Aula 5 - Exame Físico Geral Flashcards
Defina
Examinar o paciente como um todo
Exame físico geral
exame físico geral qualitativo x quantitativo
Exame fisico geral
Qualitativo
avalia-se:
Estado geral, nivel de consciência, fala e linguagem, mucosa e o estado de hidratação, fácies, edema, biotipo, postura ou atitude na posição de pé, decúbito preferencial e posições adotadas, tempo de enchimento capilar.
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar o estado geral
Analisar como o paciente está se apresentando frente à doença atual.
É subjetiva e tem grande validade para interpretar o impacto da doença no paciente.
BEG (bom) / REG (ruim) / MEG (mau)
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar o nível de consciência
avaliar se há alteração da vigília, que é a percepção consciente do mundo exterior e de si mesmo.
Vigil / sonolento / obnubilado / torporoso / comatoso
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar fala e linguagem
avaliar se o paciente fala e forma frases, notar se o paciente pronuncia palavras inapropriadas/desconexas.
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar a mucosa e o estado de hidratação
Analisar as pálpebras e a boca/língua. Normocorada/descorada.
Avaliar o turgor da pele.
Analisar se há icterícia (acúmulo de bilirrubina) → conjuntiva ocular, região sublingual/freio lingual.
Analisar se há cianose generalizada ou localizada. Cianose periférica/central/mista.
Turgor da pele - representado pelo próprio tônus, força original e elasticidade da pele. Esse importante conceito determina se há desidratação (perda de líquido).
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar fácies
Avaliar o conjunto de dados exibidos na face do paciente.
Fácies atípicas / facies cushingóide / fácies mixedematosa / fácies basedowiana / fácies acromegálica / fácies leonina / fácies da paralisia facial periférica / fácies parkinsoniana / fácies esclerodérmica / fácies mongoloide / fácies renal / fácies pontebulbar /
Fácies atípicas : quando não há alterações na face provocadas por doenças.
Exame Físico Geral - Qualitativo
Edema
Inspeção, palpação com compressão sustentada com indicador ou polegar contra estruturas ósseas.
Avaliar extensão, intensidade, consistência, elasticidade, temperatura e sensibilidade.
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar biotipo
Inspeção estática do formato do tórax do paciente baseado no ângulo formado entre as últimas costelas ( Ângulo de Charpy).
Não confundir biotipo com altura.
Normolíneo/brevilineo/longilíneo
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar a postura ou atitude na posição de pé
escoliose/hipercifose/hiperlordose
Exame Físico Geral - Qualitativo
avaliar decúbito preferencial e posições adotadas
Avaliar a postura dotada pelo paciente
Na insuficiência cardíaca, a ortopneia é clássica, pois se o paciente fica deitado, ele apresenta dispneia.
Ortopnéia - dificuldade respiratória (dispnéia) que ocorre quando está deitado(a).
Dispneia paroxística noturna - dificuldade de respirar durante o sono
Na atitude ortopneica, o paciente adota essa posição para aliviar a falta de ar decorrente de insuficiência cardíaca, asma brônquica ou ascite volumosa. Ele permanece sentado à beira do leito com os pés no chão ou em uma banqueta, e as mãos apoiadas no colchão para facilitar a respiração, que se faz com dificuldade.
Nos pacientes em estado grave, costuma-se ver uma posição ortopneica diferente: o paciente permanece deitado com os pés estendidos ao longo da cama, mas recosta-se com a ajuda de dois ou mais travesseiros, na tentativa de colocar o tórax o mais ereto possível.
Exame Físico Geral - Qualitativo
Tempo de enchimento capilar
Se há retorno sanguíneo após compressão.
Paciente chocado vai apresentar alteração aqui.
Exame Físico Geral - Quantitativo
O que é avaliado no exame físico geral quantitativo?
Ritmo e frequência de pulso, frequência cardíaca, pressão arterial, ritmo respiratório, temperatura corporal e medidas antropométricas.
Exame Físico Geral - Quantitativo
avaliar o ritmo e frequência de pulso
Contar as pulsações durante um minuto inteiro. Regular/Irregular. Comparar com a frequência cardíaca por ausculta.
Paciente em arritmia → frequência cardíaca vai ficar diferente da frequência de pulso.
Polpas do 2º e 3º dedos sobre a artéria radial, pressionando suavemente até que sinta a pulsação (pulso)
Frequência: contar as pulsações durante um minuto inteiro!
OBS: comparar com a frequência cardíaca (FC) (ausculta)
Normal: 60 a 100 pulsações por minuto (ou batimentos por minuto) ◗ Taquicardia: acima de 100 pulsações por minuto ◗ Bradicardia: menos de 60 pulsações por minuto
Exame Físico Geral - Quantitativo
avaliar a frequência cardíaca
Entre 60 a 100 ppm ou bpm. Taquicardia/bradicardia.
Paciente em arritmia → frequência cardíaca vai ficar diferente da frequência de pulso.
Exame Físico Geral - Quantitativo
avaliar a pressão arterial
Aferimento de pressão arterial, mensurar pelo pulso radial e aferir pelo pulso braquial. Normotenso/hipertenso/pré-hipertensão
Exame Físico Geral - Quantitativo
avaliar o ritmo respiratório
Avaliado em repouso. Checar as incursões respiratórias em 1min. Taquipnéia/bradipnéia
Exame Físico Geral - Quantitativo
avaliar a temperatura corporal
Medir temperatura com termômetro. Axilar, oral e retal. Febrícula/febre/hipotermia. Febre maior ou igual a 37,8 graus.
Exame Físico Geral - Quantitativo
avaliar medidas antropométricas
Peso/ altura ou estatura/ IMC / circunferência abdominal. Peso baixo/normal/sobrepeso/graus de obesidade.
Examine
Qual alteração encontrada? Você acha que há algum diagnóstico sindrômico em que encontramos essa alteração?
Icterícia
Sindrômico: Síndrome ictérica
Porque ocorre icterícia? 🡪 impregnação dos tecidos por pigmento biliar. Aumento de bilirrubina não conjugada ( hemólise) ou conjugada (lesões hepáticas ou obstrução de vias biliares)
Pseudo icterícia: uso de medicamentos ( ex: quinacrina) e ingestão de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, moranga, tomate, mamão, folhas verde-escura). Nesse caso, o paciente terá palma das mãos e planta dos pés amarelados
Examine
Cianose
Pode ser generalizada ou localizada.
Onde avaliar? Lábios, língua, região sublingual, lobos da orelha, ponta do nariz, leito ungueal e polpas digitais.
Mecanismos que levam à cianose
Menor saturação (insaturação) de oxigênio do sangue arterial ( comprometimento da oxigenação), ex: hipoventilação pulmonar, grandes altitudes, cardiopatia congênita 🡪 cianose central
Maior extração de oxigênio do sangue arterial ( diminuição da velocidade do sangue na circulação periférica – estase venosa), ex: choque 🡪 cianose periférica
Cianose mista ( ex: Insuficiência cardíaca congestiva)
Fácies
Fácies mixedematosa
Que tipo de doença apresenta essas características? Hipotireoidismo
rosto arrendondado, nariz e lábios grossos, pele seca, espessada e com acentuação dos seus sulcos, pálpebras infiltradas e enrugadas, supercílios escassos, cabelos secos e sem brilho, expressão de desânimo e apatia.
Fácies
Fácies cushingoide ou de lua cheia
Qual doença apresenta essas características? Sindrome de Cushing
Rosto arredondado e avermelhado, atenuação dos traços faciais, pode apresentar acne e hirsutismo.
Fácies
Fácies acromegálica
Qual doença pode cursar com essas características? 🡪 Acromegalia
Saliência das arcadas supraorbitárias, aumento dos lábios, orelhas, nariz e mandíbula, prognatismo.
Por que ocorre? 🡪 consequente à ação de excesso de hormônio de crescimento (GH)