SII Flashcards
O que é a SII?
Dor abdominal crônica ou recorrente associada a alterações do hábito intestinal (diarreia ou constipação) na AUSÊNCIA DE QUALQUER LESÃO ORGÂNICA IDENTIFICÁVEL no TGI.
Qual a epidemiologia da SII?
10-20% dos adultos, mulheres (3:1), jovens (mas pode ocorrer em qualquer idade).
Qual a fisiopatologia da SII?
Pouco conhecida, mas envolve alterações de motilidade do TGI (peristalse acelerada ou retardada), hipersensibiliadde visceral do TGI (diminuição do limiar de percepção de distensão) e processamento sensorial alterado no SNC (paciente mais sensível à dor visceral).
Qual a etiologia da SII?
Pouco conhecida, sendo que a única comprovadamente envolvida é a GECA bacteriana.
Qual o QC da SII?
Dor/Desconforto abdominal recorrente em cólica e aliviada pelas evacuações, alterações do hábito intestinal (diarreia/constipação), outros sintomas GI (refluxo, flatus, distensão, disfagia, náuseas, vômitos) e sintomas extraintestinais (dispareunia, disfunção sexual, dismenorreia, FMG, etc). Pode haver muco nas fezes.
*Os sintomas NÃO acordam o paciente.
Como dx a SII?
É um dx de EXCLUSÃO!!! Portanto, é feito pela identificação da clínica típica + exclusão de outras causas. Deve-se aplicar os critérios de Roma IV:
Quais sinais sugerem doença orgânica e não SII?
Hematoquezia, anemia, perda ponderal, diarreia crônica intensa, febre recorrente e HF de câncer, DCe ou DII.
Como é chamado o quadro em que o paciente preencha todos os critérios para SII porém não apresenta dor/desconforto abdominal?
Diarreia/Constipação funcional.
Qual o tto da SII?
Conscientização do paciente e evitar exames excessivos, suporte psicossocial, medidas comportamentais (exercício, cessar tabagismo e alcoolismo, refeições regulares), dietéticas (evitar alimentos que agravam os sintomas), farmacológico (antiespasmódicos, antidiarreicos, anticonstipantes, psicotrópicos, probióticos etc) e psicoterapia.
Qual o prognóstico da SII?
A maioria mantém os sintomas pelo resto da vida.