Cirúrgica I - Fios, agulhas e suturas Flashcards
Síntese Cirúrgica
É uma operação fundamental que consiste na aproximação das bordas de tecidos seccionados ou ressecados. Visa, pela manutenção da contiguidade dos tecidos, facilitar as fases iniciais do processo de cicatrização, a fim de que a continuidadade tecidual seja reestabelecida.
V ou F
O material de síntese, representado geralmente pelos fios de sutura, à medida que a cicatrização se processa, tem sua função substituída pela própria cicatriz
Verdadeiro
Agulhas
São utilizados na reconstrução, com a finalidade de transfixar os tecidos, servindo de guia aos fios de sutura. As agulhas são retas, curvas e de cabo
Agulhas atraumáticas
montadas originalmente no fio
Anatomia da agulha
A agulha é constituída de três partes: a ponta, o corpo e o olho, onde é colocado o material de síntese. Fabricada em aço de alta qualidade, apresenta-se de vários tamanhos e formatos . Normalmente, a agulha é reconhecida em termos de frações de um círculo total, ou seja, semicírculo (sutura intestinal), três quartos de círculo, cinco oitavos de círculo (cirurgia urológica) ou semi-reta (três-oitavos de círculo, utilizada em sutura de pele).
Quais os perfis de agulhas cirúrgicas em um corte transversal do corpo das mesmas?
Apresenta um perfil cilíndrico, plano ou triangular:
- Agulhas triangulares: utilizadas para tecidos densos como a pele
- Agulhas cilíndricas: utilizadas para estruturas delicadas como a parede de uma artéria
- Agulha plana: Sutura de córnea
Pinças
Seu manuseio é importante. Uma boa sutura depende do cuidado com as bordas. Pinças de dissecção anatômicas são menos traumatizantes ao apreenderem as bordas para uma sutura. Pinças de dissecção com dentes são úteis na aproximação das bordas da pele e de aponeuroses, favorecendo a boa coaptação.
Maneira correta de preensão da agulha com o porta-agulhas
Em ângulo de 90º entre portaagulhas e agulha, na transição entre terços médio e proximal da agulha.
Porta-agulha
São de uso corrente os porta-agulhas de cabo tipo pinça (Mayo e Haegar) e os que se fixam em cremalheiras colocadas no extremo dos ramos longos (Mathieu). A técnica de sutura com o uso do porta-agulha consiste em pinçar primeiramente a borda distante tracionando-a, passando-se, então a agulha. O mesmo é feito com a borda próxima, sendo que neste momento o antebraço direito do cirurgião (destro) evolui de pronação a supinação; por fim, a agulha é retirada do sentido de sua curvatura.
Características do fio de sutura ideal
Classificação dos fios de sutura quanto a degradação pelo organismo?
Fios absorvíveis e inabsorvíveis: Absorvíveis perdem cerca de 50% de sua força tênsil em quatro semanas. Em período de tempo variável, podem ser completamente absorvidos. Conforme sua duração, podem ser absorvíveis de curta permanência, como o fio de catgute, ou absorvível de longa permanência, como o fio de poligalactina. No outro extremo, existem os fios inabsorvíveis, como os fios de aço, de algodão, de nylon ou de polipropileno. Os fios absorvíveis são completamente eliminados em determinado período de tempo, com secundária perda de função, porém esse processo gera reação de corpo estranho local de amplitude mais importante quando comparados aos inabsorvíveis.
Classificação dos fios de sutura quanto a origem do fio?
Os fios podem ser orgânicos, sintéticos, mistos ou minerais:
O fio de algodão é um fio orgânico, o fio de aço é um fio mineral, o fio de nylon é um fio sintético. Fios orgânicos geram maior reação de corpo estranho, porém são fios geralmente de menor custo. Fios minerais são os que produzem menor reação, permanecendo com suas propriedades e exercendo sua função durante tempo indefinido. Entretanto, são de difícil manuseio e sua presença e inextensibilidade podem causar lesões. Os fios sintéticos possuem características intermediárias entre os dois grupos.
Classificação dos fios de sutura quanto a sua configuração?
A configuração dos fios pode ser monofilamentar ou multifilamentar. Estes últimos podem ser, ainda, torcidos, trançados ou trançados revestidos. Fios monofilamentares possuem menor capilaridade e deslizam com menos fricção. Contudo, possuem tendência à memória
Classificação geral dos fios de sutura
Fio de sutura Categute
Biológico obtido da submucosa do intestino delgado de ovelhas ou da serosa de bovinos. É absorvível e o tempo de absorção depende dele ser simples (8 dias) ou cromado (20 dias). De fácil manipulação, não devem ser empregados nas suturas superficiais, em vista da sua grande permeabilidade. Comporta-se como um corpo estranho, desencadeando reação inflamatória intensa ao seu redor. São mais utilizados em suturas gastrointestinais, cirurgias ginecológicas e urológicas.