GEO Questões HPG e Conceitos Fundamentais Flashcards
A discussão sobre a influência da natureza na sociedade não teve grande relevância das décadas iniciais da geografia institucionalizada, acompanhando a visão utilitária dominante naquele período . A eclosão dessa discussão na atualidade ocorre graças ao avanço da Ordem Ambiental Internacional
Errado
A escola ratzeliana da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza, através do uso da ciência e da tecnologia adaptadas aos gêneros de vida das civilizações.
Errado
A teoria possibilista de La Blache, defendendo a capacidade de controle da natureza pela sociedade, contribuiu para o desenvolvimento e a independência política das colônias européias na África e Ásia, no início do século XX.
Errado
A construção e o desenvolvimento da ciência geográfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e comandar sua existência e mobilidade, no tempo e no espaço, asseguradas pelo uso dos recursos da natureza.
Certo
A Geografia, muitas vezes, foi articulada a serviço da dominação e, na perspectiva da Geografia Crítica, a referida ciência necessita ser reformulada para ser uma ciência da paisagem.
Errado
Na corrente determinista, que tem em Friedrich Ratzel seu grande expoente, as condições naturais são determinantes para a sobrevivência e progresso de um determinado povo. Se as condições locais não garantem essa sobrevivência, cabe a esse povo a expansão.
Certo
Após a 2ª guerra mundial houve um amplo movimento de renovação dos estudos geográficos com o avanço da escola teórico-quantitativa, da geografia crítica e da geografia humanista. Entre os fatores que impulsionaram essa renovação temos a transnacionalização da economia e a urbanização.
Certo
O subjetivismo marca, desde o início, a Geografia possibilista, mas é nos textos mais atuais que esse traço aparece mais marcada e explicitamente. Destacam-se, na referida escola geográfica, também, os conceitos relativos à função e ao caráter nodal dos espaços urbanos, na perspectiva dos estudos regionais desenvolvidos por Paul Vidal de La Blache.
Errado
No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo -a por uma natureza humanizada.
Certo
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.
Certo
O espaço, uno e múltiplo, por suas diversas parcelas, e através do seu uso, é um conjunto de mercadorias, cujo valor individual é função do valor que a sociedade, em um dado momento, atribui a cada pedaço de matéria, isto é, cada fração da paisagem.
Certo
A paisagem existe através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual. No espaço, as formas de que se compõe a paisagem preenchem, no momento atual, uma função atual, como resposta às necessidades atuais da sociedade.
Certo
Na causalidade, atribuído a Humboldt, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
Certo
O Princípio da analogia ou geografia geral de Karl Ritter é valorizada a comparação de fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes áreas. Esse princípio teve como especificidade o fato de ser utilizado apenas em fenômenos naturais.
Certo
O Possibilismo Geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade científica, atendia aos interesses da França, ao contrapor à política expansionista bismarckiana sem questionar a política colonialista francesa na África e na Ásia.
Certo
Segundo Milton Santos, o Meio Natural é aquele em que o homem escolhia da natureza as partes ou aspectos considerados fundamentais ao exercício da vida, valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas, essas condições naturais que constituíam a base material da existência do grupo. Nessa fase as condições naturais são determinantes devido à inexistência de técnicas nas sociedades.
Errado
inexistência de técnicas nas sociedades.
Ratzel pode ser considerado como o “pai da geografia regional” porque seu conceito de Espaço Vital (lebensraum) valoriza a relação de determinados grupos sociais com certas partes da superfície terrestre que deve atender suas necessidades.
Errado ????
O período técnico-científico-informacional é caracterizado pela profunda interação da ciência e da técnica. Essa união entre técnica e ciência vai dar-se sob a égide do mercado. Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação.
Certo