Pâncreas Flashcards
Qual a localização abdominal do pâncreas? Qual a correlação clínica disso?
É retroperitoneal (quando eu abro o abdome, eu não vejo o pâncreas) em abdome superior (entre T12-L2). Por isso que a dor pancreática irradia para o dorso.
Qual a divisão anatômica do pâncreas? E suas relações anatômicas?
Cabeça: se relaciona intimamente com o duodeno, é a região localizada à esquerda da AMS.
Cauda: está em íntimo contato com o hilo esplênico.
Como é a drenagem da secreção pancreática?
Sua secreção é drenada pelo ducto pancreático principal (ou ducto de Wirsung) até a papila/ampola de Vater ou papila duodenal maior. Uma pequena porção é drenada pelo ducto pancreático secundário (de Santorini), que desagua na papila menor do duodeno.
Qual a relação do pâncreas com o colédoco?
Uma parte do colédoco atravessa a cabeça do pãncreas antes de desembocar o duodeno, o que é importante para entender doenças biliares causando doenças pancreáticas.
Como é a vascularização do pâncreas?
Irrigação: ramo do tronco celíaco (tronco celíaco > hepática comum > gastroduodenal > pancreatoduodenais superiores que irrigam a cabeça) e AMS. A artéria esplênica dá origem aos ramos que irriga o corpo e a cauda, sendo elas a pancreática inferior, dorsal do pâncreas, pancreática magna e da cauda do pâncreas.
Drenagem: sistema porta pela veia esplênica.
Como é a histologia pancreática?
Porção exócrina (80%): glândulas mistas tubuloacinares. As células ductais, centroacinares e acinares.
Porção endócrina: ilhodas de Langerhans.
Quais as secreções do pâncreas exócrino?
As células ductais e centroacinares produzem secreções hidroeletrolíticas, contendo principalmente o bic. Já as acinares produzem as enzimas digestivas em sua forma precursora (zimogênios) e em sua forma ativa (amilase e lipase).
Quais as funções da secreção do pâncreas exócrino?
Digestão de carboidratos, lipídeos e proteínas, permitindo que sejam absorvidas e utilizadas.
Como é a secreção pancreática exócrina?
Secreção durante a alimentação: são 3 fases, a cefálica (estímulos olfatórios e visuais - acetilcolina, VIP e fator liberador de gastrina), gástrica (distensão gástrica, fazendo um reflexo gastropancreático e a dilatação do antro permite a liberação de gastrina, qeu estimula a secreção pancreática) e intestinal (fase mais importante, em que o quimo rico em H+ induz liberação de secretina pelo duodeno e liberação de colecistocinina por estímulo de AA e lipídeos, sendo eles os principais secretagogos pancreáticos).
Secreção interdigestiva: quando o TGI está sem alimentos. Acompanha o complxo mioelétrico migratório, sendo uma atividade elétrica intrínseca do estômago e duodeno.
Qual o papel da secretina na secreção pancreática?
Estimula as células ductais e centroacinares a produzirem e liberarem a secreção hidroeletrolítica (bic).
Qual a função da secreção alcalina do pâncreas exócrino?
Proteger a mucosa duodenal contra o suco gástrico ácido e criar um pH alcalino ótimo para a ação das enzimas pancreáticas.
Qual o papel da colecistocinina na secreção pancreática?
Estimula as células acinares a produzirem as enzimas pancreáticas.
Como é a ativação dos zimogênios pancreáticos?
A enteroquinase (enzima localizada na borda em escova das células da mucosa duodenojejunal) promove a produção de tripsina, que irá transformar os zimogênios em suas formas ativas respectivas.
Como as enzimas pancreáticas se elevam nos casos de pancreatite aguda (PA)?
No processo inflamatório agudo do pâncreas, há um desequilíbrio entre a produção e a secreção das enzimas, fazendo com que a produção continue a despeito do bloqueio da secreção. Isso faz com que as enzimas promovam autodigestão da glândula, elevando as enzimas amilase e lipase nessas condições.
Qual a importância da amilase sérica?
É uma enzima de extrema importância diagnóstica da PA, se elevando 2-12h do início do processo e permanece positiva por 3-5 dias. S 90% e E de 80%, porém quando 3-5x maior que o LSN a especificidade aumenta muito.