Cumprimento de Sentença (arts. 513 a 538) Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
Os cumprimentos das obrigações previstas no art. 515, CPC (fazer, não fazer, entregar coisa e pagar quantia certa) ocorrerão na mesma relação processual, ou seja, independentemente da instauração de processo executivo próprio.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
É possível que o credor promova a execução do título judicial, embora não tenha transitado em julgado a sentença ou mesmo na pendência de recurso, desde que ao recurso tenha-se atribuído apenas efeito devoluto.
Verdadeiro.
Quais são os Títulos Executivos Judiciais sujeitos ao cumprimento da sentença (art. 515, CPC).
- Decisões judiciais que reconheçam a obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa;
- Decisão homologatória de autocomposição judicial;
- Decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza;
- Formal e a certidão de partilha, exclusivamente em relação a inventariante, herdeiros e sucessores, a título singular ou universal;
- Créditos dos auxiliares da justiça, quando as custas, emolumentos e honorários tiverem sido fixados por decisão judicial;
- Sentença penal condenatória transitada em julgado;
- Sentença arbitral;
- Sentença estrangeira homologada pelo STJ;
- Decisão interlocutória estrangeira, após concedida a exequatur à carta rogatória pelo STJ.
Decisão interlocutória constituirá título executivo judicial? Se sim, em qual hipótese.
Verdadeiro. Quando tal decisão reconhecer, AINDA QUE PROVISORIAMENTE, a exigibilidade de obrigação de fazer, de não fazer, entregar coisa ou pagar quantia.
As decisões podem ser de natureza declaratória, condenatória ou constitutiva. A quais destas é reconhecida a qualidade de título executivo judicial.
- Às condenatórias, pela sua própria natureza;
- Às declaratórias, quando esta, além de reconhecer a existência da obrigação, também reconhecer a sua exigibilidade; e
- As constitutivas, no que tange aos ônus da sucumbência. Nessa parte, constitui título executivo judicial.
- Ou seja, não importa a natureza da decisão (declaratória, constitutiva ou condenatória), o que importa é o conteúdo. Se estabelece uma obrigação ao devedor, não há dúvida que constitui título executivo judicial. (Resp 588.202/PR).
Como se dará a cumprimento de sentença que concede tutela provisória, não sendo objeto de agravo ou sendo objeto de agravo.
- Se da sentença que concedeu a tutela provisória não houver impugnação por meio de agravo de instrumento no prazo de 15 dias, o seu cumprimento far-se-á de forma definitiva.
- Se da sentença que concedeu a tutela provisória houver impugnação por meio de agravo de instrumento, o cumprimento far-se-á de maneira provisória, caso ao recurso não tenha sido atribuído efeito suspensivo.
Verdadeiro ou Falso:
Haverá resolução do mérito quando houver a homologação da transação.
Verdadeiro. Art. 487, III, b.
Como se dará a homologação quando envolver a autocomposição de parte do objeto do processo; e quando envolver todo o objeto do processo.
- Quando envolver apenas parte do objeto do processo, se dará por meio de decisão interlocutória, contra a qual caberá agravo de instrumento.
- Quando envolver todo o objeto, haverá a extinção da fase cognitiva, com resolução do mérito.
Verdadeiro ou Falso:
Na autocomposição é permitida a ampliação objetiva e subjetiva, podendo-se estender a questões jurídicas não deduzidas em juízo, assim como a sujeitos que não tenham participado do processo. No caso de ampliação subjetiva, é necessário que o terceiro (agora parte) subscreva ao acordo, submetendo-se à sentença homologatória, passando a integrar a relação processual para todos os efeitos.
Verdadeiro. Art. 515, §2º.
Quando a autocomposição extrajudicial é homologada judicialmente, sabe-se que esta se torna um título executivo judicial. E se não houver sido homologado?
- Terá validade de título executivo extrajudicial, se tiver sido subscrito pelo devedor e por duas testemunhas; ou haver sido referendado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Advogados particulares ou por conciliador ou mediador credenciado pelo tribunal.
- Nesse caso, será título hábil a instruir processo executivo autônomo.
Em que consiste o formal de partilha e a certidão de partilha.
- Formal de partilha é o documento extraído dos autos do inventário que tem a função de constituir prova acerca da propriedade dos bens pelos sucessores do falecido.
- Certidão de partilha é um documento simplificado que tem o objetivo de substituir o formal de partilha, quando o quinhão hereditário não for superior a 5 salários mínimos.
Verdadeiro ou Falso:
A sentença penal condenatória transitada em julgado torna certa e obrigação de indenizar, ou seja, constitui, por si só, título executivo judicial.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Na sentença condenatória por infração penal, o juiz deverá fixar o valor mínimo para a reparação dos danos. Porém, o ofendido não precisará submeter-se, necessariamente, a essa decisão.
Verdadeiro.
- Como o ofendido, em regra, não é parte da relação processual penal, a ele não se pode estender os efeitos da coisa julgada.
- Se entender que o valor arbitrado não é justo, poderá proceder com a liquidação da sentença. Caso entenda razoável, poderá promover, desde logo, o cumprimento da sentença no juízo cível.
Verdadeiro ou Falso:
A sentença arbitral brasileira precisa ser homologada para que torne-se título executivo judicial.
Falso.
Art. 515, VII
Verdadeiro ou Falso:
Sentença arbitral estrangeira pode ser executada na Justiça Brasileira.
Se sim, quem é competente? Qual a condição.
Verdadeiro.
- A execução é de competência da Justiça Federal e dependerá de homologação pelo STJ.
Quais as condições para que o credor possa exigir o cumprimento da sentença.
- A existência do título;
- Liquidez;
- Demonstrar o implemento da condição (evento futuro e incerto) ou termo (evento futuro e certo) a qual estava condicionada o cumprimento da sentença.
Em regra, como deverá se dar a intimação do devedor para o cumprimento de sentença que o condena a fazer, não fazer, entrega coisa ou pagar quantia?
Quais as exceções.
Art. 513, §2º.
Em regra, deverá ser intimado pelo Diário da Justiça, na pessoa do advogado constituído nos autos.
Exceções:
- Quando estiver representado pela Defensoria Pública ou quando não tiver procurador constituído nos autos, POR MEIO DE CARTA com aviso de recebimento (art. 513, §2º, II);
- Quando o devedor for a União, Estado, DF, Município ou entidade da Administração Indireta, POR MEIO ELETRÔNICO, no endereço constante no cadastro previsto no art. 246, §1º;
- Se, na fase de conhecimento, o devedor citado por edital tenha sido declarado revel, SE DARÁ POR MEIO DE EDITAL;
- Quando o pedido de cumprimento de sentença se der após um ano do trânsito em julgado da sentença, SE DARÁ NA PESSOA DO DEVEDOR.
Verdadeiro ou Falso:
O cumprimento da sentença poderá ser promovida em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenha participado da fase de conhecimento.
Falso.
Art. 513, §5º. O cumprimento da sentença não poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento.
Em caso de decisão proferida por órgão de Tribunal, em competência originária, qual será a autoridade competente para o cumprimento da sentença.
Art. 516, IL
O PRÓPRIO TRIBUNAL.
Em regra, será do relator do processo de conhecimento, podendo o regimento interno tratar de maneira diversa.
Em regra, a competência para o processamento do cumprimento da sentença, é o do juízo no qual se prolatou a decisão.
Tal regra, porém, é excetuada em quais hipóteses?
Art. 516, parágrafo único.
No caso de sentença proferida em:
a) primeiro grau de jurisdição;
b) de sentença penal condenatória,
c) de sentença arbitral,
d) de sentença estrangeira ou
e) de acórdão proferido pelo Tribunal Marítimo:
Poderá o exequente optar pelo juízo do local do:
1. Atual domicílio do executado;
2. Local onde estejam os bens sujeitos à execução ou
3. Local onde deva ser executada a obrigação de fazer ou de não fazer.
De quem é a competência para o cumprimento da sentença estrangeira.
Da Justiça Federal de 1ª Instância.
Em que consiste o Protesto.
- É um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento de dívida sujeito ao protesto.
- O protesto é possível sempre que a obrigação estampada no título é considerada líquida, certa e exigível.
- Em razão de sua existência, terá dificuldades em acesso a crédito.
Verdadeiro ou Falso:
Decisão judicial transitada em julgado poderá ser levada a protesto, nos termos da lei, depois de TRANSCORRIDO O PRAZO PARA PAGAMENTO VOLUNTÁRIO.
Verdadeiro. Art. 517.
De acordo com o art. 517, §4º, como que o protesto será cancelado.
- Será cancelado por determinação judicial, mediante ofício a ser expedido ao cartório, desde que comprovada o adimplemento integral da obrigação;
- Como a determinação é requerida pelo devedor, que deu causa ao inadimplemento, as eventuais custas para o cancelamento do protesto serão arcadas exclusivamente por ele.
O que pode ser feito pelo executado que tiver proposto ação rescisória em face do julgado que gerou o protesto?
Art. 517, §3º
Ele poderá, à sua responsabilidade e às suas expensas, anotar a propositura da ação à margem do título.
Em que hipótese poderá a sentença que reconhece a obrigação de fazer, de não fazer ou de entregar coisa ser passível de protesto.
Quando convertida em perdas e danos.
Qual é o prazo e como se dará a contagem para cumprimento voluntário de sentença?
Será de 15 dias ÚTEIS, dependendo de prévio requerimento do exequente, uma vez que se trata de prazo processual.
Art. 523, CPC + STJ, REsp 1.708.348-RJ.
Verdadeiro ou Falso:
Em regra, a instituição bancária não tem responsabilidade de entregar ao credor os valores depositados acrescidos de juros moratórios, salvo se, depois que o dinheiro tiver sido liberado pelo juízo, o banco se recusar ou demorar a fazer a restituição.
Verdadeiro.
AgInt nos EDcl no REsp 1.460.908/PE.
Verdadeiro ou Falso:
Diferentemente do cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, o cumprimento da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de não fazer poderá ser determinado de ofício pelo juiz.
Verdadeiro.
Art. 523. No caso de condenação em QUANTIA CERTA, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á A REQUERIMENTO DO EXEQUENTE, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
Art. 536. No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de FAZER OU DE NÃO FAZER, o juiz poderá, de OFÍCIO OU A REQUERIMENTO, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.
Complete:
Art. 513, §1º. O cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, provisório ou definitivo, far-se-á a requerimento ____________.
Do exequente.
De quais formas o devedor será intimado para cumprir a sentença?
Art. 513, §2º.
- DIÁRIO DA JUSTIÇA, na pessoa de seu advogado constituído nos autos;
- Quando representado pela Defensoria ou não possuir defensor constituído, CARTA COM AVISO DE RECEBIMENTO, salvo se tiver sido revel, caso em que será intimado por EDITAL;
- Quando se tratar de empresa pública ou privada cadastrada em sistema de processos eletrônicos e não possua procurador constituído nos autos, MEIO ELETRÔNICO;
- Quando desconhecido ou incerto, ignorado ou inacessível o local em se encontra, e tenha sido revel na fase de conhecimento, por EDITAL.
Verdadeiro ou Falso:
Feita a intimação por meio de carta com aviso de recebimento ou por meio eletrônico, considera-se realizada a intimação quando o devedor houver mudado de endereço sem prévia comunicação ao juízo.
Verdadeiro.
Art. 513, §3º.
Após quanto tempo, em caso de requerimento de execução da sentença, exige-se que a intimação do réu seja por meio de carta com aviso de recebimento?
Art. 513, §4º.
Após UM ANO do trânsito em julgado da sentença.
Presume-se que a intimação foi feita se houver mudado de domicílio sem prévia comunicação ao juízo.
Complete:
Art. 514. Quando o juiz decidir relação jurídica sujeita a condição ou termo, o cumprimento da sentença dependerá de demonstração de que _____________.
Se realizou a condição ou de que ocorreu o termo.
Nos casos de sentença penal condenatória, sentença arbitral, sentença estrangeira homologada e decisão interlocutória estrangeira, após concessão do exequatur, o devedor será citado no juízo cível para o cumprimento da sentença ou para a liquidação em que prazo?
Art. 515, §1º.
15 dias.
Verdadeiro ou Falso:
A autocomposição judicial não pode envolver sujeito estranho ao processo e nem versar sobre relação jurídica que não tenha sido deduzida em juízo.
Falso.
Art. 515, §2º. A autocomposição judicial pode envolver sujeito estranho ao processo e versar sobre relação jurídica que não tenha sido deduzida em juízo.
De acordo com o art. 516, o cumprimento da sentença efetuar-se-á perante quem?
- TRIBUNAIS: nas causas de sua competência originária;
- JUÍZO que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdição, ainda que haja recurso;
- JUÍZO CÍVEL COMPETENTE, quando se tratar de:
- Sentença penal condenatória,
- Sentença arbitral,
- Sentença estrangeira ou
- Acórdão proferido pelo Tribunal Marítimo.
De acordo com o art. 523, qual é o prazo que o executado possui para pagar voluntariamente o débito? O que pode o exequente fazer caso transcorrido referido prazo (art. 517)?
- 15 dias, a contar da intimação.
- Não cumprida no prazo, a decisão poderá ser levada a protesto.
Verdadeiro ou Falso:
A requerimento do executado, o protesto será cancelado por determinação do juiz, mediante ofício a ser expedido ao cartório, no prazo de 3 (TRÊS) DIAS, contado da data de protocolo do requerimento, desde que comprovada a satisfação integral da obrigação.
Verdadeiro.
Art. 517, §4º.
Complete:
Art. 520. O cumprimento PROVISÓRIO da sentença impugnada por recurso DESPROVIDO DE EFEITO SUSPENSIVO será realizado da mesma forma que o cumprimento definitivo, sujeitando-se ao seguinte regime:
I - corre por iniciativa e responsabilidade do ________, que se obriga, se a sentença for reformada, a _______________;
II - FICA SEM EFEITO, sobrevindo decisão ____________, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidando-se eventuais prejuízos NOS MESMOS AUTOS;
III - se a sentença objeto de cumprimento provisório for modificada ou anulada apenas em parte, ________ ficará sem efeito a execução;
IV - o levantamento de depósito em dinheiro e a prática de atos que importem transferência de posse ou alienação de propriedade ou de outro direito real, ou dos quais possa resultar grave dano ao executado, dependem de _________________________.
Exequente.
Reparar os danos que o executado haja sofrido.
Que modifique ou anule a sentença objeto da execução.
Somente nesta.
Caução suficiente e idônea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos próprios autos.
Verdadeiro ou Falso:
Ainda quando se trate de cumprimento PROVISÓRIO de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa, o não pagamento voluntário sujeitará o executado ao pagamento de multa de 10% e honorários de 10%.
Verdadeiro.
Art. 520, §2º.