Hepato: hepatites Flashcards
Hepatite B aguda: diagnóstico sorológico
HBsAg reagente + Anti-HBc IgM também reagente
O Anti-HBc IgM é um anticorpo de contato de fase aguda
Presença de HBeAg indica replicação viral
Probabilidade de insuficiência hepática por HBV agudo e probabilidade de evoluir para HB crônica
< 1%
Em adultos imunocompetentes, a probabilidade de evoluir para HB crônica é < 5%
Para maioria dos pacientes, qual o tratamento para HBV agudo?
Suporte clínico
Quando indicar tratamento anti-viral para HBV agudo (2)
- Pacientes com curso grave (coagulopatia com INR > 1,5) ou icterícia acentuada (BT > 3) por mais de 4 semanas após apresentação
- Pacientes com insuficiência hepática aguda devido ao HBV com indicação de tx, para reduzir a probabilidade de reinfecção após tx
HBV aguda: icterícia as custas de qual bilirrubina?
Bilirrubina direta (conjugada): pois a principal etapa na metabolização da bilirrubina dentro do hepatócito é a excreção, que é dependente de ATP
HBsAg - antígeno de superfície viral, identifica _______________
A presença do vírus
Anti-HBs é um marcador de ___________
Imunidade
Anti-HBc - anticorpo contra o antígeno do core, identifica ____________
Contato com o vírus, podendo ser IgM ou IgG
HBeAg é um marcador de ___________
Replicação
Anti-HBe é um marcador de _________
Controle
Como é o padrão sorológico do paciente com hepatite B com mutação no pré-core?
Ocorre falha na síntese do antígeno HBeAg, então o paciente terá aumento de transaminases, aumento de DNA viral e HBsAg positivo, mas o HBeAg vai estar negativo
Presença de ________ indica replicação viral
HBeAg
Antígenos e anticorpos relacionados à hepatite B
- HBsAg: Antígeno de superfície é a marca sorológica da infecção por HBV. Também é o antígeno utilizado na vacina. O HBsAg aparece no soro 1 a 10 semanas após uma exposição aguda ao HBV (ou após administração da vacina).
- Anti-HBs: Anticorpo anti antígeno de superfície. É o anticorpo marcador de “cura”. O desaparecimento do HBsAg é seguido pelo aparecimento do anticorpo de superfície da hepatite B (anti-HBs). Na maioria dos pacientes, o anti-HBs persiste por toda a vida, conferindo imunidade de longo prazo contra reinfecção. Ele pode surgir a partir do contato com o vírus vivo ou com a exposição à vacina.
- HBcAg: Não, você não está doido. O antígeno central da hepatite B (HBcAg) é um antígeno intracelular expresso em hepatócitos infectados, por isso, não é detectável no soro com os testes disponíveis.
- Anti-HBc. Anticorpo anti antígeno central. Indica contato com o vírus vivo (não fica positivo pela vacina). Uma vez positivo, tende a ficar sempre positivo, mas não confere imunidade. Pode ser do tipo IgM (Infecção aguda) ou IgG (contato prévio).
- HBeAg: O antígeno E da hepatite B é uma proteína secretora que é processada a partir da proteína precore. É um antígeno precoce, geralmente considerado um marcador de replicação e infectividade do HBV. A presença de HBeAg está geralmente associada a altos níveis de HBV DNA no soro e maiores taxas de transmissão.
- Anti-HBe: O anticorpo contra o antígeno E geralmente está associado a uma diminuição no DNA do HBV sérico e à remissão da doença hepática (exceto nos casos de HBV tipo selvagem, ou variantes de HBV).
Anti-HBc confere imunidade?
Não. Indica que houve contato com o vírus vivo
A presença de ___________ está associada a altos níveis de HBV DNA, já que é um marcador de replicação e infectividade
HBeAg