Cirúrgica I - Fios, agulhas e suturas Flashcards

1
Q

Síntese Cirúrgica

A

É uma operação fundamental que consiste na aproximação das bordas de tecidos seccionados ou ressecados. Visa, pela manutenção da contiguidade dos tecidos, facilitar as fases iniciais do processo de cicatrização, a fim de que a continuidadade tecidual seja reestabelecida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

V ou F

O material de síntese, representado geralmente pelos fios de sutura, à medida que a cicatrização se processa, tem sua função substituída pela própria cicatriz

A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Agulhas

A

São utilizados na reconstrução, com a finalidade de transfixar os tecidos, servindo de guia aos fios de sutura. As agulhas são retas, curvas e de cabo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Agulhas atraumáticas

A

montadas originalmente no fio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Anatomia da agulha

A

A agulha é constituída de três partes: a ponta, o corpo e o olho, onde é colocado o material de síntese. Fabricada em aço de alta qualidade, apresenta-se de vários tamanhos e formatos . Normalmente, a agulha é reconhecida em termos de frações de um círculo total, ou seja, semicírculo (sutura intestinal), três quartos de círculo, cinco oitavos de círculo (cirurgia urológica) ou semi-reta (três-oitavos de círculo, utilizada em sutura de pele).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais os perfis de agulhas cirúrgicas em um corte transversal do corpo das mesmas?

A

Apresenta um perfil cilíndrico, plano ou triangular:

  • Agulhas triangulares: utilizadas para tecidos densos como a pele
  • Agulhas cilíndricas: utilizadas para estruturas delicadas como a parede de uma artéria
  • Agulha plana: Sutura de córnea
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Pinças

A

Seu manuseio é importante. Uma boa sutura depende do cuidado com as bordas. Pinças de dissecção anatômicas são menos traumatizantes ao apreenderem as bordas para uma sutura. Pinças de dissecção com dentes são úteis na aproximação das bordas da pele e de aponeuroses, favorecendo a boa coaptação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Maneira correta de preensão da agulha com o porta-agulhas

A

Em ângulo de 90º entre portaagulhas e agulha, na transição entre terços médio e proximal da agulha.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Porta-agulha

A

São de uso corrente os porta-agulhas de cabo tipo pinça (Mayo e Haegar) e os que se fixam em cremalheiras colocadas no extremo dos ramos longos (Mathieu). A técnica de sutura com o uso do porta-agulha consiste em pinçar primeiramente a borda distante tracionando-a, passando-se, então a agulha. O mesmo é feito com a borda próxima, sendo que neste momento o antebraço direito do cirurgião (destro) evolui de pronação a supinação; por fim, a agulha é retirada do sentido de sua curvatura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Características do fio de sutura ideal

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Classificação dos fios de sutura quanto a degradação pelo organismo?

A

Fios absorvíveis e inabsorvíveis: Absorvíveis perdem cerca de 50% de sua força tênsil em quatro semanas. Em período de tempo variável, podem ser completamente absorvidos. Conforme sua duração, podem ser absorvíveis de curta permanência, como o fio de catgute, ou absorvível de longa permanência, como o fio de poligalactina. No outro extremo, existem os fios inabsorvíveis, como os fios de aço, de algodão, de nylon ou de polipropileno. Os fios absorvíveis são completamente eliminados em determinado período de tempo, com secundária perda de função, porém esse processo gera reação de corpo estranho local de amplitude mais importante quando comparados aos inabsorvíveis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Classificação dos fios de sutura quanto a origem do fio?

A

Os fios podem ser orgânicos, sintéticos, mistos ou minerais:

O fio de algodão é um fio orgânico, o fio de aço é um fio mineral, o fio de nylon é um fio sintético. Fios orgânicos geram maior reação de corpo estranho, porém são fios geralmente de menor custo. Fios minerais são os que produzem menor reação, permanecendo com suas propriedades e exercendo sua função durante tempo indefinido. Entretanto, são de difícil manuseio e sua presença e inextensibilidade podem causar lesões. Os fios sintéticos possuem características intermediárias entre os dois grupos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Classificação dos fios de sutura quanto a sua configuração?

A

A configuração dos fios pode ser monofilamentar ou multifilamentar. Estes últimos podem ser, ainda, torcidos, trançados ou trançados revestidos. Fios monofilamentares possuem menor capilaridade e deslizam com menos fricção. Contudo, possuem tendência à memória

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Classificação geral dos fios de sutura

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Fio de sutura Categute

A

Biológico obtido da submucosa do intestino delgado de ovelhas ou da serosa de bovinos. É absorvível e o tempo de absorção depende dele ser simples (8 dias) ou cromado (20 dias). De fácil manipulação, não devem ser empregados nas suturas superficiais, em vista da sua grande permeabilidade. Comporta-se como um corpo estranho, desencadeando reação inflamatória intensa ao seu redor. São mais utilizados em suturas gastrointestinais, cirurgias ginecológicas e urológicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Fio de sutura Nylon

A

Derivado das poliamidas. Caracteriza-se pela elasticidade e resistência à água. Pode ser mono ou multifilamentar. Fio de pouca reação, mas de difícil manipulação, duro e corrediço, não produz nó firme. Perde resistência tensil ao longo do tempo, podendo ser degradado e absorvido ao longo de dois anos, apesar de ser considerado inabsorvível. Os fios monofilamentares, negros ou incolores, são os preferidos para as suturas de pele. Causam pouca reação.

17
Q

Suturas

A

Sutura pode ser definida como o ato de aproximar estruturas (tecidos histológicos), mediante a utilização de instrumental cirúrgico. Historicamente realizada por meio da confecção de pontos (fios cirúrgicos e nós), atualmente pode ser realizada com a utilização de materiais outros, especialmente confeccionados para tal (colas, selantes, adesivos, grampos, etc…). Ainda assim, a maioria das suturas ainda é realizada com a utilização de fios e nós cirúrgicos.

18
Q

Todas as suturas promovem em maior ou menor grau três efeitos básicos nos tecidos vivos onde são aplicadas:

A

Há o efeito de síntese (aproximação), em que a tensão da sutura terá o efeito de propiciar a cicatrização primária da ferida. Secundariamente, ocorrerá o recobrimento das estruturas em planos anatômicos imediatamente abaixo. E associado aos anteriores, há o efeito hemostático da sutura, decorrente da tensão dos pontos, da aproximação dos tecidos e do recobrimento dos planos.

19
Q

Tipos de Suturas

A
  1. Sutura em pontos separados
  • Ponto simples e com nó para interior
  • Ponto em “U” horizontal
  • Ponto em “U” vertical (Donatti)
  • Ponto em “X” horizontal e com nó para interior
  1. Sutura contínua
  • Chuleio simples
  • Chuleio ancorado
  • Em barra grega
  • Intradérmica
20
Q

Sutura de pele

A

As suturas de feridas do tegumento cutâneo e de incisões operatórias devem ser feitas cuidadosamente, pois costituem, por assim dizer, a “apresentação do cirurgião”

  • Devem ser utilizados fios inabsorvíveis tupo Nylon ou Poliéster que, por promoverem menor reação tecidual, propiciam cicatrizes estéticas. Suturas mais indicadas para a pele é o ponto separado de fio inabsorvível, pontos separados de fios obtidos do ácido poliglicólico, pontos intradérmicos, preferencialmente separados, de fio inabsorvível ou absorvível tipo poliglicólico, aproximação com tiras de esparadrapo microporado.
21
Q

Sutura de tela subcutânea

A

A tela subcutânea deve ser aproximada em uma ferida para evitar a formação do espaço morto e de consequentes coleções serosas e hemáticas, que favorecem infecções. Deve ser suturada com pontos separados com fio absorvível tipo categute ou poliglicólico.

22
Q

Sutura de Aponeurose

A

A síntese correta de aponeuroses é fundamental no fechamento de incisões abdominais. Deve-se utilizar, preferencialmente, pontos separados de fio inabsorvível como Nylon, poliéster, algodão ou seda. A sutura contínua das aponeuroses facilita as eventrações,

23
Q

Sutura Muscular

A

Em geral, quando a aponeurose que recebe o músculo é delicada, utilizam-se, conjuntamente, as miorrafias, feitas mais frequentemente com fios absorvíveis, evitando pontos isquemiantes.

24
Q

Retirada dos fios de sutura cutânea

A

Como norma, devem ser retirados o mais breve possível, logo que a cicatriz adquira resistência. Nas incisões cutâneas pequenas (< 4 cm) os pontos são retirados entre o 4º e 5ª dia pós op. Nas incisões mais extensas deve-se aguardar o 7º ou o 8º dia. Avaliação: 1) cicatriz seca, sem edema, 2) local da ferida sem tensões, 3) direção da cicatriz obedecendo linhas de força, 4) condições que interferem na cicatrização, 5) tipo de tecido, 6) tensão submetida

25
Q

Técnica de sutura

A

A transfixação dos tecidos deve ser realizada com a ponta da agulha mantendo contato em 90º com a superfície. Diminuindo a área de contato agulha/superfície, por princípios físicos, com menos força e trauma, possibilita-se a transecção dos tecidos. A mão não dominante deve ser ativa e auxiliar, permitindo movimentos menos amplos e complexos do punho dominante. Isso propicia agilidade e precisão na realização da sutura. Torna o conjunto de movimentos mais fácil.

26
Q

Ponto simples comum

A

No ponto simples, a derme deve ser transposta pela agulha em sua totalidade. A agulha penetra a pele a 90º e, na outra derme em sua totalidade, sai através da pele. A distância entre a entrada da agulha e a incisão em uma borda e a saída na outra deve ser a mesma. Deve incluir a epiderme e derme de forma homogênea entre os lados.

27
Q

Ponto em U vertical (Donatti)

A

Sutura Donatti (“longe-longe”, “perto-perto”): o início da sutura não difere do ponto simples; após isso, antes do nó, o fio retorna à borda inicial em plano superficial e à frente do anterior.

28
Q

Ponto em U horizontal

A

A sutura em U horizontal, ou ponto de Gillies, a agulha penetra a pele de forma intradérmica na fase inicial, em uma das bordas. Na borda contralateral a passagem do fio é totalmente intradérmica, de forma horizontal, em U. O fio não é exteriorizado nesta borda. Após a confecção do U horizontal intradérmico, a agulha retorna verticalmente e ao lado de sua entrada, também intradérmica.

29
Q

Ponto em X

A

A sutura em X, com componente de força de tensão e hemostasia, o fio é passado em um lado da incisão e, após, a um nível abaixo nas duas bordas, iniciando pela borda contrária à inicial. Ao final, para finalizar a sutura, o fio é passado em mesmo nível ao inicial, em borda oposta.