zoo Flashcards
Vômito negro é um nome popular para qual doença viral?
Febre Amarela
Características dos flavivirus (febre amarela, dengue, febre do nilo…)
Vírus icosaédricos, com cerca de 50nm de diâmetro e consistem em um envelope lipídico coberto densamente com projeções superficiais consistindo de 180 cópias da membrana e 180 cópias das glicoproteínas de envelope.
No Brasil, não existe uma vacina disponível para uso humano contra a leptospirose. Qual o benefício da vacina de leptospirose para os animais?
A vacinação de animais domésticos (cães, bovinos e suínos) evita que adoeçam (mas não impede que se infectem).
As colônias de Brucella spp. lisas apresentam o LPS constituído fundamentalmente por um polissacarídeo (cadeia O), composto por um homopolímero da perosamina (N, formil-4-amino,4,6-dideoximanose).
verdadeiro
Influenza aviária (IA) é uma doença infecciosa viral que acomete aves domésticas, aquáticas, silvestres e se caracteriza por poder lesar os tratos respiratório, entérico, reprodutivo e nervoso central.
VERDADE
A principal forma de introdução da Tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados.
verdade
De todas as espécies do gênero Brucella, 4 podem transmitir-se dos animais ao homem, sendo raríssima a transmissão entre pessoas.
verdade
Pinípedes: Brucella pinnipedialis
verdade
A Febre Maculosa é uma doença de notificação compulsória, devendo ser informada pelo meio mais rápido disponível e de investigação epidemiológica com busca ativa, para evitar a ocorrência de novos casos e óbitos.
verdade
Os sinais clínicos mais frequentes são a caquexia progressiva e a tosse seca, curta e repetitiva, mastite e infertilidade. Animais tuberculosos, quando submetidos à marcha forçada, tendem a posicionar-se atrás dos demais, demonstrando cansaço e baixa capacidade respiratória. Pode ocorrer linfadenomegalia localizada ou generalizada.
tuberculose
TUBERCULOSE
Constituem práticas comuns que podem introduzir a doença no rebanho:
-alimentação de bezerros com leite de vacas tuberculosas
-aquisição de receptoras de embrião sem controle sanitário
“Camundongo do campo” x “Brucella microti”
VERDADE
Na Febre Amarela SILVESTRE, o HOMEM susceptível infecta-se ao penetrar na mata e ser picado por mosquitos infectados e, desta forma, é inserido ACIDENTALMENTE no ciclo de transmissão: macaco > mosquito silvestre > homem.
VERDADE
O diagnóstico definitivo da tuberculose é realizado mediante o…
isolamento e a identificação do agente por métodos bacteriológicos.
Pintada, Febre que Pinta, Febre Chitada, Tifo Exantemático de São Paulo, Febre Paculosa das Montanhas Rochosas ou Febre Maculosa do Novo Mundo são nomes populares da Febre Maculosa.
VERDADE
Granulomatose larval é um nome popular da Larva Migrans Visceral.
VERDADE
O diagnóstico definitivo da tuberculose é realizado mediante o
isolamento e a identificação do agente por métodos bacteriológicos.
Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o micro-organismo.
Quando é iniciada a terceira fase?
A TERCEIRA FASE COMEÇA QUANDO CESSA A MULTIPLICAÇÃO, CERCA DE 2 A 3 SEMANAS APÓS A INALAÇÃO DO AGENTE INFECCIOSO, E É CARACTERIZADA POR RESPOSTA IMUNE MEDIADA POR CÉLULAS E REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE RETARDADA.
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da NECROSE DE CASEIFICAÇÃO para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos LINFÓCITOS T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação de granulomas. Tais granulomas são constituídos por uma parte central, por vezes com área de necrose de caseificação, circundada por células epitelióides, células gigantes, linfócitos, macrófagos e uma camada periférica de fibroblastos. Os bacilos da lesão tuberculosa do parênquima pulmonar propagam-se ao linfonodo satélite, no qual desencadeiam a formação de novo granuloma, constituindo, assim, o complexo primário.
As micobactérias são:
-bastonetes curtos aeróbicos
-imóveis
-não capsulados
-não flagelados
-álcool-ácido resistência é a sua propriedade mais característica.
Muitas das características das micobactérias, inclusive a tintorial, superpõem-se em quais gêneros?.
Mycobacterium
Nocardia
Rhodococcus E
Corynebacterium.
Em 2004, a Comissão de Biossegurança do Ministério da Saúde (Portaria nº 343, 19.02.02), que teve como uma de suas atribuições a elaboração e a reformulação de normas brasileiras de Biossegurança procedem a revisão da “classificação de agentes etiológicos humanos e animais com base no risco apresentado”, da CTNBio e a reedita em 2006 (Brasil, 2006). Esta classificação agrupa os microrganismos em classes de 1 a 4, sendo a classe 1 a de menor risco e a classe 4 a de maior risco. O Mycobacterium tuberculosis e o Mycobacterium bovis estão classificados como
patógenos da classe de risco 3, cujo risco individual é ALTO e para a comunidade é LIMITADO.
Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual seconhecem atualmente 7 espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans.
A unidade taxonômica básica é o sorovar (sorotipo). Mais de 200 sorovares já foram identificados e cada um tem o(s) seu(s) hospedeiro(s) preferencial(ais), ainda que uma espécie animal possa albergar um ou mais sorovares.
LEPTOSPIROSE - Patogenia:
As lesões primárias ocorrem em decorrência da ação mecânica do micro-organismo nas células endoteliais de revestimento vascular.
A excreção urinária de leptospiras vivas apresenta-se de forma…
INTERMITENTE
A leptospirose canina normalmente apresenta-se como uma enfermidade
infectocontagiosa AGUDA
Na forma urbana da Febre Amarela
Alguns animais domésticos aparentam ser receptivos ao vírus amarílico, mas não sensíveis (não desenvolvem doença), como por exemplo…
os cães que desenvolvEm apenas resposta febril após inoculação periférica.
De todas as espécies do gênero Brucella, 4 podem transmitir-se dos animais ao homem, sendo raríssima a transmissão entre pessoas. Quais são as espécies?
B.melitensis, B.suis, B.abortus, B.canis.
instáveis no ambiente, sensíveis ao calor, à radiação ultravioleta, desinfecção (incluindo álcool e iodo) e pH ácido: são características de quais vírus?
Características dos flavivirus (febre amarela, dengue, febre do nilo…)
Os GRANULOMAS SÃO CONSTITUÍDOS POR UMA PARTE CENTRAL, POR VEZES COM ÁREA DE NECROSE DE CASEIFICAÇÃO, CIRCUNDADA POR CÉLULAS EPITELIÓIDES, CÉLULAS GIGANTES, LINFÓCITOS, MACRÓFAGOS E UMA CAMADA PERIFÉRICA DE FIBROBLASTOS. Como é formado o complexo primário da tuberculose?
Os bacilos da lesão tuberculosa do parênquima pulmonar propagam-se ao linfonodo satélite, no qual desencadeiam a formação de novo granuloma, constituindo, assim, o complexo primário.
Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o microrganismo. Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores: virulência do microrganismo, carga infectante e resistência do hospedeiro. O que acontece na fase seguinte?
Na fase seguinte, caso não sejam destruídos, os bacilos irão se multiplicar dentro dos macrófagos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos por fatores quimiotáticos liberados pelos próprios bacilos.
Na tuberculose, a terceira fase começa quando cessa a multiplicação, cerca de 2 a 3 semanas após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. O que acontece?
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação de granulomas.
As colônias de Brucella spp. RUGOSAS apresentam cadeia O de maneira deficiente ou até mesmo ausente.
VERDADE
De acordo com o grau de patogenicidade, o vírus DA INFLUENZA AVIÁRIA pode ser classificado como de “baixa patogenicidade” (IABP), quando causa pouco ou nenhum sinal clínico e de “alta patogenicidade” (IAAP), quando causa sinais clínicos severos e alta mortalidade.
Conforme a OIE
-IA: infecção causada pelo vírus de Influenza tipo A com patogenicidade intravenosa (PIV) em galinhas de 6 semanas maior do que 1,2 ou que cause mortalidade em galinhas de 4 a 8 semanas de 75% ou mais.
-Ainda, infecção causada por um vírus subtipos H5 ou H7 em que a sequência de nucleotídeos mostra a presença de múltiplos aminoácidos básicos no local de separação das hemaglutininas (H1/H2).
A técnica da coloração de Ziehl-Neelsen baseia-se na capacidade que alguns microrganismos possuem de reter os corantes complexos básicos (tais como arbolfucsina) após forte descoloração com ácido-álcool. A resistência aos ácidos depende de que?
A resistência aos ácidos depende do elevado conteúdo em lipídios (ácidos micólicos e ácidos graxos de cadeias longas) das paredes celulares das micobactérias.
Qual é o método diagnóstico considerado padrão-ouro para confirmação da tuberculose?
A cultura.
-Exame laboratorial que permite a multiplicação e o isolamento dos bacilos a partir da semeadura da amostra clínica, em meios de cultura específicos para micobactérias.
-Possui elevada sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da tuberculose.
A álcool-ácido resistência é a propriedade mais característica das micobactérias.
CERTO
tuberculose animal: NÃO é uma doença cosmopolita.
VERDADE
Alguns países da Europa já erradicaram a doença; outros estão na etapa final de erradicação, com prevalências baixas.
As células de Shigella são encontradas nas fezes por quanto tempo durante a infecção?
1 a 2 semanas durante a infecção