GEO Questões HPG e Conceitos Fundamentais Flashcards
A discussão sobre a influência da natureza na sociedade não teve grande relevância das décadas iniciais da geografia institucionalizada, acompanhando a visão utilitária dominante naquele período . A eclosão dessa discussão na atualidade ocorre graças ao avanço da Ordem Ambiental Internacional
Errado
A escola ratzeliana da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza, através do uso da ciência e da tecnologia adaptadas aos gêneros de vida das civilizações.
Errado
A teoria possibilista de La Blache, defendendo a capacidade de controle da natureza pela sociedade, contribuiu para o desenvolvimento e a independência política das colônias européias na África e Ásia, no início do século XX.
Errado
A construção e o desenvolvimento da ciência geográfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e comandar sua existência e mobilidade, no tempo e no espaço, asseguradas pelo uso dos recursos da natureza.
Certo
A Geografia, muitas vezes, foi articulada a serviço da dominação e, na perspectiva da Geografia Crítica, a referida ciência necessita ser reformulada para ser uma ciência da paisagem.
Errado
Na corrente determinista, que tem em Friedrich Ratzel seu grande expoente, as condições naturais são determinantes para a sobrevivência e progresso de um determinado povo. Se as condições locais não garantem essa sobrevivência, cabe a esse povo a expansão.
Certo
Após a 2ª guerra mundial houve um amplo movimento de renovação dos estudos geográficos com o avanço da escola teórico-quantitativa, da geografia crítica e da geografia humanista. Entre os fatores que impulsionaram essa renovação temos a transnacionalização da economia e a urbanização.
Certo
O subjetivismo marca, desde o início, a Geografia possibilista, mas é nos textos mais atuais que esse traço aparece mais marcada e explicitamente. Destacam-se, na referida escola geográfica, também, os conceitos relativos à função e ao caráter nodal dos espaços urbanos, na perspectiva dos estudos regionais desenvolvidos por Paul Vidal de La Blache.
Errado
No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo -a por uma natureza humanizada.
Certo
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.
Certo
O espaço, uno e múltiplo, por suas diversas parcelas, e através do seu uso, é um conjunto de mercadorias, cujo valor individual é função do valor que a sociedade, em um dado momento, atribui a cada pedaço de matéria, isto é, cada fração da paisagem.
Certo
A paisagem existe através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual. No espaço, as formas de que se compõe a paisagem preenchem, no momento atual, uma função atual, como resposta às necessidades atuais da sociedade.
Certo
Na causalidade, atribuído a Humboldt, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
Certo
O Princípio da analogia ou geografia geral de Karl Ritter é valorizada a comparação de fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes áreas. Esse princípio teve como especificidade o fato de ser utilizado apenas em fenômenos naturais.
Certo
O Possibilismo Geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade científica, atendia aos interesses da França, ao contrapor à política expansionista bismarckiana sem questionar a política colonialista francesa na África e na Ásia.
Certo
Segundo Milton Santos, o Meio Natural é aquele em que o homem escolhia da natureza as partes ou aspectos considerados fundamentais ao exercício da vida, valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas, essas condições naturais que constituíam a base material da existência do grupo. Nessa fase as condições naturais são determinantes devido à inexistência de técnicas nas sociedades.
Errado
inexistência de técnicas nas sociedades.
Ratzel pode ser considerado como o “pai da geografia regional” porque seu conceito de Espaço Vital (lebensraum) valoriza a relação de determinados grupos sociais com certas partes da superfície terrestre que deve atender suas necessidades.
Errado ????
O período técnico-científico-informacional é caracterizado pela profunda interação da ciência e da técnica. Essa união entre técnica e ciência vai dar-se sob a égide do mercado. Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação.
Certo
No Brasil, o passado colonial e a grande dependência econômica em relação às áreas centrais do capitalismo determinou uma grande dificuldade para o desenvolvimento do meio técnico, o que determinou uma passagem direta do Meio Natural para o Meio Técnico-Científico-Informacional, já inserido na lógica da globalização.
Errado
o que determinou uma passagem direta do Meio Natural para o Meio Técnico-Científico-Informacional, já inserido na lógica da globalização.
O Espaço é um conjunto indissociável de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima,ou seja, a sociedade em movimento. O conteúdo (da sociedade) não é independente, da forma (os objetos geográficos), e cada forma encerra uma fração do conteúdo. O espaço, por conseguinte, é isto: um conjunto de formas contendo cada qual frações da sociedade em movimento.
Certo
O saber geográfico produzido pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant exerceu influência sobre as obras de Alexander Von Humboldt e Carl Ritter, considerados os “pais da geografia”, ou seja, os fundadores da geografia como campo específico de estudo. Segundo Kant, a totalidade é a “pluralidade considerada como unidade” ou a “unidade da diversidade”, e ele considerava a geografia , uma ciência ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.
Certo
O Meio Técnico pressupõe a mecanização que, no caso brasileiro, ocorreu a partir da 2ª metade do século XIX com a implantação de ferrovias que determinaram a integração do território nacional.
Errado ???
A globalização da sociedade e da economia gera a mundialização do espaço geográfico, carregando o de novo significado. Com o avanço do processo e, a consequente tendência de homogeneização espacial, é cada vez mais difícil a análise e identificação de diferenciações espaciais levando a um questionamento pelos geógrafos da atualidade, da validade do conceito de região e de lugar.
Errado
de homogeneização espacial
região e de lugar.
O Lugar caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.
Certo
As redes constituem um sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem aspectos materiais, embora seu conteúdo possa ser imaterial.
Certo
O território compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Forma-se não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons.
Errado. O território compreende tudo aquilo que nós vemos
O Princípio da analogia ou geografia geral de Karl Ritter é valorizada a comparação de fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes áreas. Esse princípio teve como especificidade o fato de ser utilizado apenas em fenômenos naturais.
Errado ???
Os estudos geográficos dão grande destaque a relação sociedade-natureza, que é mediada pelas técnicas. Grandes avanços tecnológicos determinam modificações estruturais na forma como a sociedade se relaciona com a natureza e, consequentemente, na própria produção do Espaço Geográfico.
Certo
Os estudos de Milton Santos denominaram de Meio Natural a longa fase de produção do espaço geográfico em que as técnicas eram pouco desenvolvidas e as condições naturais, como características do solo, disponibilidade hídrica e relevo, eram mais determinantes.
Certo
A mecanização do território inaugura uma nova fase da produção do Espaço geográfico denominada de Meio Técnico. Após a 2ª guerra mundial, com maior intensidade após a década de 70 do século XX, temos o avanço do Meio Técnico Científico Informacional, com grande influência das tecnologias de comunicação que criaram um Espaço Geográfico no qual as fronteiras perdem o sentido.
Errado
no qual as fronteiras perdem o sentido.
O texto acima faz alusão à integração do Xinjiang e do Tibete à core-área da China, o que vai permitir um controle cada vez maior do poder central sobre essas províncias. Se considerarmos as características do gigante asiático e dessas províncias, a análise das modificações previstas no Xinjiang e no Tibete podem ser feitas pelos conceitos geográficos de Espaço, de Território e Paisagem mas não pelo conceito de Lugar.
Errado
conceito de Lugar.
Os estudos de Humboldt, mais ligados à áreas como botânica, pedologia e geologia, e os de Ritter mais próximos à história, ilustram uma marca da geografia que é a valorização da relação sociedade-natureza. Os estudos deterministas, de Ratzel, alteram essa situação porque desprezam a relevância da ação humana na produção do Espaço Geográfico.
Errado
Os estudos deterministas, de Ratzel, alteram essa situação porque desprezam a relevância da ação humana na produção do Espaço Geográfico.
O conceito de gêneros de vida de Paul Vidal de La Blache tem como base a constatação de que os grupos humanos desenvolveram técnicas ao longo do tempo para aproveitar as possibilidades oferecidas pela natureza para o desenvolvimento humano. Esses estudos embasaram denúncias de ações de cunho imperialista, como as da Alemanha no território francês e a colonização francesa em áreas da Ásia e da África.
Errado
Esses estudos embasaram denúncias de ações de cunho imperialista, como as da Alemanha no território francês e a colonização francesa em áreas da Ásia e da África.
Uma das marcas dos estudos geográficos das escolas tradicionais, ou seja, anteriores a 2ª guerra mundial, é a valorização do binômio geografia geral- geografia regional. Essa valorização perde o sentido no movimento de renovação da geografia da 2ª metade do século XX porque os avanços tecnológicos, notadamente dos transportes e comunicações, retiram a importância dos estudos das regiões pela geografia.
Errado
retiram a importância dos estudos das regiões pela geografia.
O conceito de paisagem pode ser carregado de uma série de significados afetivos quando pensamos na ideia de uma paisagem cultural em que a aparência de determinada área não causa o mesmo impacto nos diferentes indivíduos.
Certo
A região é uma parte do espaço geográfico definida a partir de diversos critérios. As modernas tecnologias de transportes e comunicação causam grande impacto sobre a organização das regiões mas não eliminam sua importância nos estudos geográficos.
Certo
Com o desenvolvimento do meio técnico científico informacional temos grande impacto na escala geográfica das relações socio econômicas tendendo a eliminar a importância da escala local em um mundo cada vez mais globalizado.
Errado
tendendo a eliminar a importância da escala local em um mundo cada vez mais globalizado.
Territórios são construídos dentro de escalas temporais as mais diferentes: séculos, décadas, anos, meses ou dias; territórios podem ter um caráter permanente, mas também podem ter uma existência periódica, cíclica.
Certo
As correntes de pensamento da geografia tradicional tiveram como característica comum a ideia de uma ciência de síntese, empírica e de contato. As propostas de Hartshorne e outros autores do método regional constituem as derradeiras tentativas da geografia tradicional não havendo mais estudos, a partir daí, que possam ser enquadrados na lógica da geografia tradicional.
Errado
as derradeiras tentativas da geografia tradicional não havendo mais estudos, a partir daí, que possam ser enquadrados na lógica da geografia tradicional.
Entre as causas do movimento de renovação da geografia temos a intensa urbanização, com fenômenos cada vez mais complexos, como a formação de megalópoles e também a industrialização e mecanização da atividade agrícola. Essas modificações na produção do espaço geográfico causaram grande dificuldade para sua explicação a partir de estudos deterministas, possibilistas ou do Método regional.
Certo
Entre as críticas da Nova Geografia ou Geografia Quantitativa à Geografia Tradicional destaca-se a acusação de que essa tem uma ótica retrospectiva, isto é, falava do passado, era um conhecimento de situações já consolidadas. Assim, não informava a ação, não previa; logo, era inoperante como instrumento de intervenção na realidade.
Certo
Um exemplo de estudo que pode ser enquadrado na perspectiva da geografia quantitativa é a teoria das localidades centrais, de Walther Christaller, que visava explicar a hierarquia das cidades, em virtude do equipamento existente em cada uma delas.
Certo
Relatos de viagem, descrição de paisagens, ações para medição das dimensões da terra, como a Missão geodésica francesa ao Equador, estão entre os diversos exemplos de Saber Geográfico anterior à institucionalização da geografia como ciência.
Certo
A consciência da magnitude real da superfície terrestre, em termos de sua forma, dimensão, subdivisões e limites, representava o patamar mínimo para o afloramento da reflexão sistematizada sobre esse espaço concreto. Por isso, podemos afirmar que a institucionalização da geografia como ciência ocorreu nas Sociedades de Geografia Europeias, como a francesa e a britânica, na primeira metade do século XIX.
Errado
Sociedades de Geografia Europeias, como a francesa e a britânica, na primeira metade do século XIX.
Com Alexander von Humboldt e Karl Ritter, a Geografia adquire, na Alemanha, no século XIX status científico. A ênfase na descrição característica da antiga Geografia, resultante dos relatos de viagens e expedições científicas, é substituída por uma perspectiva explicativa, sistemática e científica.
Certo
Entre os fatores que contribuíram para a institucionalização do conhecimento geográfico destacam-se o efetivo conhecimento do planeta, com o alargamento do horizonte geográfico, o acúmulo de informações sobre os diferentes lugares, o aperfeiçoamento das técnicas cartográficas e o desenvolvimento do conhecimento científico-filosófico.
Certo