SIM2*** Flashcards
Aqueles que sobreviviam ao dobrar o Cabo Horn, onde as águas do Atlântico fervem em tempestades furiosas quando encontram as do Pacífico, tinham QUE lidar com os icebergs.
a palavra “que” destacada exerce função morfológica de
PREPOSIÇÃO (servindo, inclusive, para complementar o sentido do verbo ter).
pode ser substituída pela preposição “de” sem qualquer prejuízo. Vejamos:
“Aqueles que sobreviviam ao dobrar o Cabo Horn, onde as águas do Atlântico fervem em tempestades furiosas quando encontram as do Pacífico, tinham DE lidar com os icebergs (…)”.
Estude muito, que você vai passar!
a palavra “que” destacada exerce função morfológica de:
[CONJUNÇÃO COORDENATIVA EXPLICATIVA, pois equivale ao termo “porque”]
Elas são moças que trabalham.
a palavra “que” destacada exerce função morfológica de
[PRONOME RELATIVO, pois substitui o substantivo “moças”]
Quê! Trabalham até no domingo?
a palavra “que” destacada exerce função morfológica de
[INTEJEIÇÃO, pois expressa uma emoção]
O termo “que” não exerce função de artigo.
Os artigos se dividem em:
Artigo indefinido (sentido genérico): um, uma, uns, umas. Artigo definido (sentido específico): o, a, os, as.
as orações subordinadas adjetivas se dividem em 2:
RESTRITIVAS (NÃO são empregadas entre vírgulas; em vez de explicar, restringe o sentido do seu referente) E
EXPLICATIVAS (SÃO empregadas entre vírgulas; explica o sentido do seu referente)
“Nossos alunos, que são esforçados, receberão notas altas”… Aqui, todos os alunos são esforçados e todos receberão notas altas. [oração subordinada adjetiva explicativa]
“Nossos alunos que são esforçados receberão notas altas”… Aqui, pode ser que NEM todos os alunos sejam esforçados (há essa possibilidade). Além disso, somente os esforçados receberão notas altas. [oração subordinada adjetiva restritiva]
Próclise é:
a colocação do pronome antes do verbo.
Exemplo: eu me senti satisfeito…
Ênclise é:
a colocação do pronome depois do verbo.
Exemplo: senti-me satisfeito…
Mesóclise é:
a colocação do pronome no meio do verbo.
Exemplo: sentir-me-ei satisfeito…
QUANDO USAR ÊNCLISE?
depois de uma pausa (normalmente representada pela vírgula) sem palavra atrativa.
Portanto, se não há palavra atrativa após a pausa, deve-se usar ÊNCLISE: “O meu, fizeram-no de carne.”.
As orações subordinadas adjetivas exercem função sintática de:
adjunto adnominal, sendo iniciadas por pronomes relativos.
Exemplo: mulheres que trabalham são mais independentes. Note que a oração em destaque se refere ao substantivo “mulheres”.
As orações adjetivas que SÃO empregadas entre vírgulas recebem o nome de:
oração subordinada adjetiva explicativa.
Esse tipo de de oração explica o sentido do seu referente.
As orações adjetivas que NÃO são empregadas entre vírgulas recebem o nome de:
oração subordinada adjetiva restritiva.
Esse tipo de de oração, em vez de explicar, restringe o sentido do seu referente.
Sujeito indeterminado:
é aquele que, embora exista, não se pode determinar pelo contexto nem pela terminação verbal.
Ex.: Roubaram a minha bolsa…
computadores analógicos armazenam dados em uma forma contínua de quantidades físicas e realizam cálculos com a ajuda de medidas. São usados em situações que exigem a medição de dados diretamente sem conversão em números ou códigos.
computadores digitais, que são os mais utilizados por usuários domésticos, armazenam dados exclusivamente sob a forma de números.
hardware é o conjunto de dispositivos físicos de um computador.
Qualquer dispositivo que possa ser “tocado” é classificado como hardware. Exemplos de hardware: teclado, monitor, impressora, cabo, placa, chip, unidade de disco, etc.
Software é o conjunto de dispositivos lógicos de um computador.
Dispositivos lógicos são os arquivos e programas com os quais o computador trabalha.
Em um computador podem-se instalar diversos programas ou software que ajudam os usuários a acessar as redes, editar textos, enviar mensagens e entreter-se.
unidade central de processamento (CPU), memória, interfaces e periféricos são dispositivos físicos logo, componentes de hardware.
discos rígidos são mesmo considerados unidades de memória secundária ou auxiliar, mas o acesso a tais dispositivos é mais lento do que o acesso à memória RAM.
Lixeira é uma pasta que armazena objetos excluídos do HD, que podem ser restaurados, em caso de exclusão acidental. Pela configuração padrão do Windows, arquivos excluídos do HD são automaticamente enviados para a Lixeira. Arquivos excluídos de outras unidades - como é o caso do pendrive, são excluídos definitivamente
a janela Meu Computador exibe as unidades disponíveis no computador e permite acessar arquivos nestas unidades, mas não há como, através desta janela, desinstalar aplicativos.
Colar Especial é um recurso de editores de texto que permite que, ao colar um trecho, escolher a formatação mais adequada que deve ser mantida, se a da origem, ou a formatação do destino, ou desfazer qualquer formatação para simplesmente colar o texto.
a Área de Transferência é uma área a qual, como o próprio nome indica, serve como depósito temporário para objetos que estejam sendo movidos ou copiados.
a função E retornará verdadeiro se todos os argumentos forem verdadeiros.
Essa função retornará o valor falso se pelo menos um dos argumentos tiverem o valor lógico falso. Os argumentos podem ser expressões lógicas (VERDADEIRO, 1<5, 2+3=7, B8<10), que retornam valores lógicos
a função SE retorna um valor se uma condição especificada avaliar como verdadeiro e outro valor se for avaliado como falso e tem a seguinte sintaxe:
SE(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso]), onde:
Teste_lógico: qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como verdadeiro ou falso.
Valor_se_verdadeiro: o valor que deve ser retornado se o argumento teste_lógico for considerado verdadeiro;
Valor_se_falso: o valor que deve ser retornado se o argumento teste_lógico for avaliado como falso
ao inserir um novo slide, numa apresentação já existente ou em uma nova apresentação, o usuário poderá selecionar o tema através do grupo Temas, da guia Arquivo, como vemos na figura a seguir:
a comunicação entre computadores com Windows e Linux de uma mesma rede de computadores é possível através de recursos específicos para este fim, como o Samba, por exemplo:
trata-se de um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretórios, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System).
rede de computadores é o nome dado a uma infraestrutura na qual, utilizando recursos de hardware e software, pelo menos dois computadores comunicam-se entre si.
não há, por definição, uma quantidade mínima de computadores para a formação de uma rede, e tampouco definições sobre a quantidade de clientes e servidores que devem integrar uma rede.
Access Point é o nome dado a um equipamento de rede que redistribui informações que recebe entre os computadores a ele conectados. Alguns dispositivos podem ser usados como Access Point, como, por exemplo, o switch, por exemplo, que gerencia a comunicação de computadores a ele conectados, recebendo dados e os retransmitindo para as máquinas de destino.
para que uma rede funcione de forma adequada, são necessárias configurações de usuários e administradores da rede, efetuadas através do sistema operacional. É necessário cadastrar os usuários na rede, bem como definir quais serão suas permissões na rede, ou seja, se serão usuários comuns ou administradores, para que sejam delimitados seus poderes dentro da rede.