QDEF Flashcards
Controle Da Raiva Dos Herbívoros Domésticos:
realização de vacinações focais e perifocais compreenderá todas as propriedades existentes na área infectada, abrangendo um raio de até
12KM
A unidade local do serviço veterinário estadual é o escritório do serviço veterinário estadual que, sob coordenação de médico veterinário oficial, é responsável pelas ações de
vigilância e atenção veterinária em um ou mais municípios.
Conforme o art. 1º da IN 48/2020, o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) fundamenta-se em:
informações científicas atualizadas e diretrizes estabelecidas pela OIE
Animais oriundos de estados classificados como risco muito baixo (A0, A1, A2 e B3) ou risco desprezível (A3) para brucelose ficam dispensados dos exames diagnósticos com resultado negativo para brucelose, exceto
com destino para reprodução
(2-ME) é realizado apenas por
laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária
III - foco de febre aftosa:
registro de pelo menos um caso confirmado de febre aftosa, de acordocom ficha técnica disponibilizada pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
a critério do MAPA, considerando a situação epidemiológica para febre aftosa em determinada região, o trânsito animal, incluindo a participação de animais susceptíveis à febre aftosa em exposições, feiras, leilões e outras aglomerações de animais poderá ser
suspensa temporariamente ou submetida a normas sanitárias complementares, incluindo o reforço da vacinação contra a febre aftosa.
a critério do MAPA, considerando a situação epidemiológica para febre aftosa em determinada região, o trânsito animal, incluindo a participação de animais susceptíveis à febre aftosa em exposições, feiras, leilões e outras aglomerações de animais poderá ser
suspensa temporariamente ou submetida a normas sanitárias complementares, incluindo o reforço da vacinação contra a febre aftosa.
amostragem que aplica-se a estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte NÃO REGISTRADOS no SVE?
as amostras a serem coletadas por galpão selecionado do núcleo poderão consistir em 4 suabes de arrasto ou propés, divididos em 2 pools, contendo 2 suabes de arrasto ou propés em cada, umedecidos com meio de conservação, sendo que cada 2 suabes ou propés deverá perfazer 50% da superfície do galpão.
amostragem que aplica-se a estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte NÃO REGISTRADOS no SVE?
as amostras a serem coletadas por galpão selecionado do núcleo poderão consistir em 4 suabes de arrasto ou propés, divididos em 2 pools, contendo 2 suabes de arrasto ou propés em cada, umedecidos com meio de conservação, sendo que cada 2 suabes ou propés deverá perfazer 50% da superfície do galpão.
À propriedade declarada controlada para A.I.E. pelo Serviço de Sanidade Animal da respectiva UF será conferido certificado, por solicitação do interessado, renovado a cada 12 meses, após exame de todo o efetivo equídeo existente.
Para a coleta de amostras, relacionadas ao programa de controle e monitoramento para Salmonella spp. em estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte, os suabes de arrasto e propés serão previamente umedecidos com um dos meios de conservação, sendo:
água peptonada tamponada 1%
solução fisiológica;
solução de ringer 1/4; ou
outro meio seguro de conservação indicado pela CGAL.
Para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, quem deverá executar de forma continuada a investigação de todos casos suspeitos de doença vesicular nas UF’s?
SVO
conforme procedimentos estabelecidos em manual elaborado e disponibilizado pelo DSA no endereço eletrônico do MAPA.
Para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, o SVO nas UF deverá, proibir a manutenção e manipulação de vírus da febre aftosa viável, exceto:
naquelas instituições com nível de biossegurança apropriado e oficialmente autorizadas pelo MAPA
As instalações dos Estabelecimentos Avícolas Comerciais deverão ser construídas com materiais que permitam limpeza e desinfecção e que os mesmos sejam providos de proteção ao ambiente externo, com instalação de telas com malha de medida não superior a
1 (uma) polegada ou 2,54 cm (dois centímetros e cinquenta e quatro milímetros), à prova da entrada de pássaros, animais domésticos e silvestres.
Recomenda-se o antimoniato de N-metil glucamina como fármaco de primeira escolha para o tratamento da Leishmaniose Visceral em animais, exceto em algumas situações, nas quais se recomenda o uso da anfotericina B, prioritariamente em sua formulação lipossomal.
Burkholderia mallei é uma bactéria intracelular FACULTATIVA que causa uma doença piogranulomatosa sistêmica denominada mormo.
Humanos
Recomenda-se o antimoniato de N-metil glucamina como fármaco de primeira escolha para o tratamento da LV, exceto em algumas situações, nas quais se recomenda o uso da anfotericina B, prioritariamente em sua formulação lipossomal.
“Quando a avaliação dos registros gerados pela investigação do estabelecimento de abate indicar falhas no controle de Salmonella spp. na cadeia produtiva de frangos e perus”
quem realizará auditoria na cadeia produtiva?
a SFA nos Estados por meio de seus serviços competentes
a distância mínima entre um estabelecimento avícola de reprodução e abatedouros de qualquer finalidade, fábrica de ração, outros estabelecimentos avícolas de reprodução ou comerciais é de:
3km
Significado de Prescindir: não precisar de; dispensar
A prorrogação ou a antecipação das etapas de vacinação deverá ser aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mediante solicitação fundamentada em parecer técnico do SVO nas UF, seguindo os prazos e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Abate sanitário: abate dos equídeos portadores de A.I.E. em abatedouros com IF, sob prévia autorização do SSA da UF de origem dos animais;
IN 20/2016, um núcleo será considerado positivo quando:
pelo menos um ensaio de qualquer galpão do núcleo apresentar diagnóstico POSITIVO (não fala em inconclusivo) para esse agente patogênico.
IN56/2007 - os estabelecimentos avícolas comerciais e de reprodução deverão manter à disposição do SVO o registro dos protocolos de vacinações e medicações utilizadas por período não inferior a:
2 anos
IN 20/2016: Após serem coletadas, as amostras serão acondicionadas e enviadas o mais breve possível ao laboratório, mantendo a temperatura entre 0 e 8 graus centígrados, aceitando uma variação de 1 grau centígrado a mais ou a menos.
Caso a logística de envio da amostra não permita que a mesma chegue resfriada conforme descrito no caput deste artigo, excepcionalmente poderá ser enviada uma amostra:
congelada no estado sólido, desde que devidamente justificado.
A vacinação contra a Brucelose deve-se seguir as boas práticas de manejo para vacinação, divulgadas pela:
Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do MAPA.
As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem o fortalecimento das ações relacionadas a:
a fiscalizações de animais suscetíveis à febre aftosa e seus produtos pecuários em portos, aeroportos, terminais rodoviários, postos de fronteira e afins;
Quem deverá estabelecer as exigências relativas ao mormo para o trânsito intraestadual de equídeos?
Os OESA
O médico veterinário habilitado deverá notificar os resultados POSITIVOS E INCONCLUSIVOS em até 1 dia útil à unidade local do serviço veterinário estadual do município onde se encontra a propriedade atendida (PNCBET).
As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem a GARANTIA de acesso a banco de antígenos e vacinas contra febre aftosa.
O monitoramento de Salmonella spp. em carcaças de frangos, realizado pelos estabelecimentos, registrados no SIF, com abate diário inferior a cinquenta mil frangos e galinhas (P), é executado através de 4 ciclos por ano. Quantas amostras?
Cada ciclo é composto por 8 amostras, das quais são aceitáveis no máximo 2 positivas, e frequência de 1 amostra por semana.
AIE:
Todo produto biológico de origem equídea, para uso profilático ou terapêutico, deverá, obrigatoriamente, ser elaborado a partir de animal procedente de propriedade controlada.
não basta ser de animal com resultado negativo, obrigatoriamente deve ser elaborado a partir de animal procedente de propriedade controlada.
Todo produto ou subproduto obtido de animais susceptíveis à febre aftosa, originários de zona livre de febre aftosa, terão livre trânsito em todo o território nacional. EXCETO:
os produtos de ruminantes obtidos da região da cabeça, incluindo faringe, língua e os linfonodos associados, oriundos de áreas livres de febre aftosa com vacinação e que não tenham sido submetidos a tratamento suficiente para inativar o vírus da febre aftosa, quando destinados à zona livre de febre aftosa sem vacinação.