Aula 4 - Peculiaridades da anamnese pediátrica Flashcards
CONSULTA PEDIÁTRICA
O paciente deve ser o centro da relação médico-paciente, independentemente da faixa etária e dos diferentes graus de compreensão.
Nas idades iniciais, essa relação é transferida aos :
Pais ou responsáveis, que a intermedeiam, mas sem perder o foco sobre a criança, levando em conta que, muitas vezes, os pais necessitam de mais assistência e compreensão do que o próprio paciente.
DEFINA
É o seguimento e avaliação do processo de crescimento e desenvolvimento da criança.
Puericultura
objetivos: prevenção de riscos e doenças
CONSULTA PEDIÁTRICA
A criança necessita ser assistida de maneira:
Global e especial, uma vez que o ambiente emocional, físico e social interfere na sua constituição orgânica e psíquica, com repercussões para toda a vida.
Pela condição emocional da criança, o médico deve ser delicado e gentil ao examiná-la, para lhe dar segurança durante o exame clínico e expressar seu respeito, com atenção à vulnerabilidade afetiva desse paciente.
CONSULTA PEDIÁTRICA
Segundo Pedro de Alcântara, a assistência à saúde da criança deve abranger:
Os problemas orgânicos e psíquicos, de modo preventivo e curativo em sua totalidade e em suas mútuas dependências, à luz das particularidades orgânicas da criança, socioeconômicas e culturais da família e do ambiente físico, isto é, de acordo com as peculiaridades de cada fase de desenvolvimento visando à criação de uma pessoa física e psiquicamente sadia e socialmente útil.
A consulta exige do médico modos especiais na relação com a família, uma vez que a criança é dependente dela e a adesão ao tratamento depende inteiramente da relação médico-família.
CONSULTA PEDIÁTRICA
O roteiro da consulta tem de considerar a fase da criança, uma vez que a anamnese e o exame físico são específicos nas diferentes etapas da infância:
Neonatal, lactente, pré-escolar e escolar, não havendo uma separação rígida entre o final da infância e o início da adolescência.
INTRODUÇÃO
Etapas da infância e adolescência
ANAMNESE E EXAME FÍSICO
É importante não se intimidar com o choro da criança e saber que o exame físico deve ser realizado:
Em sua integridade.
Para isso, pode ser necessário modificar a clássica sequência da semiologia, de modo a garantir o exame dos vários sistemas no momento mais apropriado
Algumas vezes, ao iniciar o exame físico, a criança já está chorando. Outras vezes, não. É preciso que o médico tenha perspicácia e lembre que a criança pode vir a chorar com o início do exame. Caso o choro não esteja presente ao início do exame físico, é bom avaliar primeiro os fatores que seriam mais comprometidos pelo choro, como:
As frequências cardíaca e respiratória, a ausculta cardíaca (dificilmente se identifica um sopro corretamente durante o choro), a tensão abdominal (se normotenso, se flácido) e das fontanelas, assim como a pressão arterial.
*É importante destacar que a ausculta pulmonar, nas crianças menores, pode até ser facilitada pelo choro, pois os lactentes não obedecem ao comando de inspirar profundamente (o que ajudaria na ausculta dos sons pulmonares).
*Quando estão chorando, realizam inspirações profundas provocadas pelo ato de chorar. O médico deve esperar, pacientemente, e nestas pausas do choro, realizar a ausculta.
Anamnese - RN
A anamnese do recém-nascido (RN) deve incluir a avaliação de etapas anteriores ao seu nascimento, pois os fatores…
Gestacionais e as condições do periparto são de grande importância nesta faixa etária.
A queixa principal ou o motivo da consulta e a história clínica são informadas pelo responsável, de acordo com sua capacidade de observação e de percepção do que está ocorrendo com a criança.
Anamnese - RN
O interrogatório sintomatológico deve ser realizado por sistemas, como se descreve a seguir.
Geral, sistema tegumentar, cardiovascular, respiratório, digestório e genitourinário.
ANTECEDENTES PESSOAIS E FAMILIARES - RN
Com relação à gestação
Com relação ao recém-nascido
Com relação à família
Vacinação
ALIMENTAÇÃO - RN
Verifique se o RN está em
Aleitamento materno exclusivo.
Estimule-o, parabenize a mãe que o estiver fornecendo.
Enfatize a importância dessa conduta para o melhor desenvolvimento do RN.
Já está demonstrado que o aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida é a melhor opção para a saúde do bebê.
Caso tenha desmamado a criança, questione o motivo. Se a mãe ainda tiver leite, proponha um plano para reestabelecer o aleitamento materno exclusivo. Caso não seja possível, identifique o leite em uso, como é preparado (diluição, cuidados de higiene) e como é oferecido.
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR - RN
No desenvolvimento do RN, é esperado que, até 4a semana de vida, ele mantenha
Atitude fletida e gire a cabeça de um lado para o outro quando em posição prona.
Quando suspenso ventralmente, espera-se que a cabeça fique pendida.
Na posição supina, geralmente o RN fica fletido, um pouco rígido, podendo fixar o olhar em faces ou na luz na linha de visão.
Quando vira o corpo, apresenta o fenômeno denominado olhos de boneca.
O RN deve apresentar reflexo de Moro ativo, assim como reflexos de passada (marcha reflexa), braçada e preensão, com preferência visual pela face humana.
Exame físico - RN
O primeiro exame físico do RN é de fundamental importância para:
Identificação de malformações e problemas de saúde inerentes a esta faixa etária.
Podem-se identificar sinais de doenças que necessitem de acompanhamento a longo prazo ou que exijam intervenções imediatas.
Faz parte do exame físico do RN a aferição das medidas corporais: comprimento, peso, perímetros cefálico e torácico.
À ectoscopia, devem-se avaliar a cor da pele e a presença de cianose ou icterícia, turgor, descamação, manchas (manchas mongólicas, eritema tóxico), equimoses, hematomas e lesões cortocontusas, que podem ocorrer no momento do parto.
Frequência cardíaca por faixa etária na infância.