GEO Humana Flashcards
Definição (cada vez mais complexa) entre os limites das áreas urbanas e rurais
- delimitação político-administrativa;
- o corte populacional;
- a densidade demográfica;
- a ocupação econômica da populaç
Urbanização
Definimos como urbanização o aumento da participação urbana na população total de uma área, ou seja, o fato da população urbana crescer em ritmo superior à população rural. O processo tem uma clara relação com o êxodo rural.
Rede urbana
Rede urbana é o conjunto funcionalmente articulado de cidades.
A rede urbana se constitui simultaneamente em um reflexo e uma condição para a divisão territorial do trabalho.
É um reflexo à medida que em razão de vantagens locacionais diferenciadas, verificam-se uma hierarquia urbana e uma especialização funcional definidoras de uma complexa tipologia de centros urbanos.
Cidade global
Cidade global é o local de produção de serviços financeiros e de produtores especializados que viabilizam o funcionamento da economia global.
Como as atividades de produção estão cada vez mais descentralizadas, essas redes de produção complexas e globalizadas requerem novas formas de serviços financeiros e de produtores para gerenciá-las.
Esses serviços geralmente são complexos e requerem habilidades altamente especializadas. Assim, eles estão sujeitos à economia de aglomeração e tendem a se agrupar em um número limitado de cidades
CF/88 Organização dos Estados
Constituição Federal 1988
Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.
§ 3o Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
SEGREGAÇÂO ESPACIAL
“É impossível esperar que uma sociedade como a nossa, radicalmente desigual e autoritária, baseada em relações de privilégio e arbitrariedade, possa produzir cidades que não tenham essas características”. (MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001
“[…] a segregação é um processo segundo o qual diferentes classes ou camadas sociais tendem a se concentrar cada vez mais em diferentes regiões gerais ou conjuntos de bairros da metrópole.”
(VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.).
TEORIA DAS REDES SOCIAIS
Massey (MASSEY, Douglas et al. – The social organization of migration -1990) afirma que as redes migratórias compõem um conjunto de laços sociais que ligam comunidades de origem a específicos pontos de destino nas sociedades receptoras. Tais laços unem migrantes e não migrantes em uma complexa teia de papéis sociais complementares e relacionamentos interpessoais que são mantidos por um quadro informal de expectativas mútuas e comportamentos predeterminados.
Migrações internas
Constituiu-se um mercado nacional e integraram-se as várias regiões em benefício da região industrial hegemônica.
A necessidade de articulação com os mercados regionais provocou a criação de uma rede de transportes e comunicações.
Paralelamente, a produção em escala nacional provocou o desaparecimento do artesanato e aumentou ainda mais o desemprego.
Em suma, o aumento dos desníveis socioeconômicos foi acompanhado pela maior facilidade de transferência física da população.
MARTINE, G. (1990). As migrações de origem rural no Brasil: uma perspectiva histórica”, in ABEB.