Ciclo Menstrual Flashcards
Quais são os hormônios envolvidos no ciclo menstrual e quais as estruturas responsáveis pelas suas respectivas secreções?
Hipotálamo via gnrh estimula hipófise a produzir LH e FSH que nas gônadas produzem estrógeno e progesterona.
Qual o modo se secreção responsável por iniciar e por terminar o ciclo? Qual o resultado se o modo de secreção acontecer de forma contrária?
- Secreção pulsátil: Quando ondas curtas estimula a produção de FSH (começo do ciclo – fase folicular), quando ondas longas promove a produção de LH (final do ciclo – fazer lutea). Esse sistema de secreção é devido ao tempo de meia vida ser curta.
- Secreção contínua: Bloqueia a produção de gonadotrofinas, por isso que tanto agonistas como antagonistas do gnrh bloqueiam o eixo (menopausa química).
https://slideplayer.com.br/slide/2743982/10/images/13/Variation+in+GnRH+Pulse+Pattern+Results+in+Divergent+LH+and+FSH+Secretion.jpg
Explique a função do FSH na primeira parte do ciclo.
- FSH: Recruta e seleciona os foliculos aumentando-os bem como as celulas da granulosa. O estradiol começa a ser mais aumentado resultando em FB- inibindo a produção de FSH. Contudo se mantido os niveis de estrógeno elevados por muito tempo há uma inversão de FB induzindo ao pico do LH deflagrando a ovulação.
Explique a função das inibinas e seu respectivo tempo de ação nas partes do ciclo.
- Inibinas: Inibe a secreção de FSH. Tipo B (“before”) é produzido pelas celulas da granulosa dos foliculos maduros e Tipo A (“after”) é secretada pelo corpo luteo, secretado depois da ovulação.
Qual é o estágio evolutivo dos oócitos no inicio e no término do ciclo menstrual?
Oócitos em prófase 1 ficam estacionados nesse estágio até o estimulo das gonadotrofinas que resultam em evolução de prófase 1 à metáfase 2.
* Proliferação das células da granulosa (célula de folículo primário -> secundário -> pre antral -> antro).
* Nada interrompe o processo de atresia onde por volta de 1000 folículos são dispensados. O que se inibe é formação da dominância de um deles.
Qual a função do AMH (hormônio antimuleriano)?
- Crescimento folicular inicial é independente de gonadotrofinas.
Quais exames solicita para avaliar a reserva ovariana da mulher e em qual momento do ciclo deve-se coletar?
o Início do ciclo: Dosagem de FSH (quanto alto indica baixa reserva de óvulos), contagem de folículos antrais.
o Qualquer momento do ciclo: Dosagem de AMH (produzido pela granulosa de foliculos pré antrais e antrais pequenos).
Explique o processo de esteroidogênese.
Esteroidogênese: “Duas células duas gonadotrofinas”. Colesterol advindo das células altamente vascularizadas da teca sob estímulo de LH -> Progesterona sobre estimulo de LH -> androgênio internalizados nas células da granulosa -> estimulo de FSH (aromatase) -> estrógeno (horomonio aromatizado).
* Androgênio: Androstenediona e testosterona.
* Estrógeno: Estrona e estradiol.
https://portal.wemeds.com.br/wp-content/uploads/2021/09/download-5.gif
Explique a fase folicular do ciclo menstrual.
o Primeiro de dia de menstruação onde ambos os hormônios estão baixos liberando, via FB-, FSH. A duração do ciclo ocorre entre 24-38d.
o ↓ Estrógeno e progesterona -> ↑FSH -> recrutamento folicular secundário (primário é independente – AMH) -> Crescimento e proliferação da granulosa -> ↑Estrógeno + inibina B -> ↓FSH (FB-) -> dominância folicular (folículo com mais receptores de FSH) -> produção de estradiol pelo folículo dominante aumentando os níveis daquele -> Alternância da dependência folicular (inicio de síntese de receptores de LH se preparando para a ovulação) -> alternância de FB- para + por conta da constância de estradiol alto -> ↑fluido folicular -> pico de LH -> ovulação.
o Ovulação: 36h após início do pico, 12h após o platô do pico.
https://www.medicinanet.com.br/imagens/20120202101413.jpg
Explique a fase lutea do ciclo menstrual.
- Folículo invadido por vasos onde as células foliculares se reorganizam em corpo luteo, produtor de progesterona. Duração de 14d se não houver gestação -> colapso do corpo -> ↓estradiol e progesterona -> liberação de FB para novo ciclo.
Defina sd pré-mentrual e seu TTO.
Sintoma físicos e emocionais ocorrendo na segunda parte do ciclo e findando com a menstruação. Se não findas não é sd PM.
* QC: Depressão, ansiedade, irritabilidade, mastalgia, edema.
* TTO: Mudança de estilo de vida.
Defina transtorno disfórico pré-menstrual e seu TTO.
- Transtorno disfórico pré-menstrual: Depressão/ansiedade/irritabilidade + 5 outros critérios emocionais (avolia, fadiga, apetite, insônia, etc).
o TTO: ISRS (fluoxetina, sertralina – interferem na libido da paciente), ACO (visto os sintomas advirem da ciclicidade dos hormônios), BZD, aGnRH (raro e grave).