Infertilidade Conjugal Flashcards
Defina infertilidade conjugal.
Incapacidade de atingir uma gestação após 12m de exposição à gravidez (sem métodos contraceptivos) com o mesmo parceiro.
* Primária: Nunca conseguiu conceber.
* Secundária: Já apresentou gestação prévia.
Fecundidade: Probabilidade de se alcançar uma gestação dentro de um ciclo menstrual. Quanto menor a idade maior a fecundidade.
Causas: 1/3 masculino, 1/3 feminino (maioria ovulatória e tubuliperitoneal), 1/3 fatores combinados (subfertilidade que somada com a subfertilidade do conjugê impede a gestação).
Quando indicar a investigação de infertilidade conjugal?
Após 1a de tentativa ou 6m se mulher >35a ou imediato se mulher >40a.
* Outras causas que adiantam a investigação: Oligomenorreia, endometriose, dç tubária, criptorquidia, traumas, QT e RT.
Dicas: Frequência do coito, monitorar período fértil (Billings).
Quais os exames solicitar para investigação de infertilidade conjugal?
- Ovulação: QC (ciclo menstrual regular – 21-38d) ou progesterona alta na 2ª fase, PRL, TSH.
o Suspeita de hiperandrogenismo: SDHEQ e 17-OH.
o Reserva ovariana: AMH (produção pelos folículos antrais, logo se tem uma noção de quantos folículos ainda existe – prevê a menopausa); FSH (primeiros 5 dias); USG seriada (observando evolução do folículo antral e sua contagem na fase folicular inicial – até 5ºd). - Permeabilidade tubária: DIP e endometriose são as principais causas de alterações do âmbito tuboperitoneal. Histerosalpingografia (infusão de contraste pelo útero observando o caminho às tubas uterinas – prova de cotte, que quando positiva indica que há permeabilidade das trompas).
o Hidrossalpinge: Dilatação da trompa de falópio, sequela de DIP, dificultando a implantação do embrião. Logo se infiltração invitro antes deve-se retirar as trompas para que não haja chance de refluxo às mesmas.
o Padrão ouro: Laparoscopia com cromotubagem. - Cavidade uterina: USG transvaginal rastreando má formações uterinas, pólipos, miomas e sinequias que distorcem a cavidade.
o Histeroscopia: Câmera pela cavidade do útero observando a cavidade endometrial quando há suspeita após o USG (não fazer de rotina). - Sêmen: Espermograma (para a coleta de exame manter abstinência de 2-7d e se alterado repetir o exame em 12s objetivando um novo ciclo de espermatogênese – tempo de renovação da frota de espermatozoide).
Quais técnicas de baixa complexidade podem ser utilizadas para garantir a fecundação?
- Indução à ovulação, acompanhando via USG identificando a hora certa à qual a mulher deve ter relação sexual, podendo a fertilização ocorrer no organismo dela (coito programado); Inseminação intrauterina (mesmo procedimento, contudo o sêmen é coletado, separado (subfertilidade) e injetado dentro da cavidade uterina (inseminado).
o Pode-se induzir pico de LH com βHCG, clomifeno (estimulação polifolicular), letrozol (estimulação monofolicular), FSH (caso a pcte não tenha produção de gonadotrofina – problema central).
Quais técnicas de alta complexidade podem ser utilizadas para garantir a fecundação?
Fertilização in vitro convencional onde se coloca tanto os óvulos coletados como os espermatozoide na placa de Petri deixando a fertilização ocorrer ou ICSI onde único espermatozoide é injetado no citoplasma do óvulo (quadro de oligoespermia severa ou obstrução tubaria bilateral; ovodoação; analise genética).
Até qual idade é permitido reprodução assistida e em qual situação pode-se alterar alguma característica do gameta?
- Permitido reprodução assistida até 50a. Contudo se saúde boa pode-se postergar isso.
- Proibido aplicar técnicas de reprodução assistida para escolher sexo ou quaisquer outras características, salvo quando justificado por dç.
Qual a condição que autoriza a mulher a disponibilizar utero de substituição?
- A cedente deve ter ao menos 1 filho vivo, parente de até 4º grau, caráter altruísta.
o Se não parente deve ser autorizado pelo CRM.
(barriga de aluguel): Situações que impedem ou contraindique gestação. Ex: Homoafetividade, mulher sem útero.
Quantos embriões são transferidos na reprodução assitida?
- Embrião: Transferência de até 2 quando 37a e até 3 quando >37a (menor chance de implantação).
Doação de gametas: Deve ser anônima (salvo em parentes de até 4º grau) e sem fins lucrativos.