Aula 10 - Exame neurológico Flashcards
Roteiro do exame neurologico:
avaliar nível de consciência e escala de coma de glasgow
exame da motricidade
exame da sensibilidade
coordenação e equilíbrio
função cortical superior
nervos cranianos
sinais meníngeos
avaliar o estado
quantitativo (perguntando o nome, que dia é hoje, o turno, solicitar para que o paciente levante um braço)
qualitativo (niveis de consciencia)
Motricidade
Avalia-se a força
Manobras deficitárias/Mingazzini (força) → pedir ao pcte que levante os braços como se estivesse levantando uma bandeja e pedir para que ele permaneça com os braços estendidos por um minuto. Na foto do slide, pcte apresenta pronação do MSD. Solicite ao pcte para que deite na maca, eleve seu MI e peça para que ele mantenha a posição das pernas flexionadas/levantadas por 30s. Se uma das pernas caem, descrever “queda em menos de tantos segundos tocando a maca”. Manobras de oposição (força - analisar a tabela MRC e classificar no exame o grau) → avalia a força/contração/movimento da articulação/facilidade ou dificuldade de vencer a resistência da gravidade. Ter bom senso na discriminação de força com pcte idoso. Pedir ao pcte para realizar movimento e opor o seu movimento como forma de resistência e avaliar se o pcte é capaz de vencer a gravidade/resistência de oposição. Na neurologia, o lado do médico em relação ao paciente não é regra, como nas outras onde o médico fica sempre à direita do paciente. Se eu identificar uma fraqueza, devo descrevê-la informando o grau.
Motricidade
Avalia-se o trofismo
Trofismo eu avalio pela inspeção (hipertrofia, hipotrofia, atrofia ou normotrofia) e discriminar se o pcte é idoso ou atleta.
Volume muscular
Se um membro for maior/menor do que outro, devo descrever hipertrofia/hipotrofia/atrofia do membro em relação ao outro membro contralateral.
Motricidade
Avalia-se o tônus
O tônus eu avalio movimentando os membros do paciente (sup/inf), espera-se que o movimento seja limpo e relaxado, sem resistência (normotônico).
Pcte que sofre de AVC apresenta fraqueza e hipertonia elástica (sinal do canivete - dificuldade de realizar/iniciar o movimento e depois de uma força é facilmente estendido).
Motricidade
Avalia-se reflexos profundos e superficiais
Reflexos osteotendinosos ou profundos eu avalio a resposta de contração do paciente após estímulo desencadeado por mim, espero que ela seja levemente inibida. Estímulos devem ser aplicados nos tendões e espero que o reflexo de paciente normal seja de 2+/4.
Reflexos superficiais eu faço movimentos com acessório para causar estímulo e observo algumas regiões (região mentoniana, plantar) para notar se há lesão/alteração na via piramidal. Reflexo cutaneoplantar (normal é flexão do hálux) e também para detectar sinal de babinski, ou seja, reflexo cutaneoplantar positivo.
Motricidade
Avalia-se os movimentos anormais (marcha)
A avaliação da marcha começa a partir do momento que o paciente se levanta da sala de espera e vai ao seu encontro, ou, posso solicitar para que o paciente ande até algum trecho e avalio sua marcha neste percurso.
Tipos de marcha : hemiparética (avc), parkinsoniana, atáxica ou ebriosa (alteração cerebelar - bêbado), escarvante (pé caído - alteração de nervo periférico), talonante ou tabética (alteração da sensibilidade proprioceptiva - bate pé no chão com força), anserina ou miopática (fraqueza na cintura pélvica - gestante).
Avalia-se cinco tipos de sensibilidades: dolorosa, térmica, tato grosseiro, vibratória e propriocepção.
Sensibilidade dolorosa eu provoco um estímulo doloroso no pcte e espero que ele reaja ao estímulo.
Sensibilidade térmica eu provoco um estímulo frio/quente, pergunto o que o pcte está sentindo e espero que ele relate. Sensibilidade tátil eu passo a mão em alguma região do pcte e espero que ele relate que está sentindo meu toque e procuro descartar alodinia.
Sensibilidade vibratória eu provoco um estímulo vibratório (diapasão) e pergunto se ele sente e peço para que ele informe quando cesso o estímulo vibratório, sempre da articulação mais distal para a mais proximal (se a distal está preservada, espera-se que o restante esteja preservado também).
Sensibilidade proprioceptiva eu provoco um estímulo em alguma articulação mais distal, por exemplo: dedo da mão, levanto o dedo do pcte e pergunto se o dedo do pcte está para cima ou para baixo e espero que ele responda corretamente.
Avalia-se a coordenação e equilíbrio
Por meio de provas cerebelares: decomposição de movimento, dismetria (index-index, index-nariz-index, calcanhar-joelho), diadococinesia, tremor e marcha (Tandem/um pé na frente do outro).
Avalia-se funções corticais superiores
Por meio da linguagem, negligência e atenção, memória episódica, funções executivas, praxias e agnosias.
Avalia-se os nervos cranianos (12 pares)
- Olfatório
- Óptico
- Oculomotor
- Troclear
- Trigêmeo
- Abducente
- Facial
- Vestibulococlear
- Glossofaríngeo
- Vago
- Acessório
- Hipoglosso
Avalia-se os sinais meníngeos
Com rigidez de nuca, sinal de kernig e sinal de brudzinski.
Alterações de Motricidade - Quadro