Distúrbios obstrutivos benignos do esôfago Flashcards
Quais as principais causas de obstrução extrínseca do esôfago no adulto?
Aumento do átrio E (na estenose mitral: síndrome de Ortner), aneurisma de aorta, tireoide retroesternal, exostose óssea, tumores extrínsecos (p pulmonares). Outras: a. subclávia direita anômala (a. lusória - comprime parede posterior) e a. pulmonar esquerda anômala (comprime parede anterior).
O que são os anéis esofágicos (membranas)?
São dobras circunferenciais da mucosa que podem causar obstrução mecânica.
Qual a clínica dos anéis esofágicos?
Disfagia seletiva para sólidos (se for muito grande, para líquidos também).
Qual anel esofágico é muito comum? Qual sua localização?
O anel de Schatzki, localizado no esôfago terminal (junção da mucosa do esôfago com a do estômago). O quadro é de afagia intermitente (pão ou bolo de carne impactado no esôfago terminal de forma intermitente). A diferença desse anel para os outros é que o epitélio acima dele é escamoso e abaixo é colunar (nos outros aneis o epitélio é apenas colunar).
Qual o tratamento da afagia aguda?
Tranquilizar o paciente e aguardar a passagem pelo esôfago. Caso não ocorra, pode-se adm glucagon 1 mg IV que relaxa agudamente o esôfago. Caso ainda não dê certo, deve ser realizada EDA emergencial com anestesia geral e IOT para proteção de VA contra broncoaspiração.
*O paciente não deve forçar vômitos, pois pode causar ruptura de esôfago.
O que é a síndrome de Plummer-Vinson?
São pacientes geralmente do sexo feminino com anemia ferropriva (com glossite e coiloníquia) que podem desenvolver uma ou mais membranas esofágicas. Geralmente o acometimento é parcial da circunferência do esôfago.
Qual o tratamento das membranas esofágicas?
Ruptura mecânica com um dilatador endoscópico.
O que é a disfagia lusória?
É uma obstrução mecânica do esôfago causada por compressão extrínseca por uma a. subclávia direita anômala.
Quais os tipos de divertículos? Explique.
Verdadeiros: todas as camadas são herniadas, formando uma estrutura sacular.
Falsos (pseudodivertículos): apenas a mucosa e submucosa são herniadas através da muscular (“buraco na cadama muscular”).
Intramural: são divertículos que não ultrapassam o limite externo do esôfago, ficando “submersos” na muscular.
Quais os tipos fisiopatogênicos de divertículos? Dê exemplos.
Pulsão: ocorrem por aumento na pressão intraluminal esofágica, levando à herniação na parede por uma falha muscular. Um exemplo é o divertículo de Zenker, um PSEUDODIVERTÍCULO.
Tração: ocorrem por “repuxamento” por alguma estrutura. No caso dos médio-esofágicos, são repuxados por linfonodos parabrônquicos inflamados ou qualquer retração inflamatória do mediastino (TB, histoplasmose, etc). São divertículos VERDADEIROS.
Quais doenças estão frequentemente associadas com os divertículos de pulsão?
As dismotilidades esofágicas, como EED, acalásia, dismotilidade inespecífica.
Qual o QC dos divertículos de pulsão?
Inicialmente cursam com disfagia e dor torácica pelo transtorno motor subjacente, podendo evoluir para obstrução mecânica.
Como dx os divertículos esofagianos?
Pela esofagografia baritada e EDA.
Qual o tratamento dos divertículos esofagianos? Quando tratar?
Manipulação cirúrgica. Para os de pulsão, deve-se fazer também alívio da disfunção motora (miotomia) associada ou não à remoção do divertículo. Deve ser feita nos casos com sintomatologia importante.
O que é o divertículo de Zenker?
É um falso divertículo formado pela herniação da mucosa hipofaríngea através de uma ÁREA FRÁGIL DA PAREDE POSTERIOR DA FARINGE DISTAL (o triângulo de Killian), entre as fibras oblíquas do m. faríngeo inferior e o m. cricofaríngeo (EES).