Diarreias Flashcards
Quais as diferenças entre absorção de ID e de IG?
ID: absorção de nutrientes, eletrólitos e fluidos.
IG: apenas eletrólitos e fluidos.
Comente sobre a anátomo-histologia do ID.
Pregas semilunares como invaginações da mucosa e submucosa. Apresentam vilosidades e, entre elas, criptas. As vilosidades absorvem os nutrientes. A principal célula é o enterócito. Outras células são as caliciformes (secretoras de muco), neuroendócrinas, células-tronco (repor o epitélio) e células de Paneth (neutrófilo). Possui 6m de comprimento (20 cm duodeno, 2,5m jejuno e 3,5m íleo). Duodeno totalmente retroperitoneal e jejuno/íleo é intraperitoneal.
Comente sobre a anátomo-histologia do IG.
Epitélio cilíndrico simples com enterócitos com poucos microvilos e criptas com glândulas tubulares. Não possui vilosidades, mas sim as haustrações. A função é absorver fluidos, eletrólitos, moldar as fezes e controlar evacuações.
Como é feita a absorção e secreção de fluidos no ID?
Os líquidos são absorvidos no ID acompanhando a absorção de eletrólitos (principalmente Na e Cl). A absorção de Na pode ser nutriente-dependente (glicose, galactose) ou independente. As criptas fazem secreção hidrossalina. A absorção sempre excede a secreção (pessoas normais), porém algumas diarreias cursam com maior secreção. Alguns mediadores pró-inflamatórios (PGs, leucotrienos, histamina) estimulam a secreção, além de toxinas.
O que é a diarreia?
Eliminação de fezes amolecidas, de consistência líquida, geralmente acompanhadas de: > 3 evacuações/dia e aumento da massa fecal (> 200g/dia).
Por que ocorre a diarreia?
Por um desbalanço entre a absorção e secreção de fluidos pelos intestinos.
O que é a incontinência fecal?
É a incapacidade de reter as fezes, havendo perda INVOLUNTÁRIA de fezes (DIFERENTE DE DIARREIA!!!). Ocorre em distúrbios neuromusculares ou problemas estruturais anorretais.
Como as diarreias podem ser classificadas e qual a importância dessa classificação?
Podem ser classificadas pela duração, localização e mecanismo de formação. É importante pois reduz enormemente as possibilidades etiológicas.
Quais os tipos de diarreia de acordo com o tempo?
Aguda < 3-4s e crônica > 4s.
*Diarreia persistente: 2-4s.
Quais os tipos de diarreia de acordo com a localização?
Alta (ID) ou baixa (IG).
Quais as características da diarreia alta?
Conteúdo MAIS VOLUMOSO (pode ultrapassar 10 L/dia com choque hipovolêmico) com n° de evacuações reduzido (em relação à baixa) - 3-5/dia. Pode conter restos alimentares.
*O cólon saudável só consegue absorver 4 L/dia.
Quais as características da diarreia baixa?
Evacuações em POUCA QUANTIDADE mas MUITO FREQUENTES (> 10/dia), podendo estar associadas a TENESMO (desconforto ao evacuar) e urgência fecal (estes 2 são clássicos de irritação retal). Sem restos alimentares.
Quais os tipos de diarreias de acordo com o mecanismo fisiopatológico?
Osmótica, secretora, invasiva/inflamatória (disenteria), síndrome disabsortiva (diarreia + esteatorreia) e funcional.
Por que ocorre a diarreia osmótica? Quais as principais causas?
Ocorre pela presença de alguma substância osmoticamente ativa nas fezes e não absorvível, retendo água no lúmen intestinal. Causas: sais de magnésio, sorbitol, manitol, glicerina, lactulose, deficiência de lactase, enteropatias (1a ou 2a)
*3,5L de água são perdidos para cada 1 mOsm intraluminal aumentado.
Qual a peculiaridade da diarreia por deficiência de lactase?
É o protótipo das diarreias dos carboidratos: além da diarreia, há muito gás intestinal (com cólica e flatulência) pela fermentação bacteriana desses carbos no cólon, que provoca também fezes ácidas (pH < 5,5).
Comente sobre a diarreia dos antibióticos.
É a redução da flora colônica prejudicando a metabolização de carboidratos que não foram absorvidos pelo ID (em AG que seriam prontamente absorvidos pelo IG), promovendo efeito osmótico no cólon e explicando a diarreia.
Quais fatores sugerem uma diarreia osmótica?
Cessa completamente com o jejum, NÃO HÁ DIARREIA NOTURNA (diferentemente das secretórias).
Qual exame laboratorial ajuda a identificar a diarreia como osmótica? Explique.
O gap osmolar fecal. É um parâmetro calculado pela fórmula 290 - 2x (Na + K) fecais, evidenciando a quantidade de íons nas fezes. No caso da diarreia osmótica, como o predomínio não é de íons mas sim de água (e a absorção de eletrólitos está intacta), temos um gap osmolar fecal ALTO (> 125 mOsm/L).
Por que ocorre a diarreia secretória não invasiva? Quais as causas?
Por alguma toxina, droga ou substância que estimula a secreção ou inibe a absorção de fluidos no intestino, podendo ser alta, baixa ou mista. Causas: laxativos estimulantes (bisacodil), bactérias produtoras de toxina (cólera), VIPoma, sd carcinoide, diarreia dos ácidos biliares e dos ácidos graxos.
Comente sobre a diarreia dos ácidos biliares.
É uma diarreia que ocorre sempre que os ácidos biliares atingem o cólon, como absorção parcial pelo íleo (doença íleal) ou quanto há muita bile, excedendo a capacidade de absorção ileal (diarreia pós-vagotomia troncular, pós-colecistectomia). Os ácidos biliares estimulam a secreção de eletrólitos. Melhora QUASE SEMPRE com colestiramina (quelante de ácidos biliares).
Comente sobre a diarreia dos ácidos graxos.
Ocorre quando há má absorção de lipídeos e supercrescimento bacteriano, em que os AGs (exceto os de cadeia curta, que são absorvidos pelo IG) são hidroxilados por bactérias colônicas e tornam-se substâncias secretórias.
Quais características da diarreia secretória permitem diferenciá-la da osmótica?
Não cessa com o jejum e possui gap osmolar fecal reduzido (< 50 mOsm/L) pela riqueza de Na e K nas fezes (é secretória).
Por que ocorre e quais as causas da diarreia invasiva/inflamatória? Quais as causas?
Ocorre pela liberação de citocinas e mediadores inflamatórios por lesão DIRETA da mucosa (enterite, colite, enterocolite), o que estimula secreção e motilidade. Causas: infecciosas ou não (DIIs).