Gestação: Diagnóstico Flashcards
Diagnóstico precoce
1- Vantagens
1- • Busca por assistência pré-natal em estágios iniciais da prenhez
• Mudança precoce dos hábitos de vida, que beneficiam a mãe e, principalmente, o feto. Esta modificação inclui medidas como o controle glicêmico, o abandono ao tabagismo, a abstinência alcoólica e a interrupção do consumo de drogas ilícitas.
Diagnóstico da gravidez
1- Em que se ancora o diagnóstico da gravidez?
2- Qual deles é o melhor parâmetro para o diagnóstico da prenhez incipiente?
1- • Diagnóstico laboratorial (hormonal);
• Diagnóstico clínico;
• Diagnóstico ultrassonográfico.
2- Diagnóstico laboratorial
Diagnóstico Laboratorial 1- Em que se baseia o diagnóstico laboratorial? 2- Como e quando deve ser feito? 3- Qual o seu pico? 4- Quais os valores de referência? 5- Quais os testes possíveis?
1- Ancora-se na produção de Gonadotrofina Coriônica humana (hCG) pelo ovo.
2- O beta-hCG pode ser detectado no sangue periférico da mulher grávida entre 8 a 11 dias após a concepção.
3- Entre 60 e 90 dias de gravidez.
4- Níveis menores que 5 mUI/ml são considerados negativos e acima de 25 mUI/ml são considerados positivos.
5- Existem três tipos de testes para a identificação do hCG:
• Imunológicos;
• Radioimunológicos (RIA);
• Enzima imunoensaio (ELISA).
Biossíntese da hCG 1- Produção 2- Função 3- Subunidades e benefícios 4- Em quanto tempo a concentração do hCG duplica no plasma (doubling time)?
1- Cerca de uma semana após o fertilização, o trofoblasto (sinciciotrofoblasto), implantado no endométrio, começa elaborar a hCG em quantidades crescentes que podem ser encontradas no plasma ou na urina maternos.
2- Essa molécula previne a involução do corpo lúteo, que é o principal sítio de produção da progesterona durante as primeiras seis a sete semanas.
3- A subunidade alfa é comum a vários hormônios (LH, FSH, TSH). Já a subunidade beta é específica . Atualmente, na propedêutica da gravidez é documentada quantitativamente a subunidade beta do hCG, pelos seguintes motivos:
• Possui menor reação cruzada com o Hormônio Luteinizante (LH);
• Possui grande sensibilidade;
• Pelo fato de ser quantificável, é possível uma estimativa da idade gestacional com base nos seus resultados.
4- Cerca de dois a três dias, fato que faz deste hormônio um marcador preciso de atividade trofoblástica.
Testes Imunológicos 1- Em que se baseia? 2- Quando devem ser solicitados? 3- São qualitativos ou quantitativos? 4- Quais as técnicas possíveis?
1- Baseiam-se na adição de anticorpos contra o hCG humano à urina humana para a identificação do hCG.
2- Devem ser solicitados somente com 10 a 14 dias de atraso menstrual.
3- São qualitativos, não sendo possível a dosagem quantitativa hormonal.
4- • Prova de Inibição da Aglutinação do látex: é chamada de teste de lâmina. É de leitura rápida, em poucos minutos. Este teste possui menor sensibilidade (1.500 a 3.500 UI/litro) e pode apresentar leitura duvidosa.
• Prova de Inibição da Hemaglutinação: é chamada de teste de tubo. Fornece leituras em duas horas. Raramente, possui leitura duvidosa e é mais sensível (750 a 1.000 UI/litro). Inclui a maioria dos testes caseiros de gravidez.
•Hemaglutinação Passiva reversa: é uma variante nova que pretende sensibilidade desde o nível de 75 UI/l (mais sensível) e pode ser realizado com apenas um a três dias de atraso menstrual.
Testes Radioimunológicos 1- Em que se baseia? 2- Quando devem ser solicitados? 3- São qualitativos ou quantitativos? 4- Quais as limitações?
1- É baseado na competição do hormônio com traçador adequado (o próprio hCG marcado com radioiodo), em face à quantidade fixa de antissoro.
2- Possibilita diagnóstico com 10 a 18 dias da concepção e sensibilidade de 5 mUI/ml. Os resultados são obtidos em aproximadamente quatro horas.
3- É um teste quantitativo.
4- A grande limitação é a reação cruzada com LH hipofisário, que, contudo, é corrigida com a dosagem da subunidade beta do hCG
Teste ELISA
1- Em que se baseia?
2- São qualitativos ou quantitativos?
3- Quando assegura-se gestação normal? E as demais afecções?
4- Quais os possíveis falsos positivos e falsos negativos?
1- O hormônio marcado com radioisótopo (radiotraçador) é substituído por hormônio ligado à enzima, a qual atua sobre um substrato incolor, dando origem a um produto colorido. A intensidade da cor obtida tem íntima correlação com a concentração do hormônio.
2- É um teste quantitativo
3- Níveis acima de 1.000 mUI/ml asseguram a presença de gestação, enquanto elevações acentuadas podem estar relacionadas à gestação múltipla ou à neoplasia trofoblástica gestacional. A elevação inferior ao esperado ou a diminuição dos valores quantitativos de beta-hCG no início da gestação impõem a suspeita de gravidez anormal como gestação ectópica ou abortamento.
4- Falso-positivos podem ser consequência do uso de psicotrópicos (fenotiazidas, antidepressivos, anticonvulsivantes e hipnóticos), anticoncepcionais orais (mediante surtos de escape de LH), hipertireoidismo (pois a subunidade alfa do TSH é homóloga à subunidade alfa do hCG), reações cruzadas com anticorpos, fator reumatoide, anticorpos heterófilos, proteínas ligantes e aumento do LH hipofisário (reação cruzada com o LH em concentração bem mais elevada no climatério, castração) e neoplasias produtoras de hCG.
Falso-negativos podem ocorrer em urinas de baixa densidade (grandes volumes nicteméricos, maiores que dois litros), nas duas primeiras semanas de atraso menstrual e, ocasionalmente, no segundo trimestre, quando é mais baixo o limite inferior dos níveis de hCG.
Gravidez bioquímica
1- Definição
2- Conduta
3- Diagnósticos possíveis
1- É uma gravidez incipiente a qual foi interrompida antes da detecção de qualquer outro sinal clínico ou ultrassonográfico.
2- Seguimento laboratorial até a negativação do hCG.
3- Gravidez tópica inicial e a prenhez ectópica.
Diagnóstico Clínico
1- Como e quando deve ser feito?
1- O diagnóstico da gravidez pode ser feito através dos sinais clínicos, sintomas e exame físico (inspeção, palpação, toque vaginal e ausculta) em gestações mais avançadas quando o atraso menstrual for > 12 semanas. Nesse caso, o exame laboratorial torna-se desnecessário.
Sintomas clínicos
1- Quais os sintomas iniciais?
2- Quais os sintomas tardios?
3- Os sintomas tardios são empregados no diagnóstico clínico da gravidez?
1- Náuseas, vômitos, sialorreia, aumento da sensibilidade álgica mamária, polaciúria, nictúria, distensão abdominal, constipação intestinal, tonteiras, sonolência, fadiga, desejos alimentares, perversão do apetite (PICA), labilidade emocional, dor hipogástrica do tipo cólicas, aversão a odores, pirose, alterações das acuidades auditiva e visual.
2- Dispneia e lombalgia.
3- Não.
Náuseas
1- Quando acontece?
2- Características
3- Qual a gênese?
4- Fatores potencializadores
5- Quando deve ser considerada outra causa, além da gravidez?
6- Quando é necessário avaliação complementar?
7- Qual o espectro clínico mais grave desse sintoma?
1- A náusea, provavelmente o principal sintoma da gestação inicial, pode aparecer entre a 6ª e 14ª semana de gestação.
2- Ocorrem tipicamente no período da manhã, embora possam acontecer em qualquer momento do dia, e podem ou não ser acompanhadas de episódios eméticos. Tendem a melhorar â medida que as horas avançam.
3- Alguns atribuem ao resultado da adaptação materna ao hCG e outros defendem que o hCG é um fator indireto, já que é pré-requisito para o aumento do estrogênio, homônio que causa esse tipo de sintoma.
4- Diversas situações orgânicas ou psíquicas, como: gestação gemelar, insegurança materna motivada por uma gestação não planejada, hipertireoidismo, etc.
5- Quando associadas a vômitos, febre, vertigem, diarreia, cefaleia ou distensão abdominal.
6- Quando náuseas e vômitos surgem após 12 semanas de gestação, período em que não é típico o aparecimento desse sintoma.
7- Hiperêmese gravídica.
Sialorreia ou ptialismo
1- Definição
2- Qual a causa?
1- É uma profusa salivação.
2- Na maioria dos casos, o excesso de saliva é inexplicado.
Aumento da sensibilidade álgica mamária
1- Características
2- Qual a causa?
1- É referido um aumento do volume e da sensibilidade das mamas ao mais leve contato.
2- Alguns relacionam a dor ao processo de congestão mamária e outros sugerem que a estimulação do hCG nas glândulas mamárias secretoras é o provável fator envolvido.
Frequência urinária 1- Quais são as queixas? 2- Quais as causas? 3- Quando o sintoma desaparece? 4- Quando o sintoma reaparece? 5- Quando suspeitar de cistite?
1- Polaciúria (↑ número de micções e ↓ volume) e nictúria (micção noturna frequente)
2- • A frequência está relacionada ao aumento da produção urinária total por volta da 6ª semana de gestação.
• O crescimento do útero e sua anteversão acentuada promovem compressão vesical.
3- No segundo trimestre, quando o crescimento uterino ocorre em direção à cavidade abdominal.
4- Nas últimas semanas da gestação, em virtude da compressão do polo cefálico na bexiga.
5- Na presença de disúria, hematúria ou piúria.
Distensão abdominal e constipação intestinal
1- Qual a causa?
2- O que pode agravar a constipação?
1- Resultam do aumento da progesterona, que reduz a motilidade intestinal.
2- O uso de vitaminas e/ou complementos que contêm ferro.