Dislipidemia Flashcards
A dislipidemia é definida por anormalidades nos níveis de lipídios no sangue, incluindo colesterol total, LDL-C, HDL-C e triglicerídeos.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A dislipidemia é caracterizada por alterações nos níveis de lipídios no sangue, sendo um fator de risco para doenças cardiovasculares.
As diretrizes da ACC e da AHA recomendam que a primeira linha de tratamento para dislipidemia é o uso de estatinas.Verdadeiro ou falso?
Falso: A primeira linha de tratamento é a intervenção no estilo de vida, incluindo exercícios aeróbicos, dieta saudável, manutenção de peso e abstinência do tabagismo.
Estatinas são a primeira escolha terapêutica quando mudanças no estilo de vida não são suficientes para atingir as metas de LDL-C durante 3 meses .Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: As estatinas são a primeira escolha devido à sua eficácia comprovada na redução dos níveis de LDL-C e na prevenção de eventos cardiovasculares.
Pacientes que não atingem as metas de LDL-C com estatinas ou apresentam intolerância podem ser tratados com ezetimiba, inibidores de PCSK9 ou ácido bempedoico.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Essas opções são indicadas para pacientes que não alcançam as metas de LDL-C com estatinas de alta intensidade ou que têm intolerância a elas.
As intervenções no estilo de vida, como exercícios regulares e dieta, são recomendadas apenas como complemento à terapia farmacológica em pacientes com dislipidemia.Verdadeiro ou falso?
Falso: As intervenções no estilo de vida são a primeira linha de tratamento e devem ser adotadas antes da introdução de medicamentos.
A estratificação de risco é fundamental para determinar a intensidade do tratamento em dislipidemia.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A estratificação de risco ajuda a guiar a intensidade das intervenções, utilizando escores como o de Framingham.
O escore de Framingham é utilizado para avaliar o risco de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD) em 5 anos.Verdadeiro ou falso?
Falso: O escore de Framingham avalia o risco de ASCVD em 10 anos, e é usado para estratificar os pacientes.
Pacientes com risco moderado a alto de ASCVD são candidatos a terapias mais agressivas.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com risco moderado a alto de ASCVD devem receber terapias mais intensivas para prevenir eventos cardiovasculares.
Pacientes com diabetes mellitus e doença renal crônica são sempre considerados de baixo risco cardiovascular.Verdadeiro ou falso?
Falso: Pacientes com diabetes mellitus, doença renal crônica e múltiplos fatores de risco são considerados de alto risco cardiovascular.
A intensificação das intervenções terapêuticas é indicada para pacientes de alto risco, conforme avaliação por escores validados.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com alto risco cardiovascular podem necessitar de intervenções terapêuticas mais intensivas.
Para indivíduos de baixo risco cardiovascular, o objetivo é manter o LDL-C abaixo de 130 mg/dL.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Para indivíduos sem fatores de risco, o alvo recomendado é manter o LDL-C abaixo de 130 mg/dL.
Pacientes com risco moderado têm como alvo um LDL-C abaixo de 70 mg/dL.Verdadeiro ou falso?
Falso: Para pacientes de risco moderado, o objetivo é manter o LDL-C abaixo de 100 mg/dL.
Pacientes com risco alto, como diabetes ou doença renal crônica, têm como objetivo um LDL-C abaixo de 100 mg/dL.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com risco alto devem manter o LDL-C abaixo de 100 mg/dL.
O alvo de LDL-C para pacientes de risco muito alto, como aqueles com doença cardiovascular estabelecida, é abaixo de 70 mg/dL.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com risco muito alto devem ter como meta um LDL-C abaixo de 70 mg/dL.
Em situações de risco extremo, o alvo de LDL-C deve ser inferior a 55 mg/dL.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes em situação de risco extremo devem ter como meta manter o LDL-C abaixo de 55 mg/dL, segundo as diretrizes.
Medidas não farmacológicas, como mudanças no estilo de vida, devem ser tentadas por pelo menos 6 meses no manejo da dislipidemia em prevenção primária.Verdadeiro ou falso?
Falso: As mudanças no estilo de vida devem ser tentadas por pelo menos 3 meses, podendo ser estendidas até 6 meses dependendo do progresso individual.
Pacientes de alto risco cardiovascular devem iniciar terapia farmacológica imediatamente junto com intervenções no estilo de vida.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Indivíduos de alto risco, como aqueles com ASCVD estabelecida ou diabetes com múltiplos fatores de risco, necessitam de terapia farmacológica imediata.
Pacientes com hipercolesterolemia familiar, com níveis de LDL-C acima de 190 mg/dL, devem iniciar terapia farmacológica imediatamente.Verdadeiro ou falso?
“Verdadeiro: Indivíduos com dislipidemias genéticas severas, como hipercolesterolemia familiar, devem receber intervenção farmacológica
As estatinas de baixa potência reduzem o LDL-C em menos de 30%.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: As estatinas de baixa potência, como simvastatina e lovastatina, geralmente reduzem o LDL-C em menos de 30%.
As estatinas de alta potência incluem a atorvastatina e a rosuvastatina, que podem reduzir o LDL-C em 50% ou mais.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A atorvastatina (40-80 mg) e a rosuvastatina (20-40 mg) são classificadas como de alta potência e reduzem o LDL-C em 50% ou mais.
Entre os efeitos colaterais comuns das estatinas estão as miopatias, rabdomiólise e a elevação da hemoglobina A1c.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Miopatias, rabdomiólise e um efeito diabetogênico são efeitos colaterais conhecidos das estatinas.
A toxicidade hepática das estatinas é comum e requer monitoramento regular das enzimas hepáticas.Verdadeiro ou falso?
Falso: A toxicidade hepática das estatinas é rara, e não há necessidade de monitoramento regular das enzimas hepáticas conforme diretrizes da FDA.
Pacientes com intolerância a estatinas podem necessitar de ajustes de dose ou troca de medicamento.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Pacientes com histórico de intolerância a estatinas podem precisar de ajustes de dose ou substituição por outro medicamento.
A hipertrigliceridemia é definida como níveis de triglicerídeos (TG) no soro de 150 mg/dL ou mais.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Níveis de triglicerídeos acima de 150 mg/dL são considerados elevados, associando-se a risco cardiovascular.