. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O hemograma com contagem de plaquetas e a sorologia para dengue são recomendados como parte da avaliação inicial de pacientes com suspeita de dengue.
A terapia antirretroviral deve ser iniciada na Atenção Básica mesmo sem a contagem de CD4 disponível. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A terapia antirretroviral pode ser iniciada na Atenção Básica, mesmo sem o CD4, de acordo com as diretrizes mais recentes.
Pacientes vivendo com HIV devem ser acompanhados exclusivamente por infectologistas. Verdadeiro ou falso?
Falso: Pacientes vivendo com HIV podem ser acompanhados na Atenção Básica, especialmente para manejo contínuo e outras condições de saúde.
O acompanhamento de pacientes vivendo com HIV pode ser feito na Atenção Primária, independentemente da contagem de CD4. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes vivendo com HIV podem ser acompanhados na Atenção Primária, especialmente se assintomáticos ou com CD4 acima de 350.
Referenciar pacientes com HIV ao infectologista deve ser feito sempre, independentemente do estado clínico. Verdadeiro ou falso?
Falso: O referenciamento ao infectologista é necessário em casos de co-infecção, baixa contagem de CD4 ou complicações, mas o acompanhamento pode ser feito na APS.
A presença de um Agente Comunitário de Saúde (ACS) é essencial no acompanhamento de todos os pacientes vivendo com HIV. Verdadeiro ou falso?
Falso: Embora o ACS possa ser um recurso importante, o acompanhamento de pacientes vivendo com HIV depende principalmente da equipe de saúde e das necessidades específicas do paciente.
Todos os casos de microcefalia, relacionados ou não ao Zika, devem ser notificados no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (Sinan). Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Todos os casos de microcefalia, suspeitos ou confirmados, devem ser notificados no Sinan, independentemente da causa.
O perímetro cefálico de referência para definir microcefalia em recém-nascidos a termo no Brasil é ≤ 33 cm. Verdadeiro ou falso?
Falso: No Brasil, o perímetro cefálico de referência para definir microcefalia em recém-nascidos a termo é de 32 cm, conforme orientações do Ministério da Saúde.
Recém-nascidos com perímetro cefálico abaixo do ponto de corte devem ser encaminhados para serviços de referência, mesmo sem alterações na triagem neonatal. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Todos os recém-nascidos com perímetro cefálico abaixo do ponto de corte devem ser investigados e encaminhados para referência, independentemente dos achados na triagem.
A presença de candidíase oral persistente e perda de peso > 10% são manifestações de imunodeficiência avançada em pacientes HIV positivos. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Candidíase oral persistente e perda de peso significativa são indicativos de imunodeficiência avançada em pacientes com HIV.
Pacientes com tuberculose pulmonar e HIV devem iniciar imediatamente o tratamento antirretroviral. Verdadeiro ou falso?
Falso: Em casos de coinfecção TB-HIV, o tratamento antirretroviral deve ser iniciado após 8 semanas do início do tratamento para tuberculose, exceto em casos de CD4 < 50.
O encaminhamento ao infectologista deve ser imediato em casos de diagnóstico de HIV com manifestações de imunodeficiência avançada. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com HIV e manifestações de imunodeficiência avançada devem ser encaminhados com urgência ao infectologista para avaliação especializada.
A maioria dos casos de infecção de vias aéreas superiores (IVAS) deve ser tratada com antibióticos como amoxicilina. Verdadeiro ou falso?
Falso: A maioria dos casos de IVAS é viral e não requer antibióticos; o tratamento é sintomático e envolve orientações sobre sinais de alerta e higiene.
Oseltamivir deve ser prescrito em todos os casos de infecção de vias aéreas superiores com febre e espirros. Verdadeiro ou falso?
Falso: Oseltamivir é indicado apenas para casos graves de síndrome gripal causada por influenza, não sendo indicado para IVAS comuns.
Pacientes com infecção de vias aéreas superiores devem ser orientados a lavar as mãos e evitar ambientes fechados durante os sintomas. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A higiene das mãos e evitar locais fechados são medidas importantes para prevenir a transmissão de infecções respiratórias.
Exantema com prurido e conjuntivite leve são achados sugestivos de infecção pelo vírus Zika. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A infecção por Zika frequentemente cursa com exantema, prurido e conjuntivite leve, além de sintomas articulares moderados.
A febre amarela frequentemente apresenta exantema e prurido nos primeiros dias de sintomas. Verdadeiro ou falso?
Falso: A febre amarela é caracterizada por febre alta, icterícia e hemorragias, não sendo comum a presença de exantema pruriginoso.
A dengue geralmente cursa com febre alta e exantema, e é a principal hipótese diagnóstica em pacientes com febre baixa e conjuntivite. Verdadeiro ou falso?
Falso: A dengue apresenta febre alta e cefaleia, mas a presença de conjuntivite e febre baixa é mais sugestiva de Zika do que dengue.
Após mordedura de um cão saudável em área não controlada para raiva, o paciente deve iniciar vacinação antirrábica e observar o animal por 10 dias. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O paciente deve iniciar a vacinação antirrábica e observar o animal por 10 dias; caso o animal permaneça saudável, o esquema vacinal pode ser interrompido.
Se o animal mordedor morrer ou desaparecer antes do fim do período de observação, o paciente deve receber soro antirrábico. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Se o animal não for observado por 10 dias, desaparecendo ou morrendo, o paciente deve receber soro antirrábico como parte da profilaxia.
Pacientes classificados no Grupo B de dengue devem ser tratados com hidratação oral e reavaliação clínica em 24 horas. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes no Grupo B, sem sinais de alarme, devem receber hidratação oral e ser reavaliados após 24 horas.
Prescrever hidratação intravenosa imediata é recomendada para pacientes com dengue e prova do laço positiva, sem outros sinais de alarme. Verdadeiro ou falso?
Falso: A hidratação intravenosa é reservada para casos com sinais de alarme ou choque, enquanto casos sem sinais de alarme são manejados com hidratação oral.
Pacientes com diabetes tipo 1 têm risco aumentado de complicações na dengue e devem ser observados mais de perto. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com comorbidades como diabetes têm maior risco de complicações e requerem monitoramento mais rigoroso em casos de dengue.
A observação hospitalar imediata é necessária para todos os casos de dengue com hematócrito aumentado. Verdadeiro ou falso?
Falso: O aumento do hematócrito sem outros sinais de alarme não requer hospitalização imediata; o manejo ambulatorial com reavaliação é adequado.
A doença da arranhadura de gato é causada pela bactéria Bartonella henselae, sendo comum em gatos assintomáticos. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A doença da arranhadura de gato é causada pela bactéria Bartonella henselae, e gatos assintomáticos podem ser vetores da infecção.
A biópsia do linfonodo é necessária em todos os casos de linfadenopatia causada pela doença da arranhadura de gato. Verdadeiro ou falso?
Falso: A biópsia do linfonodo só é indicada em casos de dúvida diagnóstica ou em situações que não melhoram após tratamento conservador.
A azitromicina é o antibiótico de escolha para tratar a linfadenopatia causada pela doença da arranhadura de gato. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Em casos selecionados, a azitromicina é o antibiótico de escolha para tratar a linfadenopatia associada à doença da arranhadura de gato.
A linfadenopatia causada pela doença da arranhadura de gato é autolimitada e raramente requer tratamento com antibióticos. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Na maioria dos casos, a linfadenopatia causada pela doença da arranhadura de gato é leve e autolimitada, resolvendo-se sem antibióticos.
O tratamento expectante, com orientações sobre sinais de agravamento e retorno, é a conduta adequada em casos leves de doença da arranhadura de gato. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A conduta expectante com orientações ao paciente é recomendada para casos leves de doença da arranhadura de gato.
O estágio de preparação no modelo transteórico de Prochaska indica que o paciente está ciente do problema e disposto a iniciar mudanças. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: No estágio de preparação, o paciente já está consciente do problema e disposto a adotar mudanças, como iniciar o tratamento.
A terapia antirretroviral inicial recomendada para pacientes com HIV é tenofovir + lamivudina + dolutegravir. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A combinação de tenofovir + lamivudina + dolutegravir é a terapia de primeira linha recomendada atualmente para o tratamento de HIV.
O efavirenz é uma opção de tratamento inicial preferível ao dolutegravir devido à sua baixa taxa de efeitos colaterais. Verdadeiro ou falso?
Falso: O dolutegravir é preferido ao efavirenz devido à sua alta potência, menor resistência genética e menos efeitos colaterais.
A barganha é um estágio do modelo transteórico em que o paciente resiste ao tratamento, buscando alternativas que não exijam mudanças imediatas. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A barganha ocorre quando o paciente ainda não está pronto para as mudanças e busca alternativas ou justificativas para evitar o tratamento.
A combinação de zidovudina + lamivudina + efavirenz é o esquema mais recomendado para o tratamento inicial do HIV. Verdadeiro ou falso?
Falso: O esquema preferido para o tratamento inicial do HIV é tenofovir + lamivudina + dolutegravir, enquanto a zidovudina tem indicações mais restritas.
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em pacientes jovens e sem comorbidades pode ser tratada na Atenção Primária. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes jovens, sem comorbidades e com diagnóstico de PAC podem ser tratados ambulatorialmente com antibióticos orais.
O uso de penicilina benzatina é a primeira linha de tratamento para pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em adultos. Verdadeiro ou falso?
Falso: A penicilina benzatina não é indicada para o tratamento de PAC em adultos; o tratamento preferido envolve macrolídeos ou quinolonas.
A azitromicina é uma opção adequada para tratar pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em pacientes sem comorbidades. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A azitromicina é um macrolídeo recomendado para o tratamento de PAC em pacientes jovens e sem comorbidades.
Em casos de PAC leve em pacientes jovens, é recomendada a internação para antibioticoterapia intravenosa. Verdadeiro ou falso?
Falso: Pacientes jovens com PAC leve, sem sinais de gravidade, podem ser tratados ambulatorialmente sem necessidade de internação.
Levofloxacino é uma boa opção para tratar pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em pacientes com fatores de risco ou comorbidades. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O levofloxacino é indicado em casos de PAC em pacientes com comorbidades ou fatores de risco, como DPOC ou falha de tratamento anterior.
A persistência dos sintomas de corrimento uretral após tratamento para gonorreia e clamídia sugere infecção por tricomoníase. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Quando os sintomas persistem após tratamento para gonorreia e clamídia, deve-se considerar a tricomoníase e tratar com metronidazol.
O tratamento inicial da gonorreia no Brasil inclui ciprofloxacino como antibiótico de escolha. Verdadeiro ou falso?
Falso: O ciprofloxacino não é mais recomendado no Brasil para gonorreia devido à alta taxa de resistência; outros antibióticos, como ceftriaxona, são preferidos.
Albendazol é o tratamento indicado para casos de infecção concomitante por Ascaris e Giardia. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O albendazol é eficaz para tratar tanto Ascaris quanto Giardia, sendo uma opção de tratamento de largo espectro em infecções mistas.
O tratamento de giardíase com prednisolona é adequado quando há eosinofilia associada. Verdadeiro ou falso?
Falso: A prednisolona não é indicada para giardíase; o tratamento antiparasitário com metronidazol ou albendazol é a escolha correta.
A síndrome de Löeffler é uma condição pulmonar associada à migração de larvas de Ascaris pelo pulmão, caracterizada por infiltrado irregular. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A síndrome de Löeffler ocorre devido à migração de larvas de Ascaris pelo pulmão, levando a sintomas respiratórios e infiltrado irregular nos exames de imagem.
A fase de convalescença da hepatite B se caracteriza pela presença de HBsAg positivo com HBeAg negativo. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; Na fase de convalescença da hepatite B o HBsAg permanece positivo mas o HBeAg é negativo indicando o fim da replicação viral.
O HBeAg positivo é um marcador de replicação viral ativa. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; O HBeAg é um marcador de replicação ativa do vírus da hepatite B.
A presença de anti-HBe positivo é um indicativo do fim da fase replicativa do vírus da hepatite B. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; A presença de anti-HBe indica o término da fase replicativa viral e o início da convalescença.
A presença de HBsAg por mais de 6 meses é indicativa de imunidade contra hepatite B. Verdadeiro ou falso?
Falso; A presença de HBsAg por mais de 6 meses indica a cronificação da hepatite B.
No tratamento de co-infecção TB-HIV é necessário iniciar o tratamento para tuberculose antes da terapia antirretroviral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; Iniciar primeiro o tratamento da tuberculose minimiza o risco de reconstituição imune e piora do quadro.
É recomendado iniciar o tratamento antirretroviral para HIV e tuberculose simultaneamente. Verdadeiro ou falso?
Falso; O tratamento da tuberculose deve ser iniciado antes para evitar síndrome de reconstituição imune.
Um paciente com hanseníase paucibacilar e baciloscopia negativa deve iniciar o tratamento imediatamente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; O diagnóstico de hanseníase é clínico e mesmo com baciloscopia negativa o tratamento deve ser iniciado.
A febre amarela na fase grave apresenta icterícia discreta e náuseas leves. Verdadeiro ou falso?
Falso; Na fase grave a febre amarela apresenta icterícia intensa com sinais de falência hepática.
A síndrome de Löeffler pode ser causada pela passagem de larvas de Ascaris lumbricoides pelos pulmões. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; A passagem de larvas pelos pulmões causa a síndrome de Löeffler com infiltrado pulmonar.
Albendazol é o tratamento de escolha para ascaridíase e giardíase. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; O albendazol trata as duas condições
O perfil sorológico esperado para cura da hepatite B inclui HBsAg negativo
Anti-HBc IgG positivo e Anti-HBs positivo. Verdadeiro ou falso?
Pacientes com diabetes mellitus controlado podem receber a vacina de febre amarela sem contraindicações absolutas. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; Não há contraindicação absoluta
A vacina contra febre amarela é contraindicada em pacientes com histórico de câncer de endométrio. Verdadeiro ou falso?
Falso; A história de câncer de endométrio não é uma contraindicação para a vacina de febre amarela.
A imunização com a vacina de febre amarela começa a ser efetiva somente 30 dias após a aplicação. Verdadeiro ou falso?
Falso; A vacina contra febre amarela já começa a ser efetiva em cerca de 10 dias após a aplicação.
Pacientes que realizam radioterapia podem receber a vacina de febre amarela. Verdadeiro ou falso?
Falso; Pacientes em radioterapia têm contraindicação absoluta para vacinas com vírus vivos atenuados
A presença de HBsAg positivo com Anti-HBs negativo indica infecção ativa por hepatite B. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; A presença de HBsAg indica infecção ativa e o Anti-HBs é negativo durante a infecção.
O Anti-HBc IgM positivo é marcador de infecção recente por hepatite B. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; O Anti-HBc IgM indica infecção recente
A vacina de febre amarela é recomendada para todos os indivíduos independentemente da idade. Verdadeiro ou falso?
Falso; Para pacientes acima de 60 anos é necessário avaliar o risco-benefício antes da aplicação.
A mulher com HIV e carga viral indetectável deve realizar hemograma transaminases glicemia colesterol total triglicerídeos e colpocitologia oncótica anualmente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; Esses exames são indicados para monitorar efeitos colaterais da terapia antirretroviral e a saúde geral.
A radiografia de tórax deve ser realizada anualmente em pacientes com HIV sem queixas respiratórias. Verdadeiro ou falso?
Falso; A radiografia de tórax só é necessária se houver suspeita clínica ou exposição significativa à tuberculose.
Pacientes vivendo com HIV e sem parceiro sexual há mais de um ano não precisam realizar sorologia para sífilis. Verdadeiro ou falso?
Falso; A sorologia para sífilis é recomendada de forma regular independentemente do tempo sem parceiro conforme a exposição anterior e risco.
A creatinina deve ser monitorada anualmente em pacientes com HIV em uso de terapia antirretroviral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; A creatinina deve ser avaliada regularmente devido ao risco de toxicidade renal associado a alguns medicamentos antirretrovirais.
Pacientes com HIV e colpocitologia oncótica negativa podem realizar o exame a cada três anos. Verdadeiro ou falso?
Falso; Para mulheres vivendo com HIV a colpocitologia deve ser feita anualmente devido ao risco aumentado de neoplasias.
Exames como colesterol total e triglicerídeos são fundamentais no acompanhamento de pacientes com HIV. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro; O risco cardiovascular em pacientes com HIV é elevado justificando o monitoramento regular de lípides.
O PPD deve ser feito apenas uma vez em pacientes com HIV e resultado negativo. Verdadeiro ou falso?
Falso; O PPD pode ser repetido em intervalos regulares se houver exposição ou risco de infecção tuberculosa.