Jurisdição, Ação e Processo Flashcards
De quais modos pode ser firmado a convenção de arbitragem.
- Cláusula Compromissória: firmado em momento anterior à ocorrência do litígio.
- Preveem as cláusulas da arbitragem, com escolha do árbitro, valor, limites etc. - Compromisso Arbitral: firmado após a ocorrência do litígio, optando mutuamente pela resolução por meio do arbitro.
- Vão firmar a cláusula posteriormente.
De qualquer modo, é causa de incompetência relativa. Não pode ser decretado de ofício pelo juiz.
Qual a teoria da ação adotada pelo CPC. Qual a adotada pelo STJ.
O CPC adota a teoria eclética, segundo a qual a ação é um direito autônomo, que independe da existência do direito material para o seu exercício, consistente no direito ao JULGAMENTO DO MÉRITO DA CAUSA, mas que exige o cumprimento de determinadas condições.
O STJ adota a teoria da asserção (della prospettazione), segundo a qual utiliza-se de uma análise sumária, em um primeiro momento, para determinar se aceitará ou não o processo, com base nos fundamentos alegados pela parte autora, presumindo-os como verdadeiros. Constatando a ausência dos pressupostos nesta cognição sumária, extingue o processo sem resolução de mérito. Recebendo, se for o caso, deverá proceder com uma análise aprofundada, caso em que esses questões passam a integrar o mérito, de modo que, se verificada a ausência de um dos elementos nessa fase, a sentença de rejeição do pedido fará coisa julgada formal e material.
Qual a teoria majoritária que tenta explicar o processo.
Teoria do processo como relação jurídica distinta da relação de direito material, de direito público, estabelecido entre autor, réu e Estado-juízo, com vistas a obter uma prestação jurisdicional..
Em que consiste a legitimidade extraordinária negocial.
É a legitimidade extraordinária decorrente de contrato, onde uma pessoa pessoa estende ou concede a outra o direito de defender direito seu.
Quem são os sujeitos da relação processual.
Autor, réu e Estado-juízo.
O que são pressupostos processuais e como podem ser divididos.
São elementos preliminares, de ordem pública, necessários à existência válida e eficaz do processo. Divide-se em:
a) pressupostos de existência (stricto sensu);
b) pressupostos de validade; e
c) pressupostos de eficácia.
Verdadeiro ou Falso.
De acordo com o art. 17 do CPC, legitimidade e interesse de agir são pressupostos apenas a propositura de demanda e respectiva defesa.
Falso. São pressupostos para todos os atos postulatórios.
Verdadeiro ou Falso:
O não recolhimento das custas processuais constitui falta de pressuposto de constituição e desenvolvimento válido e regular do processo.
Verdadeiro.
Segundo o art. 19 do CPC, o interesse do autor pode se limitar a…
a) Existência, Inexistência e modo de ser de relação jurídica; e
b) Autenticidade ou Falsidade de documento.
Quanto à satisfatividade, forma de execução e meio de prestação, como são classificadas a tutela jurisdicional.
Quanto à satisfatividade:
- Satisfativa: quando vem a satisfazer o objeto principal da relação processual.
- Não Satisfativa: quando não vem a satisfazer o objeto principal relação processual.
Quanto à forma de execução:
- De Execução Autônoma: quando a sentença que reconhece o direito não forem auto-exequíveis.
- Execução de Sentença: quando a sentença que reconhece o direito for auto-exequível.
Quanto ao meio de prestação:
- Comum: quando utilizar-se dos meios fornecidos a todos os demais cidadãos.
- Diferenciado: quando a tutela é satisfatoriamente prestada com a utilização de meios atípicos (tutelas de urgência (quando há risco de violação irreparável ou de difícil reparação a direito), evidência (quando não há dúvidas quanto à titularidade do direito) e inibitória (quando verifica-se que o réu está atuamento de forma prejudicar o direito alegado pela parte autora)).
Verdadeiro ou Falso:
A CEF tem legitimidade em processos que sobre o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), como substituto processual do Banco Nacional da Habitação.
Verdadeiro.
O que são atos postulatórios e quem pode praticá-los.
São os atos de pedir e responder em juízo. Em regra, só podem ser praticados por advogados regularmente inscritos na OAB e Promotor de Justiça. Excepcionalmente, é dado aos cidadãos, como por exemplo, ações dos juizados especiais que não ultrapassem 20 salários mínimos.
A legitimidade “ad causam” é unilateral ou bilateral? Explique.
É bilateral, pois a legitimidade só existirá em face do autor(es) e do réu(s), e não em face de outros. Fora dessas hipóteses, o processo deverá ser extinto sem resolução de mérito.
Há carência de ação quando falta às partes…
Legitimidade e Interesse.
Necessidade de autorização específica (art. 105, CPC) para o advogado…
- Receber citação;
- Confessar;
- Renunciar;
- Transigir;
- Reconhecer direito alegado pela outra parte; e
- Dar quitação;
- Firmar compromisso;
- Receber e assinar declaração de hipossuficiência econômica.
Diferencie decisão citra, ultra e extra petita.
- Citra: decisão que fica aquém daquela que foi pedida em juízo. O juiz não resolve completamente ou não alcança todas as pessoas da relação. Fere o princípio da inafastabilidade de tutela jurisdicional.
- Ultra: é aquela que vem além do que foi pedido em juízo, alcança outras pessoas ou ultrapassa o pedido. Fere o princípio do contraditório e ampla defesa.
- Extra: é aquela que vai fora do que foi pedido. Alcança objeto e pessoas distintas da relação processual. Fere o princípio da inafastabilidade da tutela jurisdicional e contraditório e ampla defesa.
- Também pode se dar quando quando o juiz defere a prestação pedida com base em fundamento não invocado; quando o juiz acolhe defesa não arguida pelo réu, a menos que haja previsão legal para o conhecimento de ofício
Verdadeiro ou Falso:
O CEF tem legitimidade passiva para atuar em processo acerca de correção do FGTS.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
O CEF tem legitimidade passiva em ação que verse sobre contribuição PIS/PASEP.
Falso.
Quais as hipóteses de Mitigação da Capacidade da Pessoa Casada? Quais as consequências nos polos ativo e passivo?
- Ação real imobiliária;
- Ação possessória imobiliária, que verse sobre composse ou ato praticado por ambos os cônjuges ou interesse de ambos;
- Dívida contraída à bem de família;
- Ação que tenha o objetivo de reconhecer, constituir ou extinguir ônus a imóvel, salvo quando em regime de separação total de bens.
No polo ativo, tem o condão de integrar a capacidade, não formando litisconsórcio. No polo passivo, porém, tem o condão de formar litisconsórcio necessário, devendo o outro cônjuge ser citado.
Verdadeiro ou Falso:
Viola o princípio do juiz natural a criação, em Tribunais de Justiça, de câmaras para julgamento de ações no período de recesso forense.
Falso.
Verdadeiro ou Falso:
A teoria da asserção só pode ser aplicada antes da apresentação da defesa pelo réu.
Falso.
Conforme entendimento do Fredie Didier, a teoria da asserção se aplica mesmo após a apresentação da defesa pelo réu. Ele dá o exemplo do réu que alegue a carencia da ação, falta de legitimidade ativa ad causam. Se o juiz examinar essa alegação apenas a partir da afirmação feita pelo autor, a teoria da asserção está a ser aplicada.Não é, pois, o momento que a caracteriza, mas, sim, a produção ou não de prova para a verificação do preenchimento das condições da ação.
Verdadeiro ou Falso:
É possível a propositura de ação de cunho declaratório para interpretar decisão judicial.
Verdadeiro.
Interposto recurso contra decisão judicial extintiva com resolução de mérito, o Tribunal reconhece a inexistência de pressupostos processuais. O que deve ele fazer.
Deve extinguir o processo sem resolução de mérito, de ofício. Não deve remeter os autos ao juízo de 1º grau por motivos de economia processual.
Verdadeiro ou Falso:
As condições da ação devem estar presentes no momento do ajuizamento da demanda. Ausentes em momento posterior, dar-se-á a carência, devendo o juiz extinguir o processo SEM resolução de mérito.
Verdadeiro.