Cirúrgica I - Lesões de pele Flashcards
Que lesão de pele é essa?
CISTO EPIDÉRMICO (CISTO SEBÁCEO)
O cisto epidérmico, também conhecido como cisto sebáceo, é um nódulo semelhante a um caroço, da mesma cor da pele, esbranquiçado, ou amarelado, que tem tamanho variável e pode ser único ou múltiplo, com consistência dura, elástica, com flutuação ou pus quando inflamado. Os cistos epidérmicos ocorrem em pacientes de qualquer idade, são benignos e mais comuns na face, pescoço e tronco, embora possam acometer qualquer região do corpo. Ocasionalmente, provocam dor e têm coloração avermelhada.
Não é recomendável espremer um cisto sebáceo, pois pode causar inflamação e agravar o problema. Para remover os cistos com mais de um centímetro, o ideal é a cirurgia.
Que lesão de pele é essa ?
QUERATOSE ACTINICA
Geralmente as lesões são múltiplas e apresentam escamas secas, aderentes, duras ou ásperas. As queratoses estão incluídas entre as dermatoses pré-malignas que podem, eventualmente, se transformarem em câncer da pele. São lesões caracterizadas por manchas amareladas, acastanhadas, escuras ou escamas e estão localizadas principalmente em áreas expostas ao sol, como a face, couro cabeludo, braços e dorso das mãos.
Que lesão de pele é essa ?
QUERATOSE SEBORREICA
Ceratose Seborreica: é uma lesão benigna da pele, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e de aspecto verrucoso. Aparece principalmente na face e tronco e pode crescer se tornando volumosa. Geralmente é de origem genética;
Que lesão de pele é essa ?
LIPOMA
Os lipomas são tumores benignos, constituídos por células de gordura, que formam uma protuberância arredondada por debaixo da pele. Sua consistência pode ser dura, elástica ou macia, e o tamanho pode variar de meio centímetro a 10 centímetros de diâmetro, embora o mais comum sejam lesões com um a três centímetros. Podem ser únicos, mas em geral, são múltiplos. As lesões crescem lentamente com o passar do tempo e raramente provocam dor. São frequentes em regiões ricas em gorduras, como barriga, nádegas e mama, mas surgem também no ombro, pescoço, tronco, braços e outras regiões. Em geral manifestam-se no tecido subcutâneo; pode haver lipomas mais profundos, porém são raros. Podem acometer homens e mulheres, mas são mais comuns no sexo feminino e entre maiores de 40 anos.
Que lesão de pele é essa?
CICATRIZ HIPERTRÓFICA
A cicatriz hipertrófica é uma forma de alteração cutânea, sendo considerada um distúrbio fibropatogênico, ocorrendo devido à proliferação de fibroblastos na pele após uma lesão e ao acúmulo excessivo de colágeno. As cicatrizes hipertróficas podem ocorrer após complicações cirúrgicas ou traumatismos, sendo normalmente confundida com o queloide. No entanto, esta cicatriz não ultrapassa a direção da ferida inicial, ficando limitada à área do trauma, apresentando tendência à regressão, causando dor e coceira ao paciente.
Que lesão de pele é essa?
QUELÓIDE
É como se uma cicatrização não soubesse quando parar de produzir novo tecido. Ao contrário de outras cicatrizes elevadas, chamadas cicatrizes hipertróficas, os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original.
Que lesão de pele é essa?
DERMATOFIBROMA
O dermatofibroma cresce lentamente para formar uma lesão nodular pequena (até cerca de 1cm de diâmetro), de consistência endurecida, que pode ser um pouco elevada ou discretamente deprimida. A coloração é, em geral, mais escura do que a da pele normal mas, em pessoas com fototipos mais altos, pode ser da mesma cor da pele. A localização mais frequente é nos membros, principalmente nas pernas. Pode haver mais de uma lesão mas, na maioria dos pacientes, ela é única. Geralmente, não apresenta sintomas associados apesar de alguns pacientes relatarem coceira ou dor local. Uma característica típica do dermatofibroma é que, quando se tenta pinçá-lo entre 2 dedos, a lesão se aprofunda na pele.
Que lesão de pele é essa ?
FIBROMA MOLE
O acrocórdon pode aparecer como lesão única ou em grande número. Se apresenta como lesão tumoral flácida, pediculada e de superfície enrugada. O tamanho pode variar de pequeninas lesões até vários centímetros. As lesões recebem a denominação de acrocórdons quando são pequeninas, arredondadas e/ou pediculadas, com tamanho entre 1 e 5mm, coloração da cor da pele, marrom ou preta, e localizadas nas axilas, região superior do tronco e pescoço.
Que lesão de pele é essa ?
CARCINOMA BASOCELULAR
A grande maioria das lesões aparece na face. O basalioma pode se manifestar de diversas formas mas em sua apresentação mais típica inicia-se como pequena lesão consistente, de cor rósea ou translúcida e aspecto “perolado”, liso e brilhante, com finos vasos sanguíneos na superfície e que cresce progressiva e lentamente. O carcinoma basocelular também pode apresentar pontos escuros e, na sua evolução, pode ulcerar (formar ferida) ou sangrar devido a pequenos traumatismos como o roçar da
Que lesão de pele é essa?
CARCINOMA ESPINOCELULAR
As lesões atingem principalmente a face e a parte externa dos membros superiores. Iniciam-se pequenas, endurecidas e tem crescimento rápido, podendo chegar a alguns centímetros em poucos meses. Crescem infiltrando-se nos tecidos subjacentes e também para cima, formando lesões elevadas ou vegetantes (aspecto de couve-flor). É frequente haver ulceração (formação de feridas) com sangramento. O carcinoma espinocelular pode produzir metástases, quando células do tumor se deslocam para outros locais. É, portanto, fundamental o diagnóstico e tratamento precoce do câncer para evitar o comprometimento de outros órgãos, o que piora as chances de cura.
Que lesão de pele é essa ?
MELANOMA
O tumor inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho em extensão e/ou profundidade, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação. Na fase inicial, o tumor está restrito à camada mais superficial da pele, época ideal para realização do diagnóstico e tratamento pois, nesta localização, ainda não ocorre a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. É o melanoma “in situ”. Quando a neoplasia deixa de ser plana, formando lesão elevada na pele, é sinal de que também está progredindo em profundidade. A profundidade atingida e a espessura da lesão são os parâmetros que definem a gravidade da lesão. Quanto mais profunda e espessa, mais grave, pois aumentam os riscos de metástases para outros órgãos.
Que lesão de pele é essa ?
PSORÍASE
Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas, com pouquíssimas lesões, até a psoríase eritrodérmica, na qual toda a pele está comprometida. A forma mais frequente de apresentação é a psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas na pele, bem limitadas e de evolução crônica. A psoríase em placas, em geral, se apresenta com poucas lesões mas, em alguns casos, estas podem ser numerosas e atingir grandes áreas do corpo. Por serem lesões secas, as escamas da psoríase podem se tornar grossas e esbranquiçadas (foto abaixo) e as localizações mais frequentes são os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco.
Que lesão de pele é essa ?
Urticária
A doença pode se manifestar de forma aguda, quando as lesões desaparecem após alguns dias, ou crônica, quando persistem por várias semanas. Na urticária aguda, geralmente, o quadro é mais intenso. As lesões variam desde pequenos pontos avermelhados a placas maiores, avermelhadas e edemaciadas (inchadas), que podem se juntar atingindo grandes áreas. As lesões tendem a ter duração curta, desaparecendo e surgindo novamente em outros locais. Toda a superfície da pele pode ser atingida e o prurido (coceira) geralmente é muito forte.
Na urticária crônica, o quadro é menos intenso, mas de longa duração. As lesões tendem a ser menores e podem existir continuamente ou desaparecer por um período para reaparecer posteriormente.
Que lesão de pele é essa ?
Verruga vulgar
Localizadas na superfície normal da pele, as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou coalescentes, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro. As áreas mais atingidas são as extremidades dos membros, sendo muito frequentes nas mãos, cotovelos e joelhos. Mais facilmente encontradas nas crianças e adolescentes.
Que lesão de pele é essa ?
NEVOS MELANOCÍTICOS
Geralmente surgem como pequenas manchas marrons ou pretas, assintomáticas, que podem permanecer planas ou, com o tempo, aumentar de espessura, tornando-se elevadas. Existe uma forma de nevo melanocítico chamada de nevo melanocítico congênito que, em alguns casos, pode ser de grande dimensão, formando uma mancha elevada, rugosa, de coloração marrom ou negra e, geralmente, recoberta por pelos. Quando atingem áreas muito extensas do corpo recebem a denominação de nevo congênito gigante
Outra forma é o nevo displásico, que tem como característica lesões cuja coloração não é uniforme e pode variar do róseo ao negro, o tamanho é maior, as bordas são irregulares e a pigmentação também, podendo ter aspecto semelhante a um melanoma. Podem existir em grande número na mesma pessoa e ocorrer em mais de um membro da família..