SIM 4 Flashcards
De acordo com as recomendações estabelecidas pela OIE, há a possibilidade de obter o certificado de propriedade MONITORADA para brucelose e tuberculose, no entanto, essa classificação é válida APENAS PARA:
Propriedades especializadas na criação de gado de CORTE.
o Teste Cervical Simples (TCS) é utilizado na triagem, sendo recomendado para o rebanho bovino de leite, entretanto, também pode ser utilizado no rebanho de corte, já que sua sensibilidade é maior do que o teste da prega caudal.
VERDADE
De acordo com as recomendações do PNCBT, o teste cervical simples deve ser utilizado na triagem, inclusive para o rebanho de corte, em virtude de ser a prova de tuberculinização de maior sensibilidade.
Considera-se que a sensibilidade do teste cervical simples é maior do que a do teste da prega da cauda. Além disso, é menos
subjetivo, pois o resultado advém da tomada de medidas com o cutímetro.”
Lembre-se de que o teste da prega caudal é realizado através da visualização e palpação, não se utiliza o cutímetro.
APPCC:
É um sistema de análise que identifica perigos específicos e medidas preventivas para seu controle, objetivando a segurança do alimento, e contempla para a aplicação, nas indústrias sob SIF, também os aspectos de garantia da qualidade e integridade econômica. Em que se baseia?
na prevenção, eliminação ou redução dos perigos em todas as etapas de cadeia produtiva.
Sobre as exigências para o plano de controle de insetos e roedores, a Portaria 46/1998 diz que:
É notório que insetos e roedores podem comprometer a higiene dos alimentos. Assim, o desenvolvimento de um programa de combate a insetos e roedores é outra medida preparatória à implementação do plano APPCC.
o que deve constar no plano?
Deve constar do plano:
- memorial descritivo do processo;
- produtos químicos empregados e seus respectivos antídotos;
- empresa responsável (no caso de terceiros) e responsabilidade técnica;
- planta de situação do estabelecimento com identificação dos locais de colocação de produtos (área externa) e armadilhas (áreas internas);
- modelos de relatórios de controles e providências. (alternativa D)
- Limpeza e sanificação
o desenvolvimento de um programa de combate a insetos e roedores é outra medida preparatória à implementação do plano APPCC.
entre os itens que devem constar do plano:
Limpeza e sanificação
A elaboração de um programa de limpeza e sanificação envolve múltiplos fatores relacionados, não só com as instalações e equipamentos, mas também com o tipo de resíduo a ser removido, observadas as especificações e propriedades dos agentes de limpeza e sanificação, frequência de aplicação e critérios utilizados na avaliação deste plano.
Deve constar do plano a relação dos produtos empregados com as respectivas autorizações de uso pelo DIPOA e, ainda, métodos de controle de limpeza de superfície.
A Salmonella é um gênero de bactérias importantes tanto para saúde animal quanto para saúde pública. Possui quantos sorotipos?
mais de 2500 sorotipos, sendo alguns mais importantes.
Os sorotipos mais importantes de Salmonella para saúde pública são:
S. Enteritidis e S. Typhimurium.
As mais importantes para saúde animal são:
S. gallinarum e S. pullorum.
verificação do status sanitário dos lotes de galinhas e perus de reprodução, encaminhados para o abate…
está entre as ações inseridas no controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus?
verdade
ações inseridas no controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus:
adoção de medidas de controle específicas para Salmonella Typhimurium e Salmonella Enteritidis por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde pública;
verdade
O controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus incluirá as seguintes ações:
I - controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte;
Instrução Normativa n. 20/2016
adoção de medidas de controle específicas para Salmonella Pullorum e Salmanolle Gallinarum por se tratarem de patógenos de grande relevância em
saúde animal.
O controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus incluirá as seguintes ações:
VI - gestão de risco, com base no banco de dados dos sorovares de Salmonella spp.; e
VII - revisão periódica e sistemática das ações de monitoramento e controle.
patógeno relacionado à DTA possui uma peculiar habilidade de crescer e se multiplicar em baixas temperaturas, inclusive a temperaturas tão baixas quanto -1,5ºC.
Listeria monocytogenes.
Listeria são pequenos bacilos, não resistentes a ácidos, não encapsulados, não formadores de esporos, betahemolíticos, Gram-positivos aeróbicos e anaeróbicos facultativos que possuem:
mobilidade característica.
Há várias espécies de Listeria, mas L. monocytogenes é o principal patógeno nos animais domésticos e no humano.
verdADE
é uma bactéria Gram-positiva que não forma endósporos. É móvel por meio de flagelos e multiplica-se entre 0 e 42ºC. Portanto, pode multiplicar-se vagarosamente sob temperaturas de refrigeração, ao contrário da maioria dos outros patógenos de origem alimentar.
L. monocytogenes
é uma bactéria Gram-positiva que não forma endósporos. É móvel por meio de flagelos e multiplica-se entre 0 e 42ºC. Portanto, pode multiplicar-se vagarosamente sob temperaturas de refrigeração, ao contrário da maioria dos outros patógenos de origem alimentar.
L. monocytogenes
Essa bactéria ubíqua já foi isolada a partir de vários ambientes, incluindo vegetação em decomposição, solo, ração animal, esgoto e água. Está presente no trato intestinal de muitos animais, incluindo humanos e, portanto, pode ser encontrada nas fezes, no esgoto, no solo e em plantas que crescem nesses solos.
L. monocytogenes
O vírus rábico é de filamento único.
VERDADE
os rhabdovírus apresentam RNA de filamento único, não segmentado, com formato de projétil, e infectam ampla variedade de hospedeiros.
Cinco proteínas principais estão identificadas com o vírus rábico. Quais?
L, G, N, M1 e M2
A raiva é conhecida há muitos séculos, desde a Grécia Antiga e o Império Romano, antes de Cristo, os gregos a denominaram Lyssa, que significa loucura, e os romanos de vírus, por acreditarem que o agente se tratasse de um veneno, no entanto, os primeiros estudos científicos sobre o agente causal datam de 1804, com a demonstração da infecciosidade da saliva de animais raivosos.
CORRETA.
A raiva é conhecida há mais de 4 mil anos. mas somente em 1804, Zinke demonstrou pela primeira vez que a raiva podia ser transmitida a cães sadios pela inoculação de saliva em feridas cutâneas.
CORRETA.
quando surgiu o diagnóstico da raiva?
surgiu quando Negri (1903) que observou em neurônios as inclusões que hoje levam seu nome, e que considerou com protozoário, mais tarde verificou-se que eram constituídas pelo próprio vírus ou que eram degeneração do neurônio
os corpúsculos de Negri, identificados como corpúsculos intracitoplasmáticos neuronais, podem ser vistos no tecido cerebral de animais ou pessoas infectadas com cepas do vírus da raiva “de rua”, diferentemente do que acontece com cepas do vírus “fixadas”. com que frequência os corpúsculos são notados?
os corpúsculos de Negri são notados, infrequentemente, quando a infecção é causada por cepas de vírus “fixadas”.
são identificados como inclusões citoplasmáticas eosinofílicas ovais ou redondas, bem-definidas e densas que, tipicamente, apresentam 2 a 10 mm de diâmetro.
Corpúsculos de Negri