GEO Hotspots Flashcards
Projeto geopolítico da Ditadura Militar
O projeto geopolítico da Ditadura Militar
Iniciado em pleno regime liberal do pós-guerra, o projeto geopolítico já estava implícito no Plano de Metas do governo JK, e não foi fruto apenas das forças armadas, e sim de diversas frações da elite civil e militar.
Não resultou de uma campanha inteligente e racional, mas de uma série de iniciativas isoladas e tomada de decisões segundo as condições do momento, cheias de dilemas, que acabaram convergindo num projeto de governo gerido pelos militares.(…)
A geopolítica se tornou uma doutrina explícita, sendo ao mesmo tempo uma justificativa para e um instrumento da estratégia e da prática do Estado.
Em concordância com os objetivos do projeto, a estratégia do governo concentrou as suas forças em três espaços-tempo com práticas específicas:
1) a implantação da fronteira científico- tecnológica na “core-área”do país;
2) a rápida integração de todo território nacional, implicando a incorporação definitiva da Amazônia;
3) a projeção no espaço internacional. (Brasil - Uma Nova Potência na Economia Mundo. págs. 125 e 126- Bertha Becker e Cláudio Egler
Círculo Polar Ártico
A área delimitada pelo Círculo Polar Ártico — o paralelo de latitude 66o 33’ 46 — não tem extensão definida, por não ser um continente propriamente dito.
São parte dela as regiões setentrionais extremas da Europa, da Ásia e da América do Norte.
A capa de gelo que cobre o oceano Ártico chegou a 14,54 milhões de quilômetros quadrados, sua maior amplitude, em 2015, no dia 25 de fevereiro.
É a maior marca desde o início do monitoramento desse dado.
Reservas energéticas: O US Geological Survey calcula que o Ártico abrigue um quarto das reservas de petróleo e gás do mundo ainda não descobertas.
De acordo com estudos feitos pela US Geological Survey, cerca de 25% das reservas mundiais de hidrocarbonetos estão localizadas na região ártica (KOOP, 2007).
Este fato tem gerado solicitações, por parte de alguns Estados árticos – Rússia, Dinamarca e Noruega – de extensão dos limites da plataforma continental perante a Comissão sobre Limites da Plataforma Continental (CLPC).
Conselho Ártico
O organismo que coordena as políticas regionais foi fundado em 1996 pelos oito países árticos: Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, EUA (Alaska), Canadá, Dinamarca (Groenlândia) e Islândia. Dele fazem parte também seis países membros observadores —como a China— e seis países observadores, que incluem a Espanha. O Brasil tenta ser admitido como membro observador.
Regulamentação: A Organização das Nações Unidas (ONU) criou um marco normativo em 1982 e estabeleceu que os países lindeiros têm direitos econômicos sobre 200 milhas náuticas (370 quilômetros) a partir de sua costa.
Geopolítica no Brasil
A produção do conhecimento geopolítico no Brasil foi, em grande parte, circunscrita aos círculos militares, com destaque para Golbery do Couto e Silva e o General Meira Mattos, tendo, obviamente uma ação mais efetiva no período de 1964 a 1985.
As idéias basilares do pensamento geopolítico brasileiro são, resumidamente:
- integração do território nacional;
- defesa da integridade do território nacional;
- estreito relacionamento com os demais Estados do continente, via diplomática, principalmente dos situados no “Cone Sul”;
- ampliação do prestígio no âmbito continen